Oi Anonymumm, tudo bem?
Desculpe a minha ignorância no português de Portugal, mas eu não sei o que é imanos, coloquei no imagens do Google e apareceu só fotos de homens, imagino que seja o mesmo que imã no nosso português, mas não tenho certeza. rsrsrsrs
Sobre a questão dos objetos se atravessarem, realmente é assim nos programas artísticos, apenas Softs de CAD/CAM que as vezes possuem este recurso de colisões físicas em tempo real.
No 3ds max tem um recurso similar, mas que não identifica cada face em colisão entre os dois objetos igual nos programas de CAD, ele trabalha com o ponto Pivot do objeto que está sendo movido e identifica a colisão do ponto Pivot com as faces do objeto que está parado, então, se o ponto Pivot estiver no lugar certo você consegue colocar um sobre o outro sem atravessar.
O recurso se chama Select And Place e fica do lado direito do ícone do Scale, como mostra a primeira imagem em anexo, mas só está disponível a partir do 3ds max 2015.
Sobre a questão da movimentação e rotação entre os objetos, você precisa fazer um Rig de animação se deseja restringir os movimentos ou fazer conexões entre os objetos.
Basicamente você pode apenas lincar os objetos e limitar os eixos de movimentação e rotação, assim, mesmo que tentar mover ou girar em outra direção, não vai funcionar.
Por exemplo, na primeira imagem em anexo eu coloquei os dois Boxes em paralelo como você falou, dai usei o ícone Select And Link, marcado na imagem, para clicar no Box azul e arrastar até o Box amarelo, assim é feito um link entre eles.
Então, se agora mover o Box amarelo, o Box azul também vai se mover, mas se mover o Box azul o amarelo permanecerá parado, pois a conexão é sempre na direção Pai > Filho.
Agora, se quiser restringir a movimentação e rotação do Box azul você pode entrar no painel Motion, o da rodinha, clicar no botão Link Info e marcar os eixos que deseja limitar no menu Locks, como mostra a primeira imagem em anexo.
Desta forma só vai mover, rotacionar ou escalonar nos eixos que estiverem desmarcados.
Abaixo tem o menu Inherit para definir a conexão com os filhos, então, se selecionar o Box amarelo e desmarcar os eixos do Inherit, o Box azul não vai mais acompanhar a movimentação e rotação do Box amarelo, mesmo estando lincado com ele.
OBS: Para desfazer o link entre os objetos você deve usar o ícone Unlink Selection que fica do lado do ícone Select And Link marcado na imagem.
O ideal nestes casos de animação é criar um controlador para os parâmetros que deseja animar ou controlar, você pode fazer isso com Custom Attributes para criar menus no painel Modify, mas uma forma prática para situações mais simples é usar os Manipulators.
Segue um passo a passo:
1 - Os Manipulators ficam no painel Create > Helpers > Manipulators, eu criei dois Sliders no exemplo, como mostra a segunda imagem em anexo.
Depois cliquei no Box azul com o botão direito, escolhi Wire Parameters e apareceu o menuzinho dele como está na imagem.
Como quero controlar a movimentação em Z eu entrei no Transform > Position > Z Position.
2 - Depois disso o mouse fica ligado ao Box com uma linha pontilhada e dai tem que clicar no Slider que vai controlar o movimento, vai aparecer o mesmo menuzinho, como mostra a terceira imagem em anexo.
Como eu quero que o valor do Slider controle a movimentação, entrei no Object Slider Manipulator > Value.
3 - Logo que fizer isso vai abrir a janela do Wire Parameters onde poderá fazer a conexão entre os dois, como mostra a quarta imagem em anexo.
Note que, na minha janela o Z Position do Box apareceu no quadro do lado esquerdo e o Value do Slider apareceu no quadro do lado direito.
Portanto, se queremos que o Value controle o Z Position temos que clicar na seta que indique a direção do Value para o Z Position igual está marcado na imagem.
Dai é só clicar no botão Connect, que na imagem está aparecendo Update porque eu já tinha conectado.
Provavelmente o Box mudará de posição quando fizer a conexão, pois ele vai considerar a posição do ponto Pivot no mundo 3D e o valor definido no Slider, que por padrão é zero.
Então, você pode somar ou diminuir valores na expressão do Value como aparece na imagem, onde somei 20 para alinhar os dois Boxes, depois que modificar a expressão precisa clicar no botão Update para atualizar.
4 - Para controlar a rotação é a mesma coisa, mas em vez de escolher Transform > Position vai escolher Transform > Rotation quando clicar no Box e vai escolher o eixo que deseja girar, no meu exemplo usei o eixo Y e conectei com o Value do outro Slider igual fiz no primeiro.
Porém, para funcionar direito no caso de rotação você precisa converter o valor do Value em radianos, pois internamente o Max trabalha as rotações em radianos e para nós é melhor tratar como graus, então, precisa digitar o código degtorad na frente do Value no quadro da expressão, como mostra a quinta imagem em anexo.
5 - Por fim, você pode selecionar os Sliders para colocar nome e definir os valores máximos e mínimos, como mostra a última imagem em anexo.
Depois é só clicar no ícone Select And Manipulate marcado na imagem para poder arrastar as barrinhas dos Sliders e controlar o objeto.
Você também pode fazer isso modificando diretamente o Value de cada Slider no painel Modify sem precisar selecionar o ícone do Manipulate.
Abração e tudo de bom.
André Vieira