Empresa: Autodesk (Discreet)
site:
www.autodesk.com O Character Studio é um ótimo plug-in para animação de personagens no 3ds max, até a versão 5 ele era vendido separadamente, mas foi integrado ao programa na versão 6, ficando disponível para todos os usuários.
Profissionalmente é preferível criar uma estrutura de Bones e fazer o Rig normalmente, pois apesar de muito mais trabalhoso, permite muito mais flexibilidade e controle sobre a animação.
Mas em determinadas situações o Character Studio pode ser muito prático e útil, como no caso de usar dados de MOCAP, integração com o Endorphin, simulações de Crowd, entre outros.
O Character Studio oferece um sistema para guardar poses, oferece recursos para mesclagem de animações, gravação de todo o setup e também da animação para posterior utilização, simulação de resistência, um ótimo sistema de Crowd, que pode ser usado com os recursos padrões do 3ds max também, permitindo simular qualquer tipo de multidão, como cardume de peixes, enxame de abelhas, revoada de pássaros e muito mais.
Ele também oferece um recurso para edição não-linear de animação 3D, só permitindo editar Bipeds até o Max 7, mas passou a aceitar editar qualquer animação do 3ds max de forma não-linear a partir do 3ds max 8.