A Nvidia divulgou uma das novidades do Iray 3, que deve estar no Max 2014 e contará com um sistema para separar as luzes em passos permitindo modificar a iluminação na composição sem renderizar de novo ou criar efeitos estilizados.
Os desenvolvedores do Iray publicaram no Blog do Render uma das novidades que estarão presentes na versão 3, o Light Path Expressions, que permitirá separar as luzes da cena e efeitos de iluminação como Caustics em passos de renderização sem custo adicional de tempo.
Com isso os artistas podem usar qualquer programa de composição para modificar a iluminação da cena em tempo real ou criar efeitos estilizados não realistas, o que é interessante para um Render que foi projetado para ser fotograficamente realista.
No texto do Blog são mostradas algumas expressões e exemplos, mas os usuários mais novos não precisam se preocupar, pois certamente haverá um modo mais prático para adicionar as luzes e gerar os passos.
Também é muito provável que este novo recurso esteja presente em breve para os usuários do Subscription e praticamente certeza que estará disponível no 3ds max 2014.
Alguns outros Renders por GPU oferecem um recurso semelhante chamado Additional Output Variables, mas isso exige que modifique Shaders da cena e demora mais para renderizar, já o Light Path Expressions trabalha diretamente com os mesmos Shaders normais que estão na cena e não aumenta em nada o tempo de render, segundo os desenvolvedores da Nvidia.
Clique aqui para acessar o Blog do Iray com todas as informações e exemplos sobre o Light Path Expressions.