Rasgos de luz estão renderizando de forma

Por: pxc0  

Em: 18/10/2018 15:38

Boa tarde, pessoal.
Sou novo aqui no fórum e tenho uma dúvida que vem me cutucando a cabeça faz umas semanas.
Estou fazendo uma imagem interna de uma sala de escritório que possui um rasgo de luz no teto. Estou utilizando rectangle light do v-ray e não consegui ajustar ela, nem a câmera que fizesse a luz parecer um pouco real. Podem ajudar?

Segue a imagem em anexo.
Obrigado.
Oi pxc0, tudo bem?

Seja bem-vindo, espero que goste e participe bastante aqui com a gente.

Sobre a sua dúvida, eu imagino que você está sentindo falta do efeito de Bloom e Glare, pois na realidade quando apontamos a câmera para uma fonte de luz ou um reflexo muito intenso, a lente causa um brilho forte nesta região que chamamos de Bloom e/ou Glare.

Estes efeitos não são gerados diretamente na renderização 3D, eles são aplicados depois em pós-produção diretamente no Frame Buffer do V-Ray.

Primeiro você precisa configurar as VRayLight como Double-Sided no menu Options de cada luz, para ela emitir luz nas duas direções e iluminar o interior da sanca no teto, como mostra a primeira imagem em anexo.
Também é importante estar com a intensidade certa nas luzes para a região ficar bem intensa, caso contrário, não vai gerar o efeito porque ele se baseia na intensidade dos pixels na imagem, também não pode deixar intenso demais porque dai o efeito ficará muito forte.

Você consegue ver a intensidade dos Pixels na imagem clicando com o botão direito do mouse na área clara da sanca, note na primeira imagem em anexo que no meu exemplo está por volta de 2.8, que é bem intenso, pois 0.9 é igual a branco, então, está 3 vezes mais intenso do que branco.

Estando com a imagem desta forma é só clicar no ícone Open Lens Effect Settings no Frame Buffer do V-Ray e habilitar os efeitos Bloom e Glare, como mostra a segunda imagem em anexo, depois pode configurar os parâmetros dele vendo em tempo real o resultado na imagem, então, é fácil ajustar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Valeu, André. Acho que era isso mesmo!

Abraço.

Vitor
Oi pxc0, tudo bem?

Agora que entendeu os efeitos de lentes, precisa melhorar a qualidade do sombreado da cena, pois ele está manchado em volta da sanca como mostra a primeira imagem em anexo

Estas manchas indicam que você está usando o modo Irradiance Map com baixa resolução, como mostra a segunda imagem em anexo.

Então, é só colocar no Preset Low e aumentar um pouco o Subdivisions que ficará suave, como mostra a última imagem em anexo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Aí nesse "rasgo de luz" está com o contorno escuro formando linha preta. Isso costuma ocorrer dependendo do filtro que você estiver usando no Image Filter. No Vray, por exemplo, um dos filtros que faz isso é o Catmull-Rom. Daí é só mudar de filtro ou então desabilitar.

no mais use os efeitos conforme o André havia dito (Bloom e Glare).
Oi New, tudo bem?

Eu agradeço muito pela dica dos filtros, eu não tinha notado as linhas pretas porque não ampliei a imagem e nem sabia destes problemas que os filtros podem causar.
No meu teste usei as configurações padrões e não apareceram as linhas pretas.

Elas só aparecem nas bordas de áreas muito intensas?

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá, André!

Um ou outro filtro que ocorre isso. Mas creio que na maioria dos filtros não possuem esse tipo de problema.
Então, essas linhas pretas costumam ocorrer quando há áreas intensas, tanto de fontes de iluminação como em materiais que refletem essas fontes de iluminação.
Oi New, tudo bem?

Agradeço muito pelas informações, não vou esquecer.
Quando ver este problema de novo conseguirei ajudar, obrigado!

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707625.

Total de membros registrados: 135235

Últimos membros registrados: hvicentin, jenniwerner, kressrobert, Hugginsed, kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_.

Usuário(s) on-line na última hora: 784, sendo 26 membro(s) e 758 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Thiago Couto, Adalberto Rocha, JMDesign, Le_Andro, Reinaldo Silva, Victor Mendonça, Rodrigo, marcola, gago, Fabio Catelleno, Pedro Juliato, Osvaldo Arquiteto, Paulo Rodrigues Lima, Abilio, Geraldo Nunes, tatorp01, Baldo, magster, Henrique Ribeiro, cristian rocha da silva, Frederico Wagner N. R., Wamdersilva, hawph, Elis, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.