Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alisson Braga   Maceió - AL - AC
GeorgeFleming   Niteroi - RJ - AC
Antonio Neosmar P Silva   São Paulo - SP - SP
jmb   Santa Catarina - SC
Juarez   Parauapebas - PA

Portfólios Ver Mais

erudger   Paulínia SP - AC
Amaurus   São Paulo - AC
Daniel   Londrina
fefacabrera   São Paulo

Lumoin x V-ray

Por: vanderabelo  

Em: 07/12/2018 14:24

Boa tarde galera!!!
Qual melhor renderizador para imagem estática Lumion ou V-ray?
acredito que para renderizações mais rápidas o Lumion é bem melhor, porém para qualidade fotográfica o Vray torna mais fácil conseguir este último resultado.
Oi Vander, tudo bem?

São coisas bem diferentes, então, é difícil comparar.

O Lumion é um caso único, ele oferece uma Viewport Real-Time que não é tão realista quanto Unreal e Unity, mas quando vai criar a imagem final ele faz uma renderização rápida produzindo certos efeitos com Ray Tracing, que aumentam a qualidade da imagem mas levam alguns segundos para calcular, então, ele não é nem totalmente Real-Time e nem totalmente Ray Tracing.

Os renderizadores dos programas 3D como V-Ray, Corona, Mental Ray, Arnold, Scanline e tudo mais, trabalham com Ray Tracing e levam um certo tempo para calcular a cena, cada dia este tempo está menor e chegará logo a ser totalmente Real-Time, a principal vantagem do Ray Tracing é que é a única forma para calcular certos efeitos com realismo, por exemplo, reflexos e refrações.

Os sistemas Real-Time são comumente encontrados em Engines de Games como Unreal e Unity, mas agora também na Viewport Eevee do Blender, eles trabalham de uma maneira diferente chamada de rasterização, neste método não tem Ray Tracing porque precisa exibir a imagem imediatamente e inclusive a vários Frames por segundo, pois foi desenvolvido para Games, então, a imagem é exibida com qualidade final na tela através de Shaders, subterfúgios e técnicas para simular com o máximo possível de realismo, mas não é perfeito igual Ray Tracing.

Porém, da mesma forma que o Ray Tracing está se tornando Real-Time, os sistemas Real-Time estão podendo usar Ray Tracing apenas onde é necessário e obter o mesmo realismo dos renderizadores convencionais, só que ainda mais rápido do que eles que usam muito mais Ray Tracing.

Portanto, estamos vivendo um momento super interessante e importante, estamos bem no meio de uma transição e vendo a colisão entre os dois mundos da renderização 3D, que estiveram separados desde o início, mas no final os dois vão se mesclar, justamente por isso fica difícil dizer qual é melhor, depende do tipo de trabalho, para animação certamente Real-Time é muito melhor, mas para quem deseja imagens ultra-detalhadas e precisas, por enquanto é melhor Ray Tracing, só que a Chaos se adiantou e lançou o V-Ray para o Unreal, ou seja, já poderia dizer que tanto faz, pois pode renderizar das duas formas com o V-Ray no Unreal.

O mais importante mesmo é que a principal vantagem dos sistemas Real-Time não é a velocidade, mas a possibilidade de criar projetos interativos para o cliente passear por tudo, abrir portas e janelas, acender e apagar luzes, trocar cores e decoração, mudar horário do dia, dá para fazer qualquer interação que imaginar.

Essa aplicação é um EXE como qualquer programa e pode rodar em PCs, celulares, Tablets, consoles de Games e aparelhos de realidade virtual como o Oculus Rift, fazendo o cliente se sentir mesmo dentro do projeto.
É o próximo nível!

Você pode ver dois bons exemplos criados por brasileiros nos dois vídeos abaixo, o primeiro é o que está em anexo no início da postagem.

https://www.youtube.com/watch?v=Rd3_KJz_KUM

https://www.youtube.com/watch?v=QBfV-hDsV-Q

Ainda pode baixar a aplicação interativa mostrada no primeiro vídeo para você mesmo passear por tudo, acender luzes e abrir a torneira da pia, fica neste link: https://drive.google.com/file/d/1Gs2h_20R5KM_1LPjvqeXPO-Q-hrmTwVH/view

Também tem este outro exemplo de um americano que postei essa semana, é uma casa antiga que você pode passear por todos os cômodos: https://gumroad.com/l/IHaY

Abração e tudo de bom.

André Vieira
então vc quer dizer que o lumion é melhor pq é realtime e ray trace?
Att: João Maciel.
Oi JM, tudo bem?

Olhando por este lado podemos falar que o Max também é assim, ele tem a Viewport em tempo real que não é realista e no final renderiza com Ray Tracing obtendo alto grau de realismo.

O lance é que não tem preço poder ver com qualidade final enquanto ajusta a cena ou faz uma animação de câmera, por exemplo, mas não adianta se no final obter uma imagem diferente.

Quando demorava bastante para renderizar com Ray Tracing fazia sentido um programa como o Lumion, mas com o Ray Tracing gerando as imagens em segundos o Lumion perde a lacuna que havia no mercado e que ele conquistou muito bem, a não ser que se torne Real-Time de verdade para pelo menos manter os clientes que conseguiu.

Ainda vai levar um tempo para o Ray Tracing Real-Time de verdade se tornar popular, mas é coisa de 3 ou 4 anos, dai será melhor esperar 1 segundo e ter uma imagem altamente realista ou usar rasterização com Ray Tracing nas Engines e ter uma imagem também muito realista, mas rodando a mais de 60 Frames por segundo para interatividade e realidade virtual.

Em menos de 7 anos não terá a menor diferença entre os dois sistemas, ambos vão gerar imagens ultra-realistas rodando a mais de 60 Frames por segundo.

Portanto, o ideal é escolher um programa que vai te proporcionar trabalhar nos dois mundos até eles se unirem e depois que se unirem, os que estão fazendo isso hoje em dia são Unreal, Unity e Blender.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi André, blza?
Nossa muito bom estes videios heim!!! 
Entendi qual a função de cada renderizador Ray tracing e Real-Time, então ficarei por enquanto o V-Ray.

Nas minha pesquisas por ai sobre o assunto cheguei a conclusão que o melhor renderizador é aquele que você tem mais conhecimento para atuliza-lo , sendo assim irei aprofundar meus estudo para usufluir da melhor namiera.

Em breve postarei algumas imagens aqui para serem avaliadas.

Obrigado pela atenção!! Tudo de bom!
Oi Vander, tudo bem?

Concordo plenamente, bom é o programa que você domina bem, pois dai faz o que quiser com ele, mas as vezes precisamos mudar para evoluir, como foi o caso do Mental Ray.

Portanto, acho sinceramente que você fez uma ótima escolha, pois dominando bem o V-Ray será mais fácil migar para o Unreal se algum dia sentir necessidade, já que terá o mesmo renderizador nos dois programas e poderá fazer o intercâmbio de projetos facilmente salvando as cenas em VRayScene.

Sobre os vídeos, o legal é que eles foram renderizados no mesmo tempo de duração do vídeo, ou seja, verdadeiramente em tempo real.
Além disso, mostram o cliente passeando pela cena livremente como se fosse num Game, essa é a maior diferença de criar os projetos nas Engines.

Você baixou as aplicações EXE para passear livremente pelos ambientes?
Dá para ver a chuva caindo no vidro bem de perto na aplicação do apartamento.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
ta certo
eu to de max vray e ue
obrigado
Att: João Maciel.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707613.

Total de membros registrados: 135228

Últimos membros registrados: adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha.

Usuário(s) on-line na última hora: 1045, sendo 22 membro(s) e 1023 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Fabio Catelleno, Thiago Couto, Eber.Silva, Geraldo Nunes, Adalberto Batista, cretz, Frederico Wagner N. R., Vladis, Le_Andro, Eduardo Ramos, Abilio, gago, Felipe Duarte, Victor Mendonça, Adalberto Rocha, Reinaldo Silva, Juarez, Ronaldo Junior, Henrique Ribeiro, Fabio Amorim, Allen Anderson, Gabriel.C.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.