Depois de dois anos desde o primeiro anúncio, a Otoy finalmente apresentou o Octane 4 como o primeiro Smart Render, pois está repleto de recursos baseados em inteligência artificial como nas luzes, manipulação de cenas e Denoiser.
Veja abaixo o vídeo de demonstração do Octane Render 4, tratado como o primeiro Smart Render por estar repleto de recursos baseados em inteligência artificial.
O Octane possui Plug-ins de integração com diversos programas, mas também oferece uma aplicação independente para importar cenas animadas em FBX e Allembic, aplicar luzes, materiais e renderizar interativamente através da GPU.
No Octane 4 as luzes são sampleadas por meio de inteligência artificial, que identifica e escolhe as áreas que precisam de mais samples, parando de calcular as que não precisam, também a manipulação da cena na aplicação Standalone é gerida por AI, permitindo manipular objetos em cenas complexas com uma interatividade incomparável e correr os Frames de animações em FBX e Allembic em Real-Time, além do Denoiser baseado em AI que suaviza a imagem rapidamente durante a renderização e não na pós-produção, como faz o OptiX da Nvidia, o sistema de AI Denoiser do Octane analisa e suaviza os modelos de materiais, a irradiância espectral e outros dados da cena antes de converter em RGB para exibir na Viewport.
Ainda introduziram o sistema Brigade, que é a Engine de Path Tracing Real-Time desenvolvida pela Otoy nos últimos 5 anos, segundo a empresa o Brigade permite exibir as cenas 10 vezes mais veloz do que na versão 3x e atualizar modificações 100 vezes mais rápido.
Entre outras novidades está o Out-of-Core Geometry para renderizar cenas muito maiores do que as memórias somadas das GPUs permitiria, como mostra o vídeo de exemplo com uma cena de 40GB rodando a 60 Frames por segundo, vale ressaltar que o Octane aceita mais de 20 GPUs trabalhando localmente em conjunto ao mesmo tempo.
Entretanto, o Octane 4 não está finalizado, pois estão treinando o sistema de AI com cenas que ele ainda não se sai tão bem e prometem adicionar um material universal baseado em Layers com os princípios do Shader da Disney, OSL (Open Shading Language) AOV Mixer e melhorias no Deep Pixel, Light Field e Multi-View.
Além de tudo o Octane 4 será oferecido gratuitamente para usar com até 2 GPUs em conjunto mesmo para projetos comerciais, apenas quem desejar trabalhar com mais GPUs, quiser uma segunda licença escrava e todos os Plug-ins de integração com os Softs 3D que terá que pagar 20 dólares por mês ou comprar a licença perpétua, neste caso será possível utilizar mais de 200 GPUs em rede através do NVLink GPU Interconnection Technology da Nvidia.
Você pode ter mais informações sobre o Octane 4 clicando aqui.