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Plug-ins-gratuitos

SciAnaComp

Autor: David Gohara
e-mail/site: www.morphographic.com

Ótimo plug-in escrito pelo mesmo criador do CompositeMode, que também permitia composição de Layers e mapas procedurais com os modos de mesclagem oferecidos pelo PhotoShop, como Darken, Screen, Overlay, Diference, entre outros. Mas o CompositeMode parou no Max 5. O SciAnaComp tem a mesma função e funciona nas versões superiores ao Max 6, só a interface que é um pouco diferente. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.
  texturizacao
Valinhos

Tile Magic

Autor: Dieter Morgenroth
e-mail/site: [email protected]

Plugin escrito por Dieter Morgenroth que oferece um novo tipo de mapa Checker, ele permite mais de duas cores ou mapas no quadriculado e faz a distribuição randomica dos mesmos. O plugin aparece no Material/Map Browser, dentro do Material Editor. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.
  texturizacao
Valinhos

UDF - User Define Filter

Autor: EffectWare
e-mail/site: www.effectware.com

Plugin da Effect Ware para aplicar efeitos variados sobre a imagem renderizada no Video Post. Ele aparece na lista do Add Image Filter Event dentro do Video Post. Basta aplicá-lo na lista Queue como qualquer efeito de Video Post, você pode ler mais sobre Video Post nos tutoriais Lens Effect Flare e Lens Effect Glow, aqui no site www.tresd1.com.br. O plugin oferece uma janela com uma matriz para você definir o efeito colocando valores nas células.
 
 
 

Proteus

Autor: Sisyphus Software
e-mail/site: www.sisyphus.com

Este foi um plug-in muito famoso nas primeiras versões do 3ds max, ele cria objetos tipo Meta, que se unem como mercúrio para modelagem orgânica. Mas a Sisyphus parou de oferecer seus plug-ins na época do Max 5 e o Proteus era um plug-in comercial. Agora, o grande David Baker, do site maxplugins.de, recompilou o Proteus e está oferecendo gratuitamente para o Max 8 e 9. O plugin aparece na lista do painel Creat e oferece diversas primitivas, como Box, Sphere, Cone, Torus e a ProteusGeom. Você cria e agrupa os objetos Meta, depois cria a ProteusGeom e adiciona os objetos Meta clicando no botão dela, assim a malha aparece na Viewport, você controla a resolução nos recursos da ProteusGeom.
  Modelagem
Campinas

Counter

Autor: Cuneyt Ozdas
e-mail/site: www.cuneytozdas.com

Plugin escrito por Cuneyt Ozdas para animar incrementação de valores, é idêntico a ferramenta Text padrão do 3ds max, mas permite que use fórmulas para contar Frames, tempo, numeros inteiros e frações, é muito útil na animação de gráficos. O plugin aparece no painel Creat > Shapes, basta seguir as fórmulas que já estão escritas no plugin para fazer o incremento de frames, de inteiros e de fração, você tem um campo abaixo do quadro onde escreve para animar o valor do Inteiro ou da fração.
  Animação, Modelagem
Campinas

3D Painter

Autor: Peter Watje
e-mail/site: www.max3dstuff.com

Ótimo Plugin escrito por Peter Watje para pintar interativamente sobre o objeto na Viewport. Ele aparece no Material/Map Browser dentro do Material Editor. Você deve aplicar uma imagem branca ou de qualquer outra cor no Slot que o plugin oferece, depois, pode definir Brushes e pintar sobre a superfície com uma cor ou um mapa. Você pode usar no Mental Ray, mas tem que pintar com o Scanline habilitado, depois, aplica o mapa pintado normalmente, ele vai respeitar o mapeamento.
 
Campinas

Maskmod

Autor: Peter Watje
e-mail/site: www.max3dstuff.com

Plugin escrito por Peter Watje para aplicar um modificador de acordo com uma imagem em tons de cinza. Onde for preto, o Modifier é aplicado, onde for branco, o modifier não é aplicado. O plugin aparece no menu Modify, são dois, você deve mapear o objeto com UVW Map, depois, aplica o Mask Bottom, em seguida, você aplica o Modifier, por fim, aplica o Mask Top, se for usar uma imagem, aplica no botão Bitmap do Mask Top, se for usar um mapa, aplica no botão Map do Mask Top. Você pode ver direto na Viewport a ação do Modifier apenas onde definiu na máscara.
  Modelagem
Campinas

Relief Mapping

Autor: Fábio Policarpo
e-mail/site:http://fabio.policarpo.nom.br/relief/index.htm

Ótimo plugin de Fábio Policarpo, um dos melhores engenheiros de software do país, para criar Displacement sem subdivisão da malha 3D, reduzindo muito o custo de memória e o tempo de render. É um super Bump que permite reproduzir fielmente saliências complexas, inclusive nas bordas dos objetos, usando Normal Map e Height Map, interagindo com o mapeamento, sombras e reflexos do material. Fábio Policarpo desenvolveu esta ótima técnica para melhorar a qualidade gráfica dos jogos, criando relevo de verdade, mas pode ser usado no render padrão e no V-Ray, O plugin aparece na lista do Material/Map Browser no Material Editor. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.
  Texturização
Campinas

Scene Manager

Autor: Marse Khadiyev e Chris Thomas
e-mail/site: www.ibmr.net/SceneExplorer/

Plugin escrito por Marse Khadiyev e Chris Thomas para criar uma nova forma de gerenciamento da cena, que pode ser muito útil em cenas complexas, cheias de objetos, Constraints e hierarquias. O plugin oferece uma nova janela de seleção que pode ser toda customizada, aceita ficar flutuando sobre as Viewports ou ancorar em qualquer canto. Essa janela mostra tudo que estiver presente na cena detalhadamente, permitindo que faça operações, como colocar em Hide, desativar links, trocar de Layes, manejar as luzes, os materiais e tudo mais. O plugin cria um novo menu na parte superior do programa, contendo o comando para abrir a janela. As DLLs que acompanham o arquivo, devem ser mantidas na pasta plugins do 3ds max.
  Diversos
Campinas

MD Filter

Autor: MooDee
e-mail/site: www.moodee.com

O MD Filter é um plug-in que adiciona um novo filtro no Rendering Effects, este filtro permite aplicar vários efeitos sobre a imagem, como controlar a saturação, o brilho, o Blur, entre outros. Ele aparece na ficha Effects da janela Environment And Effects, teclando 8. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.

  Efeitos
Campinas

Terragen Importer

Autor: GuroWare
e-mail/site: www.guruware.at

Até o surgimento deste plug-in não era muito simples importar terrenos e câmeras do Terragen para o 3ds max, agora ficou fácil, basta importar o terreno salvo no Terragen como importa qualquer arquivo 3DS ou DWG. Você abre direto o arquivo TER e o TGW, assim, ele importa a malha do terreno, o plano da água, a câmera e a luz do sol. Se você tiver o plug-in DreamScape e selecionar a DreamScape Sun, ele cria a atmosfera do DreamScape automaticamente, e se você tiver o plug-in V-Ray e selecionar a V-Ray Sun, ele usa o V-Ray Sky como mapa de Environment.
Se não conhece o Terragen, você pode baixar o programa clicando aqui, é gratuito. O Plug-in aparece na lista de importação de arquivos do 3ds max quando você clica em File>Import, oferecendo a opção de importar arquivos TER.
  Diversos
Campinas

Spline Vortex

Autor: Yang Zhang
e-mail/site: www.zhangy.com

Plug-in escrito por Yang Zhang para adicionar um novo operador no Particle Flow. Esse operador se chama Spline Vortex e foi desenvolvido para criar efeito de tufão, furacão e tornado. Ele faz as partículas serem emitidas circularmente ao redor de uma Spline. O Plug-in aparece dentro da janela do Particle View no Particle Flow. Para usar, basta adicioná-lo no lugar do Speed em algum evento do Flow.
  Animação, Partículas
Campinas

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