Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ale Marques   Brasil - AC
Alberto Vosgerau   Curitiba - Pr - PR
cicero andre   rio de janeiro
RAFAEL AMARANTE   São Paulo - AC
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS

Portfólios Ver Mais

bbruschi   São Paulo - SP
Victor José   Paulínia, sp - SP
iarcheski   Chapecó - SC - AC

Tutoriais - Animação

Animação de pneu

Nesse tut simples vou simular a deformação de um pneu quando rola no solo

vamos lá
na viewports left crie um torus , um cubo e alinhe o cubo ao torus, como se fosse o eixo para o pneu. (primeira imagem)
agora selecione o torus e use um modify p selecionar todos seus poligonos, como nesse caso é uma primitiva, usei o meshselect.
entao depois de por o mesh select, ligue o subobject edge e selecione todos os edges do objeto..
(segunda imagem)
Ccom os edges selecionados vá novamente na lista de modifeirs e aplique um Linked Xform
Nos parametros do linked Xform clique em \"Pick control object\" e selecione o cubo,
assim os edges que vc selecionou seguirão o cubo..
(terceira imagem)
faça um teste, rotacione o cubo e veja que o torus rotacionará..
bom, se tudo deu certo vamos para o proximo passo, q é a dinamica do nosso pneu

adicione agora na lista um ffd box por exemplo, clique em \"set number of point\" ,coloque 7,2,2
(quarta imagem)
agora no subobject do ffd clique em control points e selecione os pontos da ultima fila do gizmo
depois mova esses pontos para cima de forma que pareça a deformação do pneu ao tocar o chão, como na quinta imagem
agora saia do subobject, selecione o cubo e rotacione para ver o que acontece
o torus ira girar respeitando a deformação causada pelo ffd..

Isso foi so uma demostração, vc poderá fazer isso com um pneu realista e podera apricar qualquer outro modify que este respeitará a rotação base dos poligonos provocada pelo Linked Xform

entao vamos brincar um pouco..

apague o ffd e aplique um melt, altere o parametro como quiser e depois rotacione o cubo..
ou vc pode tambem ao inves do Melt usar um spherify, altere os parametros como quiser..depois rotacione o cubo..
teste twist, bend o que quiser

bom, tanto faz o modifier, esta respeitara a rotação da forma inicial do torus..usem a criatividade.

espero ter sido util..
obriogado!

Faça o login para poder comentar

valdez Comentou em 16/06/2011 22:39 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711149.

Total de membros registrados: 138650

Últimos membros registrados: jeyabo, lluis, Slimjaro, LeanCapsRezensionPreisDE, rijiy, embpunchdigitizing, Bawana026, leojahu2025.

Usuário(s) on-line na última hora: 210, sendo 8 membro(s) e 202 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo, Lucas Reis, Duda, wilsimar, jeyabo, lluis, mdpontes, Gabriel.C.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.