Continuação do tutorial \"Rig das pernas 1 (Reverse Leg)\".
Nessa segunda parte do tutorial vamos trabalhar com o maxscript, todo o conceito aplicado nesse material, pode ser pesquisado a fundo no help.
O script e uma parte essencial do rigging de um personagem, sendo assim tire o maior proveito possível desse material.
1º Selecione o rectangle que faz parte da cadeia de bones, vá até a pasta modify e aplique o modificador Attribute holder.
2. Vá até a pasta maxscript e click na opção New script
Criando o atributo
Escreva esse script dentro do quadro depois finalize com CTRL+E
New = attributes controle_geral_pe
(
rollout ContR \"controle do Pé\"
(
spinner controlSP \" Rot_Pé \" range:[-90,90,0]
)
)
custattributes.add $.modifiers [1] new
Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script.
Redefinindo o atributo 1
Novos Parâmetros rollout
Continuando com o atributo vamos colocar a opção redefine e aplicar o resto dos atributos. Sendo assim eu deixe em Vermelho tudo que foi aplicado de novidade e o que está na cor azul manteve-se inalterado.
New = attributes controle_geral_pe
redefine:new
(
rollout ContR \"controle do Pé\"
(
spinner controlSP \" Rot_Pé \" range:[-90,90,0]
slider controlSL \"\" range:[-90,90,0]
spinner pesp \"Rolagem do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pesl\"\" range:[-90,90,0]
spinner pontapeSP \"Ponta do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pontapesl \"\" range:[-90,90,0]
spinner joelhoSP \"Rot. do Joelho\" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL \"\" range:[-90,90,0]
)
)
custattributes.add $.modifiers [1] new
Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script.
Redefinindo o atributo 2
Criando parâmetros para Track View
Atenção:
Sem esse novo parametro fica praticamente impossivel criar o wire parameters entre os bones e o atributo.
New = attributes controle_geral_pe
redefine:new
(
parameters parans rollout:ContR
(
rot_pe type:#float ui:(controlSP,controlSL)
rolagem_pe type:#float ui:(pesp,pesl)
ponta_pe type:#float ui:(pontapesp,pontapesl)
rot_joelho type:#float ui:(joelhosp,joelhosl)
)
rollout ContR \"controle do Pé\"
(
spinner controlSP \" Rot_Pé \" range:[-90,90,0]
slider controlSL \"\" range:[-90,90,0]
spinner pesp \"Rolagem do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pesl\"\" range:[-90,90,0]
spinner pontapeSP \"Ponta do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pontapesl \"\" range:[-90,90,0]
spinner joelhoSP \"Rot. do Joelho\" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL \"\" range:[-90,90,0]
)
)
custattributes.add $.modifiers [1] new
Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script
edefinindo o atributo 3
Criando o botão reset all
Vamos criar agora um botão que permite zerar todos o parametros do atributo.
New = attributes controle_geral_pe
redefine:new
(
parameters parans rollout:ContR
(
rot_pe type:#float ui:(controlSP,controlSL)
rolagem_pe type:#float ui:(pesp,pesl)
ponta_pe type:#float ui:(pontapesp,pontapesl)
rot_joelho type:#float ui:(joelhosp,joelhosl)
)
rollout ContR \"controle do Pé\"
(
spinner controlSP \" Rot_Pé \" range:[-90,90,0]
slider controlSL \"\" range:[-90,90,0]
spinner pesp \"Rolagem do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pesl\"\" range:[-90,90,0]
spinner pontapeSP \"Ponta do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pontapesl \"\" range:[-90,90,0]
spinner joelhoSP \"Rot. do Joelho\" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL \"\" range:[-90,90,0]
button resetall \"Reset All\"
)
on resetall pressed do
(
rolagem_pe=0
ponta_pe=0
rot_joelho=0
rot_pe=0
)
)
custattributes.add $.modifiers [1] new
Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script
Redefinindo o atributo 4
Criando grupos de visualização
New = attributes controle_geral_pe
redefine:new
(
parameters parans rollout:ContR
(
rot_pe type:#float ui:(controlSP,controlSL)
rolagem_pe type:#float ui:(pesp,pesl)
ponta_pe type:#float ui:(pontapesp,pontapesl)
rot_joelho type:#float ui:(joelhosp,joelhosl)
)
rollout ContR \"controle do Pé\"
(
group \"Rotação do pé\"
(
spinner controlSP \" Rot_Pé \" range:[-90,90,0]
slider controlSL \"\" range:[-90,90,0]
)
group \"Rolagem completa\"
(
spinner pesp \"Rolagem do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pesl\"\" range:[-90,90,0]
spinner pontapeSP \"Ponta do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pontapesl \"\" range:[-90,90,0]
)
group \" Rotação do joelho \"
(
spinner joelhoSP \"Rot. do Joelho\" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL \"\" range:[-90,90,0]
)
group \" Resetar chaves \"
(
button resetall \"Reset All\"
)
on resetall pressed do
(
rolagem_pe=0
ponta_pe=0
rot_joelho=0
rot_pe=0
)
)
)
custattributes.add $.modifiers [1] new
Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script
Na próxima parte eu vou explicar como aplicar o Wire Parameters e o Reaction Manager.
Espero de coração ter ajudado a todos um grande abraço.
Faça o login para poder comentar
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
Usuários conectados
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711048.
Total de membros registrados: 138517
Últimos membros registrados: luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen, GoldenRevivePlus, TroviranKapselnPreis, Williamcharses.
Usuário(s) on-line na última hora:
1298, sendo 3 membro(s) e 1295 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: holtenodro, Sergio1987, TadeuB79.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .