Autor: Max Tarpini
O Mental Ray 3.6, que acompanha o 3ds max 2009, conta com dois novos recursos que não estão disponíveis na interface, com este Shader você tem acesso a estes recursos.
Um deles é o Importons, abreviação de Important Photons, ele otimiza o Photon Map gravando apenas os Photons que são importantes para a criação da imagem.
O mapa de Photons é feito para a cena toda, mesmo nas áreas que não são visíveis, isso tem vantagens por um lado e desvantagens por outro, por exemplo, deixa o mapa de Photons muito pesado quando a cena é grande e exige muitos Photons, dificultando a transferência do mapa pela rede de render.
Com o recurso de Importons, apenas os Photons importantes são gravados, deixando o Photon Map muito menor e sem perder qualidade.
O outro recurso é um novo método de emissão de partículas para iluminação que substitui os Photons, chamadas de Irradiance Particles, oferecem mais facilidade de configuração, parecida com a configuração do Final Gather, mas tem a mesma precisão e qualidade dos Photons.
Tipo de Shader: Geometry Shader
Compatibilidade: 3ds max 2009 ou superior