A Blender Foundation lançou o Blender 2.91 com diversas melhorias no sistema de escultura e de Cloth, se aproximando mais do Z-Brush, aprimoraram o Boolean e incluíram um recurso para editar Volumes em VDB como geometria.
Veja abaixo o vídeo mostrando as novidades do Blender 2.91, a quarta grande atualização do programa apenas em 2020, bem diferente dos Softs que vivem de Subscription.
As principais melhorias foram no sistema de escultura e de tecidos, incluindo novos Brushes simulados fisicamente, suporte para colisão com geometrias da cena e recursos para cortar o Mesh, se aproximando mais das ferramentas oferecidas pelo Z-Brush.
Também aprimoraram o Boolean com o Exact Mode para resolver os problemas de faces coplanares e Collections para tratar vários objetos como um só, além de Custom Bevel Profile no Curves para extrudir perfis por um caminho facilmente igual o Bevel Profile do Max.
Uma novidade interessante é o sistema para edição de Volumes em OpenVDB, que aceita converter o Volume em Mesh, uma nuvem por exemplo, para editar como desejar usando as ferramentas de modelagem e escultura, depois ele consegue converter o Mesh de volta para Volume OpenVDB, também adicionaram um modificador para aplicar Displace nos Volumes.
Ainda recebeu várias melhorias na edição de curvas de animação, simulação de Rigid Bodies, Grease Pencil para animação 2D, interface e Workflow.
O Blender pode ser uma ótima ferramenta auxiliar para os usuários de 3ds max, já que o Max não possui recursos para escultura, ferramentas modernas para modelagem de tecidos e muito menos edição de VDB, o intercâmbio de modelos entre os dois é bem simples através do formato FBX.
Acesse a lista completa das novidades do Blender 2.91 clicando aqui.