Para continuarmos os tutoriais de Auto Cad Básico vamos explicar os comandos existentes na barra de ferramentas Draw, praticamente tudo que precisamos para desenhar o projeto está nesta barra, alguns comandos que serão apresentados aqui tem funções bem mais complexas também que serão estudadas em outros tutoriais do Auto Cad Avançado. Este tutorial é feito na versão R14 do Auto CAD, não estaremos criando tutoriais da Versão 2000, pois já não trabalhamos mais com Auto CAD
Vejamos então o primeiro botão, o Line que também pode ser acessado pelo teclado apenas digitando L e teclando Enter, este comando cria um ou uma sequencia de segmentos de linha sendo um independente do outro após criado.
Em seguida temos o botão Construction Line, este comando cria uma linha infinita que corta toda a tela de desenho, elas são usadas apenas para auxiliar na construção do projeto.
Depois encontramos o botão Multiline, que cria uma linha multipla, como a que usamos para desenhar parede em planta, assim que clicamos no botào a linha de comando do Cad nos apresenta as opções Justification, para definir se a posição de criação da linha será pelo centro, poe cima ou por baixo, a opção Scale permite que vc defina o valor da distância entre as linhas, e a opção Style que permite definir o tipo de linha, apesar de parecer muito útil é pouco usada pois sua edição é mais trabalhosa que quando criamos apenas uma linha e usamos o comando Offset para gerar a segunda linha, podendo assim editá-las mais facilmente durante o desenho.
Para acessar qualquer uma das opções que são apresentadas para um comando basta digitar as letras em maiúsculo no nome da opção e dar Enter.
Depois encontramos o comando mais usado nos desenhos de Cad, o Polyline, que cria um ou vários segmentos de reta, mas estes ao contrário do que acontece com o comando Line, são todos tratados como um único objeto, ou seja selecionando um segmento, todos serão selecionados também, movendo um todos se movem também, mas pode-se trasformar esta Polyline em Line, deixando assim seus segmentos independentes usando o comando Explode que veremos no futuro.
Em seguida encontramos o comando Polygon, clicando nele a barra de comandos pede para vc definir o numero de lados para este poligono, digite o numero desejado e tecle Enter, então a linha de comandos apresenta a opção defalt Center, para contruir o poligono pelo ponto central, ou pode mudar para Edge que faz o poligono ser criado pela sua borda, apenas clique em um ponto da tela para aceitar e definir o ponto de centro onde será construído o polígono,então a linha de comando pergunta se o poligono é Inscrito ou Circunscrito, ou seja, se deve ser criado pelo lado externo do circulo de contruçào que o cerca ou pelo lado de dentro, a opção defalt é inscrito, para aceitar tecle Enter, para mudar digite C e tecle Enter, por fim defina o raio do circulo que vai gerar o poligono e este é criado.
No botão Rectangle acessamos o comando para criação de retângulos, clicando nele a linha de comando nos apresenta as opções Chanfer, que caso selecionada permite que vc defina duas distâncias que serão usadas nos vértices do retângulo para chanfra-lo, a opção Elevation permite que vc defina a altura do plano de desenho que este ret6angulo será criado, a opção Fillet quando selecionada permite que vc defina um raio para ser usado nos vértices do retângulo para arredonda-lo, na opção Thickness permite que vc crie este retângulo com as bordas tendo uma elevação em Z, estando então em 3D, epor fim a opção Width permite que vc defina uma espessura para a linha de desenho do retângulo.
No botão Arc podemos encontrar todas as opções possíveis para criação de arcos, a principio basta clicar para definir o primeiro ponto, em seguida definir o segundo e por fim o terceiro ponto para cria o arco, mas perceba que existem opções na linha de comando para vc poder alterar esta ordem de criação, podendo escolher entre cria-lo pelo ângulo, pela corda, iniciar pelo centro, pular do segundo ponto para o ponto final e só depois definir o terceiro podendo entrar com um ângulo, um raio ou a direção.
Temos depois o botão Circle onde podemos encontrar ferramentas para criar circulos das mais diversas maneiras, as opções apresentadas são 3P, onde se pode criar o círculo com base em 3 pontos definidos por vc, na opção 2P pode-se usar apenas 2 pontos para cria-lo, muito útil quando desejamos criar um circulo entre duas retas paralelas, e ainda a opção TTR, que permite vc criar circulos tangenciando duas linhas perpendiculares como na imagem ao lado, onde vc define a primeira linha, em seguida a segunda e depois entra com o valor do raio, ou simplesmente vc pode clicar na tela para definir o ponto central e em seguida definir numericamente o raio ou o diâmetro para cria um circulo simples.
No botào Spline acessamos a criação de um tipo de linha suave que podemos usar para definir lagos e canteiros em desenhos de implantação, este tipo de linha é muito pouco usado devido sua edição ser dificil, e suas dimensões serem imprecisas. Para cria-la basta clicar no botão e em seguida ir definindo os pontos com cliques na área de desenho.
Temos depois o botão Ellipse, onde podemos encontrar diversas maneiras de cria-las também, basicamente basta que vc defina ponto inicial do raio maior, depois o ponto final e por fim o valor do raio menor, mas vc também pode começar pelo centro da elipse acessando a opção Center digitando C, e no final pode entrar com o valor da rotação em vez do valor do raio menor com a opção Rotation.
A seguir encontramos o botão Insert Block, este comando tem a função de inserir blocos no desenho, blocos são partes comuns dos desenhos que podem ficar guardadas em um outro arquivo para poder ser usado sempre como é explicado no tutorial Blocos Universais do Auto Cad Avançado, mas pode ser usado também para inserir blocos que foram criados dentro do próprio desenho, e só estarão disponíveis para o projeto atual, já o próximo botão Make Blocks cria um bloco de um objeto do desenho apenas para ser usado neste projeto, pois o bloco é gravado no arquivo atual, e não em um arquivo externo como acontece com o comando Wblock.
Crie um desenho simples qualquer, como o da mesa que fiz ao lado, então clique em Make Block, será mostrada uma janela onde vc deve colocar um nome sem espaços para o bloco, depois clique no botão Select Objects e selecione os objetos do seu desenho que fazem parte do bloco que vc deseja criar, dê Enter quando terminado e a janela volta para vc, basta dar OK, com isto o bloco foi criado dentro do desenho atual, para inseri-lo no projeto clique então em Insert Block, será mostrada uma janela que tem o botão Block logo no inicio a esquerda da janela, clique neste botão e será mostrada uma janelinha com o nome de todos os blocos que estão presentes no desenho, escolha entào o que deseja inserir e dê OK, com isso vc tem seu bloco preso ao cursor do mouse e pode inseri-lo onde quiser, e quantos quiser, podendo ainda alterar sua escala em X e em Y, e alterar sua rotação também.
Depois temos o botão Point que cria pontos para serem usados como guia para a criaçào de uma linha como mostra a imagem ao lado, ou mesmo para demarcar ou ajudar a construir o desenho, esses pontos podem ser usados com o Snap Node, que faz o cursor \"pular\" sobre eles.
Ainda temos o botão Hatch, que permite a criação e aplicação de prenchimentos no interior de poligonos fechados, este comando tem muitas funções e atribuições que serão explicados em detalhes em um outro tutorial específico para ele. Mas aqui vamos ver como inserir os padrões existentes de prenchimento e também como fazer um padrão definido pelo usuário.
Crie um retangulo, ou um poligono fechado qualquer, depois clique no botão Hatch, será aberta uma janela como a da imagem ao lado acima, clique então no botão Pattern e escolha um entre os diversos padrões que já vem pronto com o Auto Cad, como na imagem ao lado a baixo, depois de escolher vc volta para a janela anterior e pode definir a escala e o angulo que será usado para aplicar o prenchimento, depois é só clicar no botão Pick Points, e clicar num ponto interior do poligono que desejamos prencher, dando Enter volta a janela Hatch, clique então em Apply e o prenchimento será aplicado.
Muitas vezes quando aplicamos um prenchimento ele não aparece, isto porque ele está grande de mais, entào é aconselhável diminuir o valor em Scale que é 1, para um valor bem menor como 0,1, assim podemos ver o prenchimento em caso de usarmos prenchimentos que são grandes, mas de qualquer forma podemos ter necessidade de alterar o ângulo e o tamanho do prenchimento, assim como o padrão também depois dele aplicado, para isso vc deve selecionar o botão Edit Hatch na barra de ferramentas Modify II, ou simplesmente digitar na linha de comando EditHatch, e dando Enter, a janela de edição é idêntica a de criação, bastando alterar os parâmetros e clicando em Apply.
Vc ainda pode criar padrões de linhas paralelas ou perpendiculares geramente para criar prenchimento para pisos e azuleijos, veja na janela Hatch que logo abaixo de Pattern existe uma lista que esta em Predefined, clique nela e escolha User-Defined, com isso á abilitado o parâmetro Spacing e a opção Double, no primeiro vc pode definir a distância entre as linhas paralelas, e em Double pode-se abilitar para estas linhas formem quadriculados como na imagem ao lado, veja que vc ainda pode definir o ângulo destas linhas no parâmetro Ângle.
Temos em seguida o botão Region, este cria uma região fechada em poligonos criados com o comando line, muito usado para podermos calcular a área, pois com o comando line cria segmentos de linhas independentes, e para facilitar o cálculo de área pelo comando Area, é preciso que estes segmentos sejam tratados como um único objeto, como se fosse criado com Polyline, ou mesmo para usarmos prenchimentos muitas vezes precisamos que estes poligonos sejam tratados como Polyline, principalmente na detecçào de ilhas no prenchimento, então o comando Region transforma estes segmentos criados com o Line em um único objeto. Veja na primeira imagem ao lado onde estava apenas com segmentos independented, e abaixo onde foi aplicado o Region e já estão sendo cada poligono tratado como um único objeto. Para usar o Region basta clicar no botão e em seguida selecionar os objetos que se deseja transformar.
Por fim temos o botão Multiline Text, este comando cria várias linhas de texto, para usa-lo basta clicar no referido botão, em seguida clique na janela de desenho e arraste para definir a janela de texto, com isto irá aparecer uma caixa com todas as ferramentras comuns a criação de texto, podendo definir a fonte, justificação, tipo, o tamnho, entre outros, assim é só clicar na janela abaixo e escrever o texto, por fim é só dar OK, veja que vc pode nesta janela também importar um texto já digitado em outro programa que esteja no formato txt ou rtf.
Andre Luiz Buttignoli Vieira
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