A Blender Foundation lançou a versão final do tão esperado Blender 2.8 na Siggraph 2019. Esta é a maior atualização na história do Blender, a equipe planejou e desenvolveu a versão 2.8 durante quatro anos.
O Blender foi totalmente reformulado, finalmente unificaram a interface que era o maior problema do programa, agora ele ficou fácil de usar, está similar aos demais programas 3D e tem um Workflow amigável, facilitando bastante para os usuário que desejam migrar.
Também transformaram o Grease Pencil num sistema completo para animação 2D, adicionaram Gizmos interativos na Viewport e melhoraram o Cycles, o renderizador nativo do Blender, que se tornou híbrido e está bem mais veloz trabalhando com a CPU e GPU ao mesmo tempo, ainda ganhou novo Hair Shader baseado no Hair Shader da Disney, Random Walk Subsurface Scattering igual o do Arnold, Bevel Shader para Rounded Corners e suporte para o Cryptomatte.
Porém, certamente a novidade que está atraindo muita gente é a Viewport Eevee, ela oferece alta qualidade gráfica em tempo real igual as Viewports das Engines de Games como o Unreal, mas sem Ray-Tracing Real-Time por enquanto.
A Viewport Eevee consegue exibir efeitos volumétricos e até pêlos em Real-Time com ótima qualidade, creio que logo implantarão algum sistema de Ray Tracing Real-Time, já que o DXR do Windows está acessível e a Blender Foundation vem recebendo diversos aportes de grandes empresas para o desenvolvimento do programa.
Veja abaixo dois vídeos mostrando animações renderizadas em tempo real na Viewport Eevee do Blender.
Em seguida está um vídeo mostrando o trabalho de aplicação dos pêlos num tigre e a animação de efeitos de texturização, tudo criado com a visualização realista em tempo real na Viewport Eevee.
Não são apenas os usuários que estão sendo atraídos pela reformulação do Blender, grandes empresas também passaram a enxergar o programa como uma ótima opção.
No ano passado a NetFlix produziu o filme de animação 3D, Next Gen, inteiramente no Blender. Recentemente, a Epic Games fez uma doação de 1.2 milhão de dólares para os desenvolvedores do Blender, uma semana depois a Ubisoft também passou a contribuir com o Software e anunciou que vai usá-lo na produção dos filmes de animação 3D criados pelo Ubisoft Animation Studio.
Portanto, podemos esperar um bom avanço do Blender nos próximos anos.