A Autodesk publicou três vídeos mostrando as três únicas novidades do 3ds max 2020.1, o editor de atalhos de teclado, alguns recursos a mais no Chamfer Modifier e a possibilidade de destacar até 3 Viewports.
Faz tempo que o 3ds max vem recebendo poucas novidades nas atualizações, a Autodesk tanto sabe disso que insiste em publicar páginas mostrando quantas coisas o Max ganhou desde a versão 2016.
Porém, basta ser um usuário um pouco mais antigo para lembrar que antes não precisava comparar com 4 versões anteriores, a comparação era feita apenas com a versão imediatamente anterior e era suficiente.
O engodo ficou evidente com o sistema de Subscription, que dividiu as poucas novidades em 4 atualizações anuais fazendo os usuários sentirem ainda menos valor em cada atualização.
É incrível como as coisas mudaram tão rapidamente, pois até pouco tempo atrás você assistia o lançamento de uma nova versão do programa e decidia se pagaria ou não pela atualização de acordo com as novidades, as vezes ficava 2 ou 3 anos sem atualizar. O sistema de Subscription inverteu as coisas, além de te obrigar a atualizar anualmente, você ainda paga antecipadamente por atualizações que receberá durante o ano e nem sabe quais serão, portanto, eu fico imaginando como se sente quem ainda se submete quando presencia um lançamento igual o do Max 2020.1, onde adicionaram editor de atalhos, alguns recursos no Chamfer Modifier e a possibilidade de destacar mais duas Viewports!
Este sistema por si só diminui a pressão por inovação nos programadores do Max, já que não precisam mais apresentar ótimas novidades para incentivar os usuários a atualizarem o Soft, pois pagaram antes, sendo assim, é um câncer que destrói o programa por todos os lados fazendo pagar mais caro por cada vez menos.
Eles compraram o KeyHydra ou parte da tecnologia dele e vão dividir em cada mínimo recurso para colocar aos poucos no Max durante 5 anos, adicionaram a Viewport destacada, mas deixaram para permitir mais duas apenas no Update para ter o que divulgar, é inacreditável!
Também estão publicando um Roadmap de um tipo que só existe na Autodesk, pois nas outras empresas os Roadmaps mostram o que vão implantar nas futuras versões, enquanto que, o da Autodesk mostra apenas até a atualização atual e faz somente conjecturas do que podem implantar, sem definir em qual versão e a maior parte sendo insignificante como transformar em padrão o Physical Material que ninguém usa, portanto, não pode ser chamado de Roadmap, no máximo podem chamar de Update Log.
Veja a página com as novidades do Max 2020.1 clicando aqui.
Se você ainda paga o Subscription e não quiser se sentir tão sacaneado, acesse a página mostrando as novidades desde o Max 2016 clicando aqui.
Se quiser ver o inútil Update Log que eles chamam de Roadmap, clique aqui.