A Extension 2 para o 3ds max 2016 permite importar simulações de túnel de vento, fluidos e outras em CFD, CSV e OpenVDB com integração com o MCG, tem novo mapa para textos e formas, animação de materiais e saida para impressão 3D.
Veja abaixo o vídeo de demonstração da Extension 2 para o 3ds max 2016.
Entre as principais novidades estão:
- O sistema MCG agora permite criar, manipular e utilizar Shapes e Splines com as novas Nodes, aceita importar Bitmaps e dados de simulações em CSV ou Open VDB, recebeu melhores recursos para manipular Bitmap e Meshes, além de facilitar a adição de botões e Color Pickers na Interface.
- O 3ds max passa a importar, visualizar, animar a renderizar dados de simulações técnicas como túnel de vento e fluidos nos formatos CFD, CSV ou OpenVDB.
- O novo Text & Shape Map cria textos e formas como se fosse textura para aplicar em materiais e permanece interativo para qualquer alteração, ele aceita inclusive objetos 2D animados.
- O TextPlus também recebeu melhorias como mostrar o nome das fontes com a própria fonte para facilitar a identificação, além de Offset Contollers para animação e agora mantém a geometria desabilitada quando separa o texto por letras, palavras ou linhas para evitar a duplicidade de geometrias.
- O Texture Object Mask é uma nova forma de aplicar e animar múltiplos materiais, além de permitir o uso de qualquer Shape para controlar a aplicação dos materiais.
- Por fim, agora o 3ds max oferece saída direta para impressão 3D através do Autodesk Print Studio.
Fica claro nesta atualização que a Autodesk está investindo no direcionamento do 3ds max para as áreas de visualização de projetos técnicos como arquitetura, engenharia e desenvolvimento de produtos, enquanto que todas as funcionalidades para as áreas de entretenimento permanecem no programa. A Autodesk já percebeu há muito tempo que a área de entretenimento não é tão forte e tão grande quanto as áreas de design, tudo piorou depois da crise de 2008, quando diversas produtoras importantes fecharam as portas, basta assistir a televisão para ver quantas vinhetas e comerciais usam animações 3D em comparação com 10 anos atrás. Portanto, nada mais correto do que direcionar o seu programa 3D artístico mais vendido e mais famoso para as áreas mais lucrativas e que contam com muito mais usuários do que as áreas de entretenimento, onde a única área promissora é produção de Games.
Você pode ter mais informações sobre o Extension 2 do 3ds max 2016 clicando aqui.