A corte americana obrigou a Apple a liberar o Unreal, Microsoft e outras empresas também apoiaram a Epic nesta questão, além de pedirem para baixar a comissão na Apple Store, mas o juíz deu razão para Apple no Fortnite.
No mais novo capítulo da briga entre a trilionária Apple e a bilionária Epic Games, a corte americana obrigou a Apple a liberar o Unreal Engine na sua plataforma, pois o juíz considerou uma retaliação abusiva que prejudica diversas outras empresas e desenvolvedores independentes, inclusive, a Epic recebeu o apoio da Microsoft e diversas outras empresas nesta questão.
Num movimento paralelo, várias empresas e desenvolvedores pressionam a Apple a baixar a comissão da Apple Store para 15%, igual a Amazon.
Entretanto, o juíz deu razão para a Apple no caso do Fortnite, pois realmente a Epic Games quebrou o contrato da Apple Store ao implantar o Epic Direct, em sua defesa a Epic disse que o contrato era abusivo e inválido, por isso que quebraram, mas a justiça americana não é igual a nossa, lá vale o que foi assinado.
É interessante resaltar que o Facebook também violou o contrato da Apple Store exatamente igual fez a Epic, mas não recebeu a mesma ofensiva, porém, muitos acreditam que a Epic não tomou esta atitude por causa de 10 ou 15% de comissão a menos no Fortnite, mas para mudar o sistema restritivo que a Apple impõe aos desenvolvedores, já que o Unreal Engine é um dos programas mais usados do mundo no desenvolvimento de aplicações interativas para aparelhos móveis.
Na declaração da Microsoft, a empresa diz que a atitude da Apple pode prejudicar toda a indústria de Games, acesse clicando aqui.
Acesse a matéria sobre a decisão da corte americana em favor do Unreal clicando aqui.
Veja abaixo os vídeos do GamesFromScratch e TheVerge explicando o assunto: