Oi Vander, tudo bem?
Eu fico feliz de conseguir ajudar na sua migração e aposto que a sua alegria com o tempo de render ainda vai aumentar bastante!
Pois você conseguiu 50% mais rápido nos primeiros testes, imagine daqui alguns meses, vai fazer em 10% do tempo que levava no Mental Ray.
Nestas mensagens tentei passar o básico do básico do pouco que aprendi sobre V-Ray, você ainda poderá melhorar muito o tempo reduzindo alguns parâmetros como o Max Subdivisions do Bucket Image Sampler, o Min Shading Rate do Image Sampler Antialiasing, além de colocar na opção Very Low no Irradiance Map, habilitar o AO e usar baixo Subdivisions, como mostra a primeira imagem em anexo.
Veja o teste que fiz do carrinho, com a configuração padrão levou quase 2 minutos de Render e com estas modificações caiu para 40 segundos aqui no meu modesto PC sem quase nenhuma diferença na imagem, apenas começou a aparecer um leve granulado no brilho do volante.
Sobre a questão dos Subdivisions, o V-Ray é um render antigo igual o Mental Ray, então, lembra como tinha um monte de coisas na interface do Mental Ray que a gente não usava mais, os Photon Maps por exemplo?
O mesmo acontece com o V-Ray e o Subdivisions dos materiais e luzes foi desativado na versão 3.3 quando implantaram novos sistemas de sampleamento, então, estão lá praticamente por compatibilidade com cenas antigas.
No Mental Ray era muito importante os Samples dos materiais e luzes para corrigir granulados e você pode trabalhar da mesma forma se quiser, como eu disse, é só habilitar o Use Local Subdivisions no Global DMC.
Porém, a forma mais moderna de trabalhar é ajustando o Min Shadin Rate do menu Image Sampler Antialiasing e o Noise Threshold do Bucket Image Sampler, que são Globais e não precisa configurar por luz ou por material.
Mesmo assim, se quiser controlar individualmente algum material ou luz para otimizar ou resolver problemas de granulado, você pode fazer através do menu VRay Object Properties, onde tem o Subdivisions Multiplier, como mostra a segunda imagem em anexo.
O VRay Object Properties fica no botão direito do mouse, se não aparecer no seu Max, tem que pegar no Customize > Customize User Interface > Quads dentro da categoria VRay e arrastar para alguma posição no Quad Menu.
O pessoal que manja mesmo do V-Ray, como o Cleber Machado e o Juliano Kloss, conseguem os mesmos tempos de render com o Brute Force que conseguiriam com o Irradiance e ainda com mais qualidade no sombreamento.
Portanto, o ideal mesmo é se empenhar no método pelo Brute Force.
Inicialmente não tem muitas configurações, mas para otimizar tem várias técnicas que envolvem o Noise Threshold e para ajustar depende de analisar um mapa de Render Elements chamado SampleRate, então, no fundo também tem bastante coisa envolvida.
Abração e tudo de bom.
André Vieira