Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

6/7   Rio de Janeiro
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
EvandroGP   Paraná - PR
silvaserik   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

gregorht   florianópolis/sc - SC
Marinhu   poços de caldas
Jonatan   São josé do rio preto, São Paulo - SP
druga1992   Fortaleza - CE

VRayCam ou PhysCamera

Por: vanderabelo  

Em: 15/01/2019 23:53

Boa noite, galera!!!

Vejo muitos tutos por ai e percebi que mesmo o camarada usando versoês mais recentes do max (2018, 2019) ainda usa a VRayCam, por que não a PhysCamera? Questão de costume? A VRayCam é melhor?
Fiz um teste basicão das duas e pude ver que a diferença é gritante. 
Há e para ter a VrayCam nas versão mais recentes é necessário usar script, Correto? 
https://www.youtube.com/watch?v=pJD8PUnheAQ




Feliz 2019, pra todos!!!!!!

Fiz um job rapido numa empresa e o cara me fazia usar o script pra usar a camera do v-ray. Eu que não manjo profundamente de camera não vejo diferença não, sou noob, pra mim é focal lent, exposição ( ajuste de branco e o caraio a quatro vou de photoshop ) e ja era kk.
Não faz diferença nenhuma a camera fisica foi até criada em parceria com a Chaos Group, configurando as duas igual o resultado é o mesmo.
Não tenho a certeza pois já uso o Corona faz tempo, mas acho que o novo vray voltou a ter uma vray cam, de qualquer das formas é como disse são iguais, se a sua versão do vray usa a camera fisica não use o script que não faz sentido.
Oi Vander, tudo bem?

Realmente o Fernando tem razão, eu divulguei essa parceria da Chaos com a Autodesk na época.
Por isso que em algumas versões do 3ds max e do V-Ray a antiga VRayPhysicalCam foi desabilitada pela própria Chaos Group, pois eles que criaram a Physical Camera do Max baseada na VRayPhysicalCam, tanto que as duas são muito parecidas nos recursos como o Fernando comentou tão bem, apenas a interface é diferente.

Nas versões mais recentes do V-Ray a Chaos Group reformulou a VRayPhysicalCam, como o Fernando disse, e adicionou novos recursos que não existem na antiga VRayPhysicalCam e nem na Physical Camera do Max, por exemplo o Rolling Shutter, mas a nova VRayPhysicalCam vem habilitada normalmente e aparece no painel Create > Cameras > V-Ray e também na barra de ícones do V-Ray.

Entretanto, se realmente quiser habilitar e usar a antiga VRayPhysicalCam em vez da Physical Camera do 3ds max, não precisa do Script.

É só digitar vrayCreateVRayPhysicalCamera() no Listener, como mostra a imagem em anexo.
Depois tem que dar Enter e abaixo aparecerá uma mensagem em azul mostrando as coordenadas onde a câmera foi criada, no caso será 0,0,0.

Porém, é mais fácil usar a Physical Camera do Max, mesmo nas versões com a nova VRayPhysicalCam, se não precisar dos novos recursos dela, pois a Physical Camera do Max aplica o Exposure Control automaticamente e tem mais compatibilidade com os efeitos de Viewport, por exemplo os Previews de DOF e Motion Blur.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
maxxx:
Fiz um job rapido numa empresa e o cara me fazia usar o script pra usar a camera do v-ray. Eu que não manjo profundamente de camera não vejo diferença não, sou noob, pra mim é focal lent, exposição ( ajuste de branco e o caraio a quatro vou de photoshop ) e ja era kk.
Oi Maxxx, tudo bem?

Agradeço pela ótima participação que vem tendo no fórum.

Realmente tanto faz a câmera, o controle de exposição é o mais importante de tudo.
Mas se me permite uma sugestão, estude com cuidado o lance do White Balance porque ajuda a criar iluminações mais atraentes com temperaturas de cor diferentes.

É facinho, o White Balance define a cor real das luzes, pois não existe luz verde na realidade, por exemplo, só se aplicar um filtro na frente da fonte de luz.
As fontes de luz reais variam do laranja até o azul.

6500 siginifica branco, valores mais baixos vão deixando a luz alaranjada e valores mais altos vão azulando.

Então, se quiser que as luzes fiquem levemente alaranjadas na cena é só diminuir um pouco o White Balance e se quiser uma cena mais fria, com as luzes levemente azuladas, é só aumentar um pouco o White Balance.

Por outro lado, se for tirar uma foto ao entardecer e a cena estiver muito alaranjada, você pode compensar isso diminuindo o valor do White Balance, ou então, uma foto em dia nublado que está muito azulada, pode aumentar um pouco o White Balance para compensar.

Se criar uma luz na cena e colocar 4800 na temperatura de cor dela, essa luz vai ficar alaranjada se o White Balance estiver com 6500, mas aparecerá branca se o White Balance for também 4800.

Desta forma você consegue fazer uma iluminação mais atraente com luzes de temperaturas diferentes.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Vlw André pelas boas vindas e pela dica wink
 Obrigad André, Fernando e maxxx pelo esclarecimentos.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707617.

Total de membros registrados: 135231

Últimos membros registrados: kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero.

Usuário(s) on-line na última hora: 1080, sendo 5 membro(s) e 1075 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: kdsanmva, pinart, RAPH, Tomas, LucyCoffee.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.