Oi Regi, tudo bem?
Os metais escovados possuem ranhuras na direção do escovamento e estas ranhuras criam aquele reflexo esticado característico deste material.
Note que o esticamento do reflexo é sempre perpendicular as ranhuras, então, a primeira providência para produzir o efeito adequadamente é o mapeamento do objeto, pois só vai ficar correto se as ranhuras estiverem no sentido certo.
Um objeto cilíndrico vai esticar o reflexo na direção da altura dele, então, as ranhuras precisam estar perpendiculares a altura no sentido horizontal para o espectador, como mostra a primeira imagem em anexo.
A geração de reflexos borrados suaves exige muitos Samples e por padrão o material vem configurado para Preview, com apenas 8 Samples, então, basta aumentar o valor do Glossy Samples da reflexão, marcado na primeira imagem em anexo, para o resultado ficar suave e sumir os pontinhos que disse.
O espelhamento que falou é controlado no Glossyness, quanto menor o valor, mais borrado ficará o reflexo e mais Samples vai exigir, então, se diminuir o valor do Glossiness tem que aumentar ainda mais o valor do Glossy Samples para suavizar.
Este efeito de reflexo esticado é chamado de anisotropia, então, você pode controlar o quanto o reflexo estica e a direção dele nos parâmetros do Anisotropy marcados na primeira imagem em anexo.
O Anisotropy ajuda a borrar o reflexo junto com o Glossyness, então, quanto menor o valor do Anisotropy mais vai borrar o reflexo exigindo valores maiores no Glossy Samples para suavizar.
Para simular as ranhuras do escovamento tem um mapa Noise bem esticado no canal Color da reflexão, na frente dele tem o ícone do M marcado na primeira imagem em anexo.
Clicando neste ícone você entra no mapa Noise e poderá alterar a quantidade de ranhuras e a direção.
Então, se colocar 400 no valor de V, que por padrão vem com 200, você aumenta a quantidade de ranhuras.
Para mudar de diração é só inverter o valor do U e do V, colocando o 400 no U que está com 1 e passando o 1 para o lugar do 400, como mostra a segunda imagem em anexo.
Assim, ajustando a direção das ranhuras no objeto e a direção do Anisotropy para ficar perpendicular as ranhuras o resultado ficará correto, como mostra a terceira imagem em anexo.
Porém, se o objeto for uma chapa plana, como o fundo de uma panela, normalmente o escovamento é feito de forma radial e dai não dá para simular as ranhuras com o mapa Noise.
Neste caso você pode fazer o mapa facilmente no Photoshop criando uma imagem quadrada, aplicando o Noise monocromático e depois o Radial Blur, também pode baixar estas imagens da internet procurando por Radial Noise.
Dai você aplica a imagem com o Noise radial no Color do Reflection, substituindo o Noise original, depois faz uma cópia como instância para o canal Rotation do Anisotropy, pois neste caso o brilho tem que se esticar radialmente, como mostra a quarta imagem em anexo.
Pode ser necessário controlar a intensidade do Noise radial até acertar a distorção do brilho, você faz isso através do Color Map do próprio mapa Bitmap, como mostra a quinta imagem em anexo.
O resultado do teste está na última imagem em anexo.
Abração e tudo de bom.
André Vieira