Continuando os tutoriais do Rhino 3D básicos, vamos ver a peleta Surface Tools, que tem todos os comandos para edição de Surfaces, com estes comandos nós podemos fazer as defidas edições em uma surface para se atingir o resultado desejado.
Para começar vamos ver o comando Extend Untrimmed Surface Edge, para isso crie uma surface qualquer no seu Rhino, em seguida clique no botão que se encontra dentro da paleta Surface Tools, clique em seguida na Edge (borda) que deseja extender, depois defina o ponto de base, que pode ser qualquer um, e entre com o valor da extensão, ou arraste o mouse para criar a extensão aleatóriamente, no caso de entrar com valor vc nào irá precisar do @, apenas digite o valor desejado, pois nesse caso o Rhino sempre vai extender na direção da Edge, portanto não é preciso especificar o valor em coordenadas.
Vejamos o segundo botão da paleta, o Fillet Surface, ele cria um canto arredondado (filetado) entre duas surfaces, então crie duas surfaces planas como mostra a primeira imagem ao lado. Podem estar distantes como na figura, ou podem estar com as bordas juntas, tanto faz.
Clique então no botão Fillet e veja na linha de comandos que o Rhino te dá a opção de definir o Raio para o Filet, veja que o defalt é 1, se este raio for muito grande ou muito pequeno em relação a surface o Fillet não irá funcionar, digite R, e em seguida entre com o valor do raio, veja que tem a opção Extend e Trim também, elas funcionam identicamente as do Auto Cad, se Trim não estiver ligado, o Fillet será feito mas nào será cortado as surfaces que o criaram, se Extend não estiver ligado não será aceito o Fillet pela projeçào das Surfaces.
Após ter definido o raio do Fillet, clique na Edge (borda) da primeira surface, em seguida na Edge da outra surface onde deverá se formar o Fillet, confirme com o botão direito e será formado o canto arredondado.
Veja nas imagens ao lado como muda o Fillet entre as duas Surfaces dependendo do Raio que atribuir, na primeira imagem renderizada ao lado foi usado um Raio de 5 para Fillet, já na segunda imagem foi usado um Raio de 10 para Fillet, veja que se o raio for muito maior que 10, valor 20 por exemplo já não daria mais, pois estaria fora das Surfaces.
O terceiro botão é o Chamfer Surface, ele cria um canto chanfrado entre duas surfaces. Para testarmos, dê alguns Undos para desfazer o Fillet e voltar as duas Surfaces iniciais.
Clique então no botão Chanfer e veja na linha de comandos que o Rhino te dá a opção de definir a distância do chanfro. Perceba que neste caso sào 2 distâncias, uma em relação a primeira surface e outra em relação a segunda surface, essa distância é o valor a partir da borda para o interior da sutrface onde irá definir o começo do chanfro, se essas dist6ancias forem iguais o chanfro sempre estará a 45 graus, e se essas distâncias forem maiores que as surfaces o Chamfer não irá funcionar. A opção Trim e Extend funcionam como em Fillet.
Então digite D e entre com as distâncias desejadas, em seguida clique na Edge da primeira surface, e depois na Edge da segunda surface, confirme com o botào direito e o Chanfro será criado, veja nas imagens ao lado onde na primeira foi usado o valor 5 para as duas distâncias, e na segunda onde foi usado o valor 5 para a primeira e 10 para a segunda distância, criando um chanfro desigual.
Em seguida temos o comando Offset Surface, que cria uma cópia mais interna, ou mais externa da surface, dependendo do valor colocado, e a distância definida por este valor será respeitado por toda a surface.
No caso eu criei uma colher, que é super simples, mas vc pode fazer apenas uma surface plana se desejar. Depois clique no boão Offset e em seguida selecione a Surface, a linha de comando vai estar te pedindo o valor do Offset, se entrar com valores positivos a Surface será criada a cima da original, se o valor for negativo essa Surface será gerada abaixo da original. Veja na imagem ao lado onde na primeira apenas esta a primeira Surface, na segunda imagem em wire frame esta a surface original e a criada pelo Offset para dar a espessura da colher.
Continuando com a colher vamos ver o comando Blend, importantíssimo e muito usado, ele cria uma surface entre duas outras de forma que respeite a curvatura delas para que fique suave a junção. No caso da nossa colher, já temos a parte de cima e de baixo, mas precisamos criar a borda.
Para isso clique no botão Blend e em seguida clique na Edge da primeira surface, veja bem, se a Edge estiver dividida em mais de um pedaço, vá clicando sempre pelo mesmo lado até completar a volta e selecionar toda a Edge, só então começe a selecionar a Edge da segunda Surface, que estando dividida deve ser selecionada na mesma ordem e pelo mesmo lado da primeira, caso contrário o Blend resultante será torcido. Depois de selecionada todas as Edges vc poderá ver duas setinhas brancas chamadas Searm, que indicam a direção que será gerado o Blend, os Seam devem estar na mesma direção e no mesmo lugar como mostra a imagem deles a cima ao lado. Para mudificar a posição deles, basta clicar sobre ele e mover, para modificar a direção digite F e clique sobre o Seam que deseja, depois confirme com o botão direito. Com isso o Blend será gerado como na imagem da colher finalizada ao lado. Para saber mais das técnicas de uso do comando Blend Leia o tutorial sobre ele no menu Rhino 3D Avançados.
Para exemplificar melhor o uso do Blend e entender melhor a diferença entre o Match famos fazer duas surfaces planas, mover uma dela um pouco para cima e distânciar da primeira, como na imagem ao lado, depois clique em Blend e selecione as Edges das Surfaces, confirme com o botào direito e veja que foi criado uma Surface unindo as duas originais de forma que a união fique suave, mas sem modificar as surfaces originais.
Vejamos agora o comando Match Surface, este cria também uma Surface para unir suavemente outras duas, mas este comando pode modificar as surfaces originais para poder chegar a esse resultado, para testarmos, dê alguns Undos para voltar a tras e ter as duas surfaces que acabamos de usar para o Blend, depois clique no botão e em seguida nas Edges das surfaces onde deve se criar o Match, confirme com o botào direito, e será exibida uma janela de opções para definir como o Match irá agir nas surfaces.
Veja nas imagem ao lado como o Match pode agir.
Se a opção Position for abilitada a Surface ficará reta, com um canto vivo, como na última imagem, com a opção Tangency a tangência com relação a primeira Surface será respeitada modificando apenas a segunda Surface como na segunda imagem ao lado, já no caso de Curvature estar abilitado, será criado uma Surface que respeite a curvatura da primeira Surface criando uma imagem como igual a penultima ao lado.
Mas veja que tudo isso depende das opção abilitadas do lado direito da janela.
Por exemplo, a opção Preserve Opposite End faz com que a Edge do lado oposto das Surfaces se mantenham na mesma posição, Refine Match faz com que a surface criada tenha sua superficie refinada para atingir um melhor resultado, no caso de Match Edges by Closed Points faz com que o Match seja criado com base nos CVs das Edges, útil quando estiver tendo problemas em gerar a Surface, quando ela fica torcida sem motivo aparente. E por fim em Average Surface as duas Surfaces iniciais serão modificadas na criação do Match, como vc pode ver na primeira imagem ao lado.
Em seguida encontramos o comando Merge 2 Untrimmed Surface, que une a malha de duas Surfaces que não tenham sido cortadas transformando em uma única Surface, muito útil pois assim pode ser editada pelos CVs, no caso de usar Join não pode ser editada pelos Cvs, deve ser explodida antes e editada por partes, oque nem sempre é possível. Para isso volte a tras com alguns Undos, crie um Blend entre as duas surfaces originais, como mostrado ao lado, por fim clique no botão Merge e em seguida clique nas Edges da primeira surface, e depois na Edge da surface criada pelo Blens encostada a Edge da primeira Surface, vc verá que estas duas foram unidas e transformadas em uma só, faça o mesmo com o lado oposto, na outra Edge entre a surface criada pelo Blend e a Edge da segunda surface plana, esta será unida as outras também e tranformada em uma só, depois de unidas dessa forma elas não podem ser explodidas para serem separadas.
Em seguida temos o comando Rebuild Surface, com ele podemos refazer malha que gera a surface. Tanto para arrumá-la como para aumentar ou diminuir a quantidade de pontos nela contida.
Selecione a Surface que acabamos de unir com o Merge e clique no botão Rebuild, em seguida, será mostrado uma caixa de diálogo para vc definir a quantidade de pontos em U e V, clicando em Preview vc pode ver o resultado, os parâmetros sobre Degree estào descritos abaixo.
O proximo comando, o Degree, o mesmo que aparece na janela de Rebuil Surface e pode ser acessado separadamente aqui serve para mudar o grau de curvatura que criam as surfaces, para isso clique no respectivo botão e entre com os novos valores na linha de comando.
O botão Untrim tem duas opções, clicando com o botão esquerdo acessa o comando Untrim, com o botão direito acessa o comando Detach Trim.
Para testarmos crie uma surface qualquer e com outra surface ou com uma linha corte a Surface em qualquer ponto usando ou o Trim ou o Split, assim como mostra a primeira imagem ao lado, em seguida clique com o botão esquerdo sobre o botão Untrim e em seguida na Edge (borda) cortada. O Rhino irá fechar novamente essa Surface como antes de ter sido cortada, volte atras com um Undo e agora clique no botão Untrim com o botão direito do mouse e em seguida clique na Edge onde foi cortada, o Rhino refaz a surface cortada e cria uma linha do contorno dessa surface quando estava cortada, assim como mostra a segunda imagem ao lado.
Temos o comando Shrink Trimmed Surface que não será explicado pois apenas se trata de como a será criado o mapeamento para texturização em Surfaces cortadas, mas isso geralmente corrigimos no Max pois não usaremos o Rhino para texturizar, mas as vezes usamos o mapeamento gerado no Rhino para texturizar no Max, se for esse caso, clique na Surface cortada e em seguida em Shrink Trimmed Surface, apenas no caso de surfaces onde usou-se o Trim ou Split.
Por fim o último comando é Make Surface Periodic, clicando com o botão esquerdo, pois clicando com o botão direito vc acessa a segunda opção do comando Make Surface Non-Periodic, esses comando tranformam uma surface em periodia ou não, oque vai afetar no distribuição dos pontos, e portanto na maneira de modificar a surface, seu resultado é vísivel no caso de uma esfera, que ao mudar para Periodic seus Cvs mudam de formação, uma surface periodica só pode ser fechada, portanto para testar crie uma esfera, corte parte dela, clique no botào Periodic e em seguida na Edge onde foi cortada, com isso a esfera é fechada, como faltava uma parte esta fica meio eliptica e seus Cvs mudam de posição, agora clique novamente sobre o botão Periodic mas com o botão direito do mouse, e clique na parte unida da esfera, veja que seus CVs mudam novamente de lugar, a utilidade é na modelagem, convém transformar a Surface de esfera e similares em Periodic para modelar, isso vai influir na edição dos Cvs, na inserção ou exclusão de linhas U V, portanto em toda a modelagem.
André Luiz Buttignoli Vieira
Faça o login para poder comentar
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
Usuários conectados
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711048.
Total de membros registrados: 138518
Últimos membros registrados: Mvyeira , luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen, GoldenRevivePlus, TroviranKapselnPreis.
Usuário(s) on-line na última hora:
1346, sendo 12 membro(s) e 1334 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: Eduardo Ramos, Alessandro.Marcos, Celso Borttoloto, JMDesign, Duda, Roberto Movanni, AlexTerra, Fabio Catelleno, Sergio1987, Gabriel.C, aljamenjitu, Robson lau.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .