Oi Regi, tudo bem?
O Leandro lembrou muito bem, o mais provável é que seja mesmo o Real-World Scale, pois você disse que acabou de instalar uma nova versão, então, imagino que na primeira inicialização você escolheu a opção Design em vez de Classic.
Não é boa idéia usar a configuração de Design porque entre outras coisas ela marca a opção Use Real-World Scale em todos os Bitmaps, primitivas e modificadores que geram mapeamento como o Lathe e Extrude, como mostra a primeira imagem em anexo.
O Real-World Scale modifica a escala da textura de acordo com o seu tamanho real como se fosse impressa numa folha de sulfite, pois a imagem terá na cena o mesmo tamanho que teria se fosse impressa, o que normalmente é muito pequeno.
Você pode alterar os Presets do 3ds max para não marcar mais essa opção no menu Customize > Custom UI And Default Switcher.
Assim, vai abrir a janela mostrada na imagem em anexo, no quadro do lado esquerdo você deve selecionar a opção Max, Max.Mentalray ou Max.Vray se tiver o V-Ray instalado.
As opções DesignVIZ são as que habilitam o Use Real-World Scale.
No quadro do lado direito você pode deixar a interface padrão mesmo marcando a opção DefaultUI, depois clique no botão Set na parte de baixo da janela e reinicie o 3ds max que tudo voltará ao normal.
Abração e tudo de bom.
André Vieira