A Autodesk divulgou as novidades do 3ds max 2015, que será lançado em Abril, entre elas estão o Mental Ray no Active Shade, Placement Tool, Light Path Expression no iRay, ShaderFX, novo Scene Explorer e Populate, entre outras.
A Autodesk publicou informações e diversos vídeos mostrando as principais novidades do 3ds max 2015, que será lançado em Abril.
Entre as novidades estão:
- O modo Progressive Rendering do Mental Ray no Active Shade, permitindo interagir com a cena modificando luzes e materiais enquanto vê o resultado em tempo real igual acontece com o iRay.
- O iRay agora aceita Render Elements e adicionaram o recurso Light Path Expression, que possibilita modificar as cores e iluminação da cena na pós-produção preservando o GI.
- O Populate ganhou novos comportamentos como passeando, corrida e sentado, além de melhorar o realismo das animações, salvar texturas para edição e oferecer uma janela para escolher alterações nos personagens.
- O Scene Explorer foi modificado para melhorar o gerenciamento de cenas grandes, se integrando com o Manage Layers e recebendo um Quad Menu, agrupamento de Layers, suporte à ancoragem nas laterais e aos Workspaces.
- O Placement Tool permite rotacionar e mover objetos reconhecendo as faces de outros para facilitar o posicionamento e a distribuição.
- A integração do Plug-in ShaderFX oferece a possibilidade de criar Shaders HLSL avançados diretamente no 3ds max com visualização nas Viewports para aplicações interativas 3D.
- O suporte total à Point Cloud permite importar cenários completos escaneados em 3D com texturas para interagir com modelados normais e renderizando como qualquer objeto no Mental Ray.
- O Quad Chanfer cria chanfros com polígonos quadrados em vez dos triangulares que são gerados até a versão 2014.
- A Stereo Camera oferece câmeras 3D configuráveis para criação de imagens e vídeos para exibição em 3D, além de Preview 3D Real-Time nas Viewports.
- A adição do Python aumenta as possibilidades na criação de Scripts e integração em Pipelines específicas.
- Ainda houve outras melhoras menores em várias áreas como nova interface do Particle Flow parecida com o Slate Material Editor, interface otimizada para o State Sets e composição com Render Elements, melhor performance e maior interoperabilidade com o After Effects, Photoshop, Revit, AutoCAD, Inventor e ReCap.