Empresa: NPower
site:
www.npowersoftware.com Como todos sabem, o 3ds max não é um programa 3D para design e projetos técnicos, ele é um programa artístico para modelagem \"a mão livre\", não oferece as facilidades para trabalhar com medidas precisas como qualquer programa de CAD oferece, até certo ponto é possível, mas leva dezenas de vezes mais tempo do que em qualquer programa de CAD. Mas os progamas de CAD não costumam ter bons renderizadores, é comum ter que exportar o modelo para um programa 3D artístico onde vai fazer as imagens realistas do produto, normalmente este programa é o 3ds max.
Mas é muito difícil exportar o modelo destes progamas com qualidade para chegar perfeito no 3ds max, um problema é a extensão 3DS, que é muito antiga e limitada, para usar outras extensões depende de plugins de importação, e nem sempre tem bom resultado na conversão de Nurbs e Solids para Mesh, além de problemas de tolerância e continuidade, muito importantes nas Surfaces Classe A criadas nestes progamas e difícil de converter para Mesh sem elevar muito o número de polígonos, o que deixa o modelo pesado, difícil de manipular e de renderizar.
O plug-in Power Translator, da NPower, torna este processo perfeito, porque não precisa mais exportar do Rhino ou de outros programas num formato que o Max reconheça, basta gravar o modelo em 3DM, formato nativo no Rhinoceros, ou num dos formatos de CAD que o plug-in oferece (STEP, IGES, SAT) e abrir normalmente no 3ds max, onde você poderá converter para Mesh/Poly com os recursos do próprio Max ou poderá deixar em Nurbs mesmo, porque será representado como Brep dentro do 3ds max, que é a forma mais moderna de representação nos programas de CAD, e será convertido para Mesh apenas na hora da renderização de acordo com as tolerâncias que você definir, além de aceitar a maioria dos modificadores padrões do 3ds max sobre o objeto, como Twist e UVW Map, por exemplo.
O Power Translator ainda permite a edição do objeto diretamente no 3ds max como se fosse um programa de CAD, oferecendo acesso a todos os Sub-Objects e recursos como Trim, Untrim, projeções de curvas e muitos outros.