Tutoriais - Animação

Rig das pernas 2 (Custom Attributes)

Continuação do tutorial \"Rig das pernas 1 (Reverse Leg)\".

Nessa segunda parte do tutorial vamos trabalhar com o maxscript, todo o conceito aplicado nesse material, pode ser pesquisado a fundo no help.
O script e uma parte essencial do rigging de um personagem, sendo assim tire o maior proveito possível desse material.

1º Selecione o rectangle que faz parte da cadeia de bones, vá até a pasta modify e aplique o modificador Attribute holder.
2. Vá até a pasta maxscript e click na opção New script
Criando o atributo

Escreva esse script dentro do quadro depois finalize com CTRL+E




New = attributes controle_geral_pe

(
rollout ContR \"controle do Pé\"

(

spinner controlSP \" Rot_Pé \" range:[-90,90,0]


)

)

custattributes.add $.modifiers [1] new

Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script.
Redefinindo o atributo 1
Novos Parâmetros rollout

Continuando com o atributo vamos colocar a opção redefine e aplicar o resto dos atributos. Sendo assim eu deixe em Vermelho tudo que foi aplicado de novidade e o que está na cor azul manteve-se inalterado.








New = attributes controle_geral_pe
redefine:new

(
rollout ContR \"controle do Pé\"

(


spinner controlSP \" Rot_Pé \" range:[-90,90,0]
slider controlSL \"\" range:[-90,90,0]

spinner pesp \"Rolagem do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pesl\"\" range:[-90,90,0]

spinner pontapeSP \"Ponta do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pontapesl \"\" range:[-90,90,0]

spinner joelhoSP \"Rot. do Joelho\" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL \"\" range:[-90,90,0]

)

)

custattributes.add $.modifiers [1] new

Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script.
Redefinindo o atributo 2
Criando parâmetros para Track View

Atenção:

Sem esse novo parametro fica praticamente impossivel criar o wire parameters entre os bones e o atributo.



New = attributes controle_geral_pe
redefine:new

(
parameters parans rollout:ContR

(
rot_pe type:#float ui:(controlSP,controlSL)
rolagem_pe type:#float ui:(pesp,pesl)
ponta_pe type:#float ui:(pontapesp,pontapesl)
rot_joelho type:#float ui:(joelhosp,joelhosl)

)

rollout ContR \"controle do Pé\"

(

spinner controlSP \" Rot_Pé \" range:[-90,90,0]
slider controlSL \"\" range:[-90,90,0]

spinner pesp \"Rolagem do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pesl\"\" range:[-90,90,0]

spinner pontapeSP \"Ponta do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pontapesl \"\" range:[-90,90,0]

spinner joelhoSP \"Rot. do Joelho\" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL \"\" range:[-90,90,0]


)

)

custattributes.add $.modifiers [1] new

Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script
edefinindo o atributo 3
Criando o botão reset all

Vamos criar agora um botão que permite zerar todos o parametros do atributo.












New = attributes controle_geral_pe
redefine:new


(
parameters parans rollout:ContR

(
rot_pe type:#float ui:(controlSP,controlSL)
rolagem_pe type:#float ui:(pesp,pesl)
ponta_pe type:#float ui:(pontapesp,pontapesl)
rot_joelho type:#float ui:(joelhosp,joelhosl)

)

rollout ContR \"controle do Pé\"

(


spinner controlSP \" Rot_Pé \" range:[-90,90,0]
slider controlSL \"\" range:[-90,90,0]

spinner pesp \"Rolagem do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pesl\"\" range:[-90,90,0]

spinner pontapeSP \"Ponta do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pontapesl \"\" range:[-90,90,0]

spinner joelhoSP \"Rot. do Joelho\" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL \"\" range:[-90,90,0]


button resetall \"Reset All\"
)
on resetall pressed do
(
rolagem_pe=0
ponta_pe=0
rot_joelho=0
rot_pe=0


)

)

custattributes.add $.modifiers [1] new

Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script
Redefinindo o atributo 4
Criando grupos de visualização














New = attributes controle_geral_pe
redefine:new

(
parameters parans rollout:ContR

(
rot_pe type:#float ui:(controlSP,controlSL)
rolagem_pe type:#float ui:(pesp,pesl)
ponta_pe type:#float ui:(pontapesp,pontapesl)
rot_joelho type:#float ui:(joelhosp,joelhosl)
)

rollout ContR \"controle do Pé\"

(

group \"Rotação do pé\"
(
spinner controlSP \" Rot_Pé \" range:[-90,90,0]
slider controlSL \"\" range:[-90,90,0]
)

group \"Rolagem completa\"

(
spinner pesp \"Rolagem do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pesl\"\" range:[-90,90,0]

spinner pontapeSP \"Ponta do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pontapesl \"\" range:[-90,90,0]
)

group \" Rotação do joelho \"

(
spinner joelhoSP \"Rot. do Joelho\" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL \"\" range:[-90,90,0]
)

group \" Resetar chaves \"
(
button resetall \"Reset All\"
)
on resetall pressed do
(
rolagem_pe=0
ponta_pe=0
rot_joelho=0
rot_pe=0

)
)

)

custattributes.add $.modifiers [1] new

Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script

Na próxima parte eu vou explicar como aplicar o Wire Parameters e o Reaction Manager.

Espero de coração ter ajudado a todos um grande abraço.

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Bruno Comentou em 24/07/2015 15:48 Ver comentário
Fabio Comentou em 16/06/2011 20:30 Ver comentário

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