Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

woshngton   Guarulhos - SP - SP
Lince   Farroupilha - AC
Guilherme   São Paulo
arbarcelos   Porto Alegre
Heder Perdigão   Belo Horizonte - AC

Portfólios Ver Mais

jackson.arruda   CUIABÁ-MT - MT
Johnathan Oliveira   Goiânia - Goias - AC
erudger   Paulínia SP - AC
DANUBIO   FORTALEZA-CE - CE

Manchas

Por: MarcioBottega  

Em: 27/12/2018 08:38

Olá.
Gostaria de saber como tiro esses manchas que ficam nas dobras das paredes.
Obrigado
Att.Marcio

talvez possa ser configuração baixa de GI.
Mostre as configurações do primary e secondary bounces para vermos.

Caso não seja poderia compartilhar o arquivo para dar uma olhada nele?
Estou usando o Max 2018
Boas Marcio, se me permite vou lhe dar um conselho.
Se você não domina os parâmetros de render o melhor é não mexer em nada e fazer testes com a configuração que vem de origem.
Sugiro que estude um pouco de vray antes de mexer pois o mais provavél é que lhe traga mais dificuldades do que vantagens, isso pode prejudicar bastante a sua evolução.
A 3d1 tem um curso de vray o que pode ser um bom começo para não andar perdendo tempo aprendendo de modo desorganizado.
Tem também o canal do Adán Martin no youtube que é bastante bom.

Cada cena é uma cena portanto os parâmetros de render variam, mas para testes experimente o seguinte.

No GI:
Primary bounces: Irradiance map (pode ser até em very low)
Secundary bounces: Light cache (nem precisa mexer)

Na aba Vray:
Image sampler type: Bucket

Bucket image sampler:
Min subdivs - 1
Max subdivs - 4

Isto é só mesmo para testes, você consegue uma prévia bem rápida.
Olá
Isso me acontece muito, são faces sobrepostas, pois quando "dobra" a parede ela facha mais uma vez.  Eu converto em poly e deleto essas faces pequenas, e deixo só a grande.  Não sei se existe uma maneira de acabar com esse problema sem ter que transformar a parede em poly, se tiver e alguém souber eu também agradeço.
Man, deixe o primary bounces com brute force e secondary bounces com light cache. Se mesmo assim esse problema das manchas permanecer acho que o problema não é questão de gi.




Oi Márcio, tudo bem?

Você fez as paredes com o Wall do 3ds max?

Se fez com o Wall realmente pode ser a sobreposição de faces como o Byboca disse, pois é uma coisa que não acontecia no Mental Ray se as duas faces recebessem o mesmo material, mas o V-Ray cria estas manchas estranhas porque parece que ele tenta traçar a sombra de uma sobre a outra.

Pode continuar usando o Wall porque facilita no início da modelagem, mas depois tem que converter em Poly e editar os cantos para remover as faces sobrepostas quando surgirem.

Se tiver apenas o Box no canto, tudo bem, mas as vezes o Box aparece mesmo quando a parede vai até o canto, como mostra a imagem em anexo, dai tem que deletá-lo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Eu não sabia disso sobre essa questão do Vray e Wall. Já tem muito tempo que não uso mais wall. modelo paredes por editable poly mesmo e boa. Acho melhor para evitar problemas com chanfro das quinas por meio de mapa de sombreamento vrayEdgesTex.
Oi New, tudo bem?

Eu usei o V-Ray na época do 1.5 e depois fiquei muitos anos sem usar, voltei na versão 3.5.
Então, quando vi a mensagem do Byboca lembrei na hora que isso acontecia naquela época, por isso o pessoal que usava o V-Ray não gostava de modelar com o Wall e quem usava o Mental Ray não tinha problema.
Mas depois da sua mensagem eu resolvi testar para não falar bobagem, porque depois de tanto tempo poderiam ter resolvido e o problema das manchas não seria mais este, ainda mais agora que usam Brute Force em vez de Irradiance.
Porém, nos testes que fiz hoje o problema apareceu novamente, mais suave do que era antigamente, mas ainda persiste, inclusive em Brute Force.

A primeira imagem em anexo mostra o resultado de dois boxes na mesma posição com o mesmo material usando Irradiance.

A segunda imagem mostra a mesma cena com Brute Force.

A terceira imagem mostra uma cena similar no Mental Ray.

Eu tenho curiosidade de saber se no Corona também acontece isso.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá, André!

então...
se não fosse por este tópico dificilmente iria descobrir sobre essa questão. Ja tem muitos anos que modelo paredes com editable poly, por razões de evitar problemas futuros e também acho mais divertido.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707625.

Total de membros registrados: 135235

Últimos membros registrados: hvicentin, jenniwerner, kressrobert, Hugginsed, kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_.

Usuário(s) on-line na última hora: 774, sendo 24 membro(s) e 750 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Thiago Couto, Adalberto Rocha, JMDesign, Le_Andro, Reinaldo Silva, Victor Mendonça, Rodrigo, marcola, gago, Fabio Catelleno, Pedro Juliato, Osvaldo Arquiteto, Paulo Rodrigues Lima, Abilio, Geraldo Nunes, Baldo, magster, Henrique Ribeiro, cristian rocha da silva, Frederico Wagner N. R., hawph, Elis, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.