Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

netiquinhoo   S. J. do Rio Preto - SP
saba.3d   Pindamonhangaba - AC
Heder Perdigão   Belo Horizonte - AC
roob88   dourados-ms - MS
SaavedraCG   Salvador - BA - AC

Portfólios Ver Mais

FM Design - Arquiteto & Designer   Niterói / Rio de Janeiro - RJ
isac vitor   curitiba - PR
Mandinha   Lisboa - Portugal - AC

Configuração vray

Por: vanderabelo  

Em: 27/09/2018 19:13

Oi Vander, tudo bem?

Eu fico feliz de conseguir ajudar na sua migração e aposto que a sua alegria com o tempo de render ainda vai aumentar bastante!

Pois você conseguiu 50% mais rápido nos primeiros testes, imagine daqui alguns meses, vai fazer em 10% do tempo que levava no Mental Ray.

Nestas mensagens tentei passar o básico do básico do pouco que aprendi sobre V-Ray, você ainda poderá melhorar muito o tempo reduzindo alguns parâmetros como o Max Subdivisions do Bucket Image Sampler, o Min Shading Rate do Image Sampler Antialiasing, além de colocar na opção Very Low no Irradiance Map, habilitar o AO e usar baixo Subdivisions, como mostra a primeira imagem em anexo.

Veja o teste que fiz do carrinho, com a configuração padrão levou quase 2 minutos de Render e com estas modificações caiu para 40 segundos aqui no meu modesto PC sem quase nenhuma diferença na imagem, apenas começou a aparecer um leve granulado no brilho do volante.


Sobre a questão dos Subdivisions, o V-Ray é um render antigo igual o Mental Ray, então, lembra como tinha um monte de coisas na interface do Mental Ray que a gente não usava mais, os Photon Maps por exemplo?

O mesmo acontece com o V-Ray e o Subdivisions dos materiais e luzes foi desativado na versão 3.3 quando implantaram novos sistemas de sampleamento, então, estão lá praticamente por compatibilidade com cenas antigas.

No Mental Ray era muito importante os Samples dos materiais e luzes para corrigir granulados e você pode trabalhar da mesma forma se quiser, como eu disse, é só habilitar o Use Local Subdivisions no Global DMC.
Porém, a forma mais moderna de trabalhar é ajustando o Min Shadin Rate do menu Image Sampler Antialiasing e o Noise Threshold do Bucket Image Sampler, que são Globais e não precisa configurar por luz ou por material.
Mesmo assim, se quiser controlar individualmente algum material ou luz para otimizar ou resolver problemas de granulado, você pode fazer através do menu VRay Object Properties, onde tem o Subdivisions Multiplier, como mostra a segunda imagem em anexo.

O VRay Object Properties fica no botão direito do mouse, se não aparecer no seu Max, tem que pegar no Customize > Customize User Interface > Quads dentro da categoria VRay e arrastar para alguma posição no Quad Menu.

O pessoal que manja mesmo do V-Ray, como o Cleber Machado e o Juliano Kloss, conseguem os mesmos tempos de render com o Brute Force que conseguiriam com o Irradiance e ainda com mais qualidade no sombreamento.
Portanto, o ideal mesmo é se empenhar no método pelo Brute Force.
Inicialmente não tem muitas configurações, mas para otimizar tem várias técnicas que envolvem o Noise Threshold e para ajustar depende de analisar um mapa de Render Elements chamado SampleRate, então, no fundo também tem bastante coisa envolvida.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
André, estou gostando da evolução dos estudos, pois com pouco esforço ja consegui a mesma qualidade da imagem que tinha com o MR em menos tempo.
As primeiras imagens que postei no inicio do tópico que as configurações do vray que estão no modo "expert" é justamente um tuto que achei na net sobre a aplicação destes parâmetros do vray, são vários mapas que adicionamos no Render Elements, um deles é o sampleRate, nao me membros os outros, deve ser uns 5. Apesar de ser configurações manuais "na unha"os resultados são surpreendentes, mas como não conheço nada do vray resolvi postar aqui na 3D1, (que tenho muito a agradecer pois sempre esclareceu sempre todos minhas dúvidas sempre que precisei) estava achando estranho muita qualidade por tão pouco tempo em relação ao MR.

Vou unir estas informações que vc me passou, informações tuto e as que nossos colegas puderem passar para montar uma rotina de trabalho como tinha com o MR, só que agora com boa qualidade e com bem menos tempo, bom assim espero...

Farei teste e postarei aqui os resultados, com ajuda dos nosso colegas vamos refinando as configurações.

Abraço!!!

Oi Vander, tudo bem?

Entendo perfeitamente o que disse e fico feliz que está evoluindo rapidamente no V-Ray.
Por isso que te passei estas dicas básicas, pois não vale a pena perder tempo com detalhes finos de otimização no início, primeiro precisa conseguir renderizar legal sem dor de cabeça.
Assim, com a prática e com o tempo você vai conhecendo melhor estes outros recursos de otimização de cada método e conseguirá diminuir ainda mais o tempo.

Outra coisa que deve dar uma olhada é no V-Ray RT ou V-Ray GPU dependendo da versão que estiver usando.
Naquela listinha da janela de Render onde define o V-Ray tem a opção V-Ray RT, que renderiza apenas pela GPU, então, é super veloz se você tiver uma boa placa de vídeo, por enquanto não consegue reproduzir todos os recursos do V-Ray normal, mas é o suficiente para maquete, melhor ainda para estúdio de produtos como o exemplo que postou.

Mais uma dica legal é renderizar pelo Active Shade, assim, a janela de render é atualizada conforme você modifica qualquer coisa na cena, primeiro aparece granulado e vai suavizando rapidamente, isso facilita muito o ajuste de luzes e materiais, principalmente em estúdio.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre e demais colegas, boa tarde. Como já disse em outra postagem, vou ler integralmente tudo, pois quero compreender especificamente a settagem do V-Ray que passarei a adortar como renderizador padrão. Mas hoje foi um dia duro. Tarefas caseiras pesadas não me permitiram iniciar os estudos, mas vou participar e certamente encher o saco, devida a minha total falta de trato e conhecimento do V-Ray. Abração fraterno, Marcelo Baglione
Boa noite galera da 3D1
André
Sobre o tuto que citei acima, fiz vários teste e não compensa a otimização citada, pois a mesma aumenta o tempo de render em cerca de 28% em relação as configuraçoes padrãoes, sendo assim ficarei onde estou até aparacer realmente algo que compensa...

Tem alguma solução para salvar imagem do Ambient Occlusion juntamente com a RGB Color através do backburner ou é necessário fazer um arquivo separado? Tentei usar o VRayExtraTex, mas ele so aparece na janela VFB.

O arquivo separado eu uso o VrayDirt, colocado no Override do Global switches, deligando GI e as luzes...

Obs.: Só corrigindo, VrayDirt e Vray LigtMtl

Abraço t+...
Oi Vander, tudo bem?

É muito legal estes testes que você está fazendo medindo o tempo de render de cada um e comparando as porcentagens.
Eu também sou bem metódico e adoro as coisas feitas desta forma!!! rsrsrsrs

Sobre o AO, não use o Render Element, pois você não quer ter o trabalho da composição, quer renderizar igual fazia antigamente, certo?
Então, use o AO que fica na aba GI, mas para ele aparecer tem que clicar no botão Default mudando para Advanced como mostra a primeira imagem em anexo.

Mas não use com o Brute Force porque é um desperdício, use apenas com o Irradiance Map com baixo Subdivisions e Interpolate maior conforme a necessidade.

Desta forma o AO já será renderizado junto com a imagem final igual a gente fazia no Mental Ray.

Aproveita que está testando e teste também o Detail Enhancement em vez do AO para ver qual você prefere, em teoria os dois fazem a mesma coisa.

O Detail Enhancement fica dentro do menu Irradiance Map na aba GI, mas também tem que clicar no botão Default para ele aparecer.

Sobre o problema que citou do VRayEdgeTex, não entendi.
Você disse que o efeito só aparece na janela do Frame Buffer e não aparece na imagem depois de salva?
Eu fiz um teste rápido aqui e salvei a imagem em JPG, deu tudo certo, é a segunda imagem em anexo.
Apenas coloquei o VRayEdgeTex no Bump do VRayMtl e habilitei o Rounded Corners.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Bom dia André....

Então, se quisermos saber se tal confuguração compensa ou não é fazendo testes e cronometrando, não tem outra maneira...

Sobre o  "AO", uso muito o backburner para imagens finais, pois deixo pc renderizando a noite, quero que nestas imagens que são salva saia (alem da RGB) uma imagem "AO" para composiçõa no PS, veja as imagens da mesa.

Quando adicionamos o "VRayExtraTex" no render elements o mesmo vem dasabilitado, ao tentar habilitá-lo aparece a msg (imagem), ai el vai aparecer somente na janela VFB se eu quiser esta imagem "AO", tenho que salvar manualmente.

Resolvi o problema, desativei a janela do VFB (Imagem) e agora ele me deixa salvar a imagems como queria.

Sobre Detail Enhancement, fiz alguns teste aumentando valores e tal, o unico que demostrou aleterar na imagem foi o "AO" o Detail Enhancement não vi alteração na imagem...

O Rounded Corners está tranqulio, sem problemas...

Abraça, t+...
Oi Vander, tudo bem?

Desculpe a demora para responder, fiquei distante do PC neste feriado para descansar um pouco.

Concordo plenamente com você, a única forma de fazer bem feito é assim como você está fazendo.

Sobre a sua dúvida com o AO, eu entendi que você deseja salvar o Render Element do AO junto com a renderização da imagem final em RGB para compor depois no Photoshop.
Mas porque você não gera a imagem final com AO e tudo junto para não precisar compor depois no Photoshop, dai será um trabalho a menos.

Eu não testei renderização em rede de Elements através do Backburner com o V-Ray, então, não sei se ele tem alguma incompatibilidade, mas abaixo do nome de cada Element tem o botão com 3 pontinhos para você definir onde vai salvar, como mostra a primeira imagem em anexo.
Portanto, acredito que se você indicar o caminho onde deseja salvar, escolher o formato do arquivo e colocar um nome, o Element do AO será salvo normalmente onde indicar.

Não tenho certeza, mas mesmo que o VRayExtraTex precise do VFB do V-Ray para mostrar o resultado, não é necessário para salvar a imagem sem exibí-la, então, acho que colocando a pasta e o nome para salvar, ele vai salvar, mas precisa testar.

Você disse que resolveu desativando o VFB, dai ele deixou você salvar, mas você indicou a pasta e o nome naquele campo que mostrei ou está salvando de outra forma?

Agradeço pelo Feedback do Detail Enhancenment, pois eu também tive a mesma sensação, ele não reproduz o sombreado detalhado igual o AO.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi André, blza?

Ha sim claro, tambem desligo do pc no fim de semana é preciso...

A unica maneira de salvar o "AO" pelo Backburner usando VRayExtratex é desativando o VFB, caso não desative ele não deixa salvar...bom esta foi a unica maneira que achei...

Veja o resultado dos estudos...


Abraço t+
Oi Vander, tudo bem?

Meus sinceros parabéns!!!!
A sua evolução no V-Ray foi impressionante, pegou o jeito dele em poucas semanas.

O seu tópico e as suas postagens são um grande incentivo para os usuários que têm receio de migrar porque usam o Mental Ray há muitos anos e acham que vão ter que aprender tudo de novo, mas não, os princípios são os mesmos e só precisa se entender com alguns detalhes como você provou com este quarto lindo!

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707595.

Total de membros registrados: 135217

Últimos membros registrados: André.fs, LUHIDALGO, Fnoronhars , annarafaellab, kennedy337, eurafaeldavila220, Omyketoukreviews, Chioo026.

Usuário(s) on-line na última hora: 1064, sendo 22 membro(s) e 1042 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Adalberto Rocha, Corró, Fabio Catelleno, Vladis, JMDesign, Juarez, mario_3d_design, marcola, magster, gago, André.fs, Frederico Wagner N. R., Osvaldo Arquiteto, Victor Mendonça, MIIRAGE CREATIVE STUDIO , Baldo, nandao, Anderson Miguel, Gibran Farfud, mixel.amorim, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.