Tutoriais - Artigos

Retopologia Automática no 3ds max


Retopologia Automática no 3ds max

Depois de várias atualizações decepcionantes e lançamentos vergonhosos, sem boas informações e vídeos, a Autodesk apresentou o 3ds max 2021.3 com ótimas novidades e fez um lançamento primoroso com diversos vídeos mostrando todos os detalhes das ferramentas.

Esta versão brindou os usuários com um sistema robusto para retopologia automática, oferecendo quatro algorítimos diferentes para a construção da nova geometria (Remesh), entre eles estão o Quadriflow e o Instant Meshes, ambos Open Sources, inclusive, o último disponibiliza um programa gratuito com o mesmo nome que já divulgamos aqui.

Porém, pelo menos por enquanto o Retopology Tools não faz parte realmente do 3ds max, ele é um Plug-in separado, por outro lado, pode ser instalado a partir do 3ds max 2021.0 e não apenas no 2021.3.

Segundo a Autodesk, é recomendado aplicar o Retopology Tools em Meshes com menos de 200 mil polígonos, ou seja, ele não é indicado para malhas muito densas, também exige uma homogeneidade de vértices nas áreas planas e com poucos detalhes para conseguir trabalhar, por estas e outras que nos vídeos sempre aplicam o ProOptimizer ou o Subdivide antes de fazer a retopologia.
Como é possível ver nos vídeos, apesar do sistema ser excelente e produzir ótimos modelos com malhas em Quad, não elimina a necessidade de otimização manual se o objetivo for levar para Engines de Games com o menor peso e a melhor qualidade possível, pois ainda gera malhas com muito mais vértices do que o necessário.

Outra boa novidade do Max 2021.3 é a exibição do efeito de Bloom na Viewport com ajustes como aplicar no Background, raio, cor, intensidade e até aceita mapa de sujeira na lente, também ganhou Sky Light progressiva na Viewport Real-Time com sombreamento completo e permite renderizar a Viewport em menor resolução no Active Shade para agilizar a interatividade com Ray Tracing.

Ainda adicionaram um sistema para ler Sets de texturas PBR e criar os materiais automaticamente, o recurso aceita o Physical Material e o PBR Material.

As demais novidades significativas são a reformulação completa do Path Deform, mas mantendo a compatibilidade com as versões anteriores, agora ele permite deformação por elemento e múltiplas curvas no caminho, também melhoraram o Spline Chamfer, a segurança com Scripts e incluíram mais três algorítimos de subdivisão no modificador Subdivide, importantes para a retopologia automática de objetos de CAD, além disso ele aceita preservar a geometria original para exportar.

Devemos agradecer a Blender Foundation pela melhoria no desenvolvimento do 3ds max e na divulgação do lançamento, com vídeo tutoriais e tudo mais, pois não há nada melhor para os usuários do que uma boa concorrência.

Você pode ter mais informações sobre o 3ds max 2021.3 clicando aqui.

No mesmo dia do lançamento do 3ds max 2021.3, o Martin Coven, que faz parte da equipe de desenvolvimento do programa, publicou um vídeo mostrando diversos exemplos da otimização de Meshes importadas de programas de CAD, Meshes escaneadas e geradas por Boolean usando o novo sistema de retopologia automática disponível no 3ds max 2021.3.

Isso ajudou a entender melhor os recursos do Retopology Tools, que foi mostrado rapidamente no vídeo do lançamento.

Entre os algorítimos do sistema está o Instant Meshes, como disse acima e o programa gratuito que ele oferece pode ser utilizado nas versões anteriores do 3ds max através do Script XRemesher, como você pode ver clicando aqui.

Além do Martin Coven, a própria Autodesk publicou três vídeo tutoriais sobre o sitema de retopologia automática do 3ds max no mesmo dia do lançamento.

O autor ensina a otimizar Meshes importadas de programas de CAD, Meshes escaneadas e geradas por operações booleanas, sempre criando a malha com polígonos quadrados (Quad) e adequada para a aplicação de TurboSmooth ou edição manual.





Ainda teve o vídeo do Eloi Andaluz, que recentemente divulgou que passou a receber da Autodesk para publicar vídeos, portanto, enquanto outros lançamentos tiveram apenas um vídeo ou as vezes nenhum, este teve seis no mesmo dia.

O vídeo do Eloi, que também elaborou o vídeo do lançamento, passa dicas e truques sobre o novo sistema mostrando em detalhes a retopologia dos exemplos exibidos rapidamente no vídeo do lançamento.

Ele explica como otimizar diversos tipos de Meshes, incluindo textos, Meshes importadas de programas de CAD e Meshes escaneadas, também ensina a transferir as texturas e os detalhes projetando o Normal Map, apesar de apresentar alguns erros na projeção do pássaro.

Você pode baixar as Meshes escaneadas que o Eloi usou no tutorial clicando aqui.

Por fim, dias depois do lançamento, o Martin Coven voltou a publicar mais dois vídeos, o primeiro mostra como resolver problemas na retopologia de objetos de CAD modelados péssimamente através de Boolean, cuja única opção é refazer o modelo, obviamente.

O segundo vídeo mostra o processo para fazer a retopologia de personagens complexos com diversos detalhes e adereços pelo corpo.



Faça o login para poder comentar

Adminin Comentou em 14/12/2020 11:30 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 688170.

Total de membros registrados: 122810

Últimos membros registrados: leonelfdt, julianaarq123, veramonteirojr13, queniojr, RICARDOmidiamax, luan1914, lodvampire, grochowski.

Usuário(s) on-line na última hora: 556, sendo 26 membro(s) e 530 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Duda, Baldo, gago, SERPA, Carla Franco, JuliaSouza, Jr3ds, caiopenna, MarcosSchnaider, coracgi, Nuno, Uilian, LECORD, Le_Andro, JMDesign, marcelo de moraes, wmiler, Vladis, Christoni, AlexTerra, Thiago, Renatto, Abilio, Eduardo Ramos, Eber.Silva, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2021. Todos direitos reservados.