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Plug-ins-gratuitos

VGTrees

Autor: Vladislav Gavrilov
e-mail/site: vg2max.spb.ru/download

Plug-in escrito por Vladislav Gavrilov para oferecer um recurso prático e rápido para distribuir Planes pela cena, usados para aplicar texturas de árvores e plantas com mapas de opacidade para criar vegetação em grandes áreas. Mas o VGTrees também permite distribuir qualquer outro objeto que você selecionar, portanto, pode ser usado para distribuir árvores e plantas Lowpoly pela cena ou mesmo outros objetos, como pedras e animais. O Plug-in aparece na lista do painel Creat com o nome VGTrees, você precisa clicar na viewport para criar um ponto, depois acessa o painel Modify para ajustar os parâmetros e criar a distribuição.
  Diversos
Campinas

PoseTool

Autor: Simo Sokerov / Todor Trundev
e-mail/site: www.simoworks.com

Plugin escrito por Simo Sokerov e Todor Trundev inspirado no Script Anipose de Steve Johnson. O PoseTool oferece um conjunto de ferramentas para facilitar a animação de personagens, guardando poses da sua estrutura ou de partes dela e mixando a passagem entre estas poses. O plug-in permite trabalhar sobre qualquer objeto, portanto, pode ser usado em qualquer tipo de estutura hierárquica e também em objetos comuns. O PoseTool aparece dentro da lista do botão More no painel Utilities.
  Animação
Campinas

Optimize Mapping Fix

Autor: AF Video System
e-mail/site: www.af-video.com

Este plugin escrito pela AF Video System é idêntico ao Optimize padrão do 3ds max, mas o Optimize padrão não preserva o mapeamento quando reduz os polígonos do objeto, enquanto que, essa versão desenvolvida pela AF Video System preserva perfeitamente. O plugin aparece no Modify e seus recursos são idênticos, você pode ler sobre o Optimize no tutorial Modifiers 2 aqui no site www.tresd1.com.br.

  Texturização
Campinas

Paint Modifier

Autor: Peter Watje
e-mail/site: www.max3dstuff.com

Ótimo plugin escrito por Peter Watje para deformar o objeto pintando. O plugin é realmente muito bom, tem diversos recursos para configurar o Brush, oferece grande precisão, vários modos de modificação e faz mais, permite que distribua outros objetos pintando pela superfície e também que desenhe linhas sobre o objeto. O plugin aparece na lista do painel Modify, basicamente, basta definir a força, a espessura do Brush, clicar em Paint e começar a pintar. Na lista que há no início do painel tem as opções de Scatter, para distribuir objetos e a opção Creat Line, para desenhar sobre o objeto.
  Modelagem
Campinas

TrueGrit

Autor: Andrew Reid
e-mail/site: www.bytegeistsoftware.com

Plugin escrito por Andrew Reid da Bytegeist para simular sujeira sobre um objeto, ele cria um mapa de acordo com a distância entre as faces, como um Ambient Occlusion, por exemplo, depois, você pode usar este mapa como máscara no Material Blend, fazendo a mesclagem entre o material normal e o material de sujeira. O plugin aparece no botão More do painel Utilities, nos seus parâmetros você cria o mapa no botão Generate, ele leva um certo tempo para calcular. O mais importante de tudo é o mapeamento, o melhor é usar Unwrap UVW.
  Texturização
Campinas

Normal Map Utility

Autor: Fábio Policarpo
e-mail/site: fabio.policarpo.nom.br

Plugin de Fábio Policarpo, um dos melhores engenheiros de software do país, para criar NormalMap planar pela vista Top com um clique de Mouse. Para criar NormalMap no 3ds max depende do Render to Texture e vários procedimentos. Este plugin também cria o Relief Map, um NormalMap especial que usa um mapa de Z-Depht no canal Alpha, para aplicar no plugin de Relief Map, também de autoria de Fábio Policarpo.
  Diversos, Texturização
Campinas

ChromeMap

Autor: Zap Andersson
e-mail/site: www.master-zap.com

Plugin escrito por Zap Andersson para usar apenas a área circular interna da imagem como mapa de reflexão, assim, você pode aplicar uma imagem HDR no formato Probe Ball sem perder as laterais pelo Crop. O plugin aparece no Material/Map Browser dentro do Material Editor, é aplicado no canal Reflection e depois aplica um Bitmap no Slot dele para escolher o HDRI. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.
  Texturização
Campinas

Squadric (Super Quadric)

Autor: EffectWare
e-mail/site: www.effectware.com

Plugin da Effect Ware que oferece dois novos objetos primitivos, eles tem propriedades que permitem modificar muito a sua aparência, como mostra o exemplo ao lado. O plugin aparece na lista do painel Creat > Geometry, ajustando os seus parâmetros você pode modificar bastante a forma da primitiva, formando vários tipos de objetos.
  Modelagem
Campinas

Particle Killer

Autor: EffectWare
e-mail/site: www.effectware.com

Plugin escrito pela Effect Wave para eliminar as partículas dentro de um Gizmo, que pode ser quadrado, esférico ou cilíndrico. O Plugin aparece dentro da lista no painel Creat>Space Warps, você deve criar o Gizmo na Viewport e lincar com o sistema de partículas usando o Bind To Space Warps, igual é feito com qualquer Space Warp. As partículas não aparecem onde o Gizmo estiver.
  Animação, Partículas
Campinas

Z-Buffer Viewer

Autor: EffectWare
e-mail/site: www.effectware.com

Plugin da Effect Ware para mostrar o Z-Buffer na imagem, muito útil para fazer efeito de desfocagem em programas de composição. Ele aparece na lista do Add Image Filter Event dentro do Video Post. Basta apliá-lo na lista Queue como qualquer efeito de Video Post, você pode ler mais sobre Video Post nos tutoriais Lens Effect Flare e Lens Effect Glow aqui no site www.tresd1.com.br.
  Diversos
Campinas

Lag

Autor: Peter Watje
e-mail/site: www.max3dstuff.com

Plugin escrito por Peter Watje para criar movimentos secundários, como a antena de um inseto, por exemplo, que se balança de acordo com os seus movimentos, ele é o precursor do Modify Flex que acomapanha o 3ds max. O plugin ainda existe, é muito mais simples que o Flex, bem por isso é mais leve também, pode ser uma boa solução em muitas situações. O plugin aparece no Modify, basta aplicá-lo sobre o objeto e animar o movimento do mesmo, ele funciona igual ao Flex, você pode ajustar o grau de deformação nos seus parâmetros.
  Animação
Campinas

Blobs

Autor: Harald A. Blab
e-mail/site: www.habware.at

Plugin escrito por Harald A. Blab para modelagem por Metaballs, ele cria MetaSpheres e MetaCylinders que se unem conforme a distância, formando uma malha suave. O plugin aparece na lista do painel Creat, basta criar dois objetos destes próximos que eles se unirão, você pode criar vários de uma vez e depois ajustar movendo apenas o Gizmo das Spheres ou dos Cylinders, também pode ajustar o raio e a tensão posteriormente pelo Modify.
  Modelagem
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