Oi Vander, tudo bem?
São coisas bem diferentes, então, é difícil comparar.
O Lumion é um caso único, ele oferece uma Viewport Real-Time que não é tão realista quanto Unreal e Unity, mas quando vai criar a imagem final ele faz uma renderização rápida produzindo certos efeitos com Ray Tracing, que aumentam a qualidade da imagem mas levam alguns segundos para calcular, então, ele não é nem totalmente Real-Time e nem totalmente Ray Tracing.
Os renderizadores dos programas 3D como V-Ray, Corona, Mental Ray, Arnold, Scanline e tudo mais, trabalham com Ray Tracing e levam um certo tempo para calcular a cena, cada dia este tempo está menor e chegará logo a ser totalmente Real-Time, a principal vantagem do Ray Tracing é que é a única forma para calcular certos efeitos com realismo, por exemplo, reflexos e refrações.
Os sistemas Real-Time são comumente encontrados em Engines de Games como Unreal e Unity, mas agora também na Viewport Eevee do Blender, eles trabalham de uma maneira diferente chamada de rasterização, neste método não tem Ray Tracing porque precisa exibir a imagem imediatamente e inclusive a vários Frames por segundo, pois foi desenvolvido para Games, então, a imagem é exibida com qualidade final na tela através de Shaders, subterfúgios e técnicas para simular com o máximo possível de realismo, mas não é perfeito igual Ray Tracing.
Porém, da mesma forma que o Ray Tracing está se tornando Real-Time, os sistemas Real-Time estão podendo usar Ray Tracing apenas onde é necessário e obter o mesmo realismo dos renderizadores convencionais, só que ainda mais rápido do que eles que usam muito mais Ray Tracing.
Portanto, estamos vivendo um momento super interessante e importante, estamos bem no meio de uma transição e vendo a colisão entre os dois mundos da renderização 3D, que estiveram separados desde o início, mas no final os dois vão se mesclar, justamente por isso fica difícil dizer qual é melhor, depende do tipo de trabalho, para animação certamente Real-Time é muito melhor, mas para quem deseja imagens ultra-detalhadas e precisas, por enquanto é melhor Ray Tracing, só que a Chaos se adiantou e lançou o V-Ray para o Unreal, ou seja, já poderia dizer que tanto faz, pois pode renderizar das duas formas com o V-Ray no Unreal.
O mais importante mesmo é que a principal vantagem dos sistemas Real-Time não é a velocidade, mas a possibilidade de criar projetos interativos para o cliente passear por tudo, abrir portas e janelas, acender e apagar luzes, trocar cores e decoração, mudar horário do dia, dá para fazer qualquer interação que imaginar.
Essa aplicação é um EXE como qualquer programa e pode rodar em PCs, celulares, Tablets, consoles de Games e aparelhos de realidade virtual como o Oculus Rift, fazendo o cliente se sentir mesmo dentro do projeto.
É o próximo nível!
Você pode ver dois bons exemplos criados por brasileiros nos dois vídeos abaixo, o primeiro é o que está em anexo no início da postagem.
https://www.youtube.com/watch?v=Rd3_KJz_KUMhttps://www.youtube.com/watch?v=QBfV-hDsV-QAinda pode baixar a aplicação interativa mostrada no primeiro vídeo para você mesmo passear por tudo, acender luzes e abrir a torneira da pia, fica neste link:
https://drive.google.com/file/d/1Gs2h_20R5KM_1LPjvqeXPO-Q-hrmTwVH/viewTambém tem este outro exemplo de um americano que postei essa semana, é uma casa antiga que você pode passear por todos os cômodos:
https://gumroad.com/l/IHaYAbração e tudo de bom.
André Vieira