Tutoriais - Maquete eletrônica
Olá pessoal, estou escrevendo meu segundo tutorial sobre madeiras demonstrando
algumas técnicas mais avançadas para reprodução de veios e cores com variações para serem utilizados no canal difuse do seu editor de materiais. Cheguei a resultados muito interessantes e de uso profissional e gostaria de compartilhar. Lembrando que é necessário ter lido o tutorial antigo que escrevi sobre madeiras com mix. Vamos la então pessoal.
Tonalidades extra
Analisando o tutorial anterior, vemos que utilizamos apenas um mix com 2 cores, sendo um para os veios claros e outra para os veios escuros. Obviamente teremos uma variação gradiente entre o tom mais claro do veio para o tom mais escuro. Essa gradiencia deve-se a variação do tom de cinza utilizado no mapa do canal de mistura.
Porém, em uma rápida análise a algumas madeiras acabadas, vemos que elas possuem variações de tonalidade que vão um pouco além das que nossa técnica anterior nos possibilita criar. Veja os exemplos.
Vemos ai a variação de tonalidades que os veios possuem. Com certeza seria impossível traduzir isso em uma composição simples com mix e duas cores. Para conseguir um resultado satisfatório precisaremos utilizar uma combinação de mix interligados a um mapa principal de mistura e o principio é muito simples.
Criaremos um mapa para servir como misturador geral, ele terá a função de diferenciar as duas tonalidades de veios utilizados em nossa madeira. Então criaremos um mix tendo como mapa de mistura este misturador geral e dentro de cada cor, teremos outros mapas de mix com o veio desejado apenas variando as tonalidades. Veja passo a passo a criação deste mapa:
01 - Abra a textura do veio para mix já preparada para uso no Photoshop. Crie um layer novo sobre a textura e pegue o brush na cor preta.
Pinte agora as áreas onde o veio deve ficar diferenciado, isto é, os nuances de outra tonalidade da madeira conforme figura abaixo. É importante fazer uma análise na madeira real para tentar reproduzir estes nuances nas areas corretas.
02 - Agora basta utilizar um offset para fazer a correção das áreas pintadas pois elas também não estão com encaixe perfeito.
Para isso use offset com um valor de aproximadamente 1000 na horizontal e na vertical.
Depois de corrigido, use um offset com o mesmo valor só que negativo para o mapa voltar a posição correta.
03 - Crie um layer todo branco entre seu mapa de madeira e sua pintura em preto. Pronto, basta salvar o mapa.
04 -Agora no material editor do max
- Criaremos um mix e usaremos este mapa que criamos em mix amount. Chamaremos este mix de Mix Geral.
- Onde anteriormente utilizamos as tonalidades, agora colocaremos mais um mix, clicando em none ao lado do slot da cor.
- Dentro deste segundo mix, colocaremos o nosso mapa de madeira e selecionaremos as tonalidades normalmente como no tutorial anterior. Chamaremos este mix de ?Mix Claro?
- Volte ao ?Mix Geral? e copie o ?Mix Claro? para o canal abaixo e renomeie para ?Mix Escuro? Altere o tom deste mix para obter as diferenças nas tonalidades.
Abaixo o resultado de nosso teste e o diagrama completo dos mapas.
Abaixo temos ilustrado em forma de diagrama mostrando a composição no material no editor do da madeira. Veja na imagem ao lado como ficam nítidas as diferenças entre tons na madeira.
Isto é muito comum e usual para madeiras duras (hardwood), ao contrário das pinturas por impressão, mdf BP e outras técnicas q normalmente utilizam apenas duas cores.
A necessidade de criação de uma técnica que representasse com mobilidade e realismo esse tipo de madeira surgiu por exigência de um cliente que tem como alvo o mercado americano de móveis em madeira maciça.
Tenho a acrescentar profissionalmente que grandes problemas necessitam de grandes soluções e geram grandes aprendizados, como os que hoje compartilho aqui.
Veios, sub-veios e tons
Dando seqüência aos estudos sobre madeiras ainda temos mais uma técnica que desenvolvi para representar as micro fibras alem das variações de tonalidade explicados no tutorial anterior.
Uma das madeiras maisdifíceis de serem representadas chama-se Teca, pois e ela possui características um tanto quanto complexas. Ela possui veios grandes, pequenos veios que acompanham estes veios grandes e ainda variações de tonalidades muito nítidas. Vamos construir o difuse desta madeira com técnicas de mix.
01 - Preparemos os mapas primeiramente conforme ja apresentados anteriormente sendo
- a) nuances mapa que vai criar a diferença principal de tonalidades (pintado de forma muito simples no Photoshop )
- b) veios mapa de uma madeira com veios verticais bem marcados e sequenciados, com as emendas corrigidas conforme primeiro tutorial.
- c) sub-veios mapa de veios pequenos, homogêneos e salpicados.
02 - Agora usaremos os mix.
- Primeiramente criaremos um mix no canal difuse do material tendo em mix amount o mapa de nuances (a). Chamaremos este mix de ?Mix Geral?
- Dentro de Color 1 colocaremos outro mix e que chamaremos de Veios Principais? e neste usaremos o mapa de veios (b)
- Iremos colocar no Color 1 do mix ?Veios Principais? mais um mix tendo como misturador o mapa de sub-veios (c). Este chamaremos de ?veios secundários? Chegou a hora de definir as cores dos veios. Imagine que estas cores são das micro fibras de um dos veios de um dos nuances.
Este mapa de sub veios pode ser usado de forma mais repetitiva ajustando o tiles para definir o tamanho das pequenas fibras em relação aos veios maiores. Sendo assim teremos por hora o seguinte esquema:
- Conforme a figura acima, depois de prontos os mix, podemos arrastar para o slot correspondentes, o veio secundário (1). Neste momento devemos alterar as cores deste novo mapa copiado conforme a necessidade do veio principal.
- Logo após, podemos copiar o Mix ?Veios Principais? para o segundo slot do?Mix Geral? Agora alteraremos as cores de ambos os veios secundários desta nova cópia para que gere a diferença de tonalidade nos nuances.
Ps.: Para ilustrar esta composição, refiz o gráfico acima depois das cópias e alterações de cores.
Obviamente estas cores não são as usuais. Mais a frente coloquei um exemplo real com os mapas mostrados anteriormente.
Veremos agora um exemplo real criado com os mapas apresentados anteriormente. O resultado do nosso teste deve ser igual a imagem abaixo. Coloquei a disposição os mapas utilizados para download nos links:
Baixe as texturas em alta resolução usadas neste tutorial.
Agradeço a todos pela atenção e espero que tenha sido de bom proveito.
Assim que possível estarei escrevendo novas técnicas que estou elaborando para reprodução de outrostipos de madeira.
Bons estudos a todos e até a próxima.
Faça o login para poder comentar
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
Usuários conectados
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710647.
Total de membros registrados: 138122
Últimos membros registrados: natiirala, Camila3242, leonardo1, jonatasrocha1234, Carlosisidoro, evandro12, carolmous, artica.
Usuário(s) on-line na última hora:
1551, sendo 25 membro(s) e 1526 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: Ricardo Paranhos, Thiago Couto, JMDesign, Thiago, Eber.Silva, claro_lima, jonatasrocha1234, Duda, Gabriel.C, Nuno, Camila3242, magster, Victor Mendonça, natiirala, robalbino, Carlos E. Nogueira, Vladis, nandao, TadeuB79, marcola, m.schnaider, Leonardo, Felipe Duarte, mastermax, Marco Rocha.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .