Tutoriais - Maquete eletrônica
Para explicar de forma simples criei esse muro de esquina em poly, este tutorial serve para qualquer tipo de objeto, porém para facilitar utilizaremos esse.
Feito isso vamos convertê-lo para Unwrap UVW, No menu Modifier você poderá encontrá-lo.
Quando a tela estiver aberta clique em face, vamos selecionar todas as faces do objeto uma a uma e a cada face selecionada clique em Quick Planar Map.
É interessante que seja feito com todas as faces, uma a uma caso contrario o ficará um pouco confuso.
Feito em todas as faces vamos então abrir o editor do Unrwap clicando em Edit.
Essa tela se abrirá, para facilitar a visualização vamos desligar o grid e o mapa, em View você pode desabilitar o show grid e o show map.
Veja como ficou, a visualização ficou muito melhor.
É necessário agora separar todas essas faces para que possamos trabalhar nelas para isso selecione todas as faces e clique em Tools/Pack UV´s depois clique em ok, note que abaixo temos opções como vertex, edge e face assim como no editor do Poly, aqui eles servem como tais. Á direita você pode encontrar rotate +90 e rotate -90 esses servem para girar a face se for necessário.
Nessa imagem já temos todas as faces separadas, porém elas estão voltadas para lados diferentes e em alguns casos o tamanho pode ser menor, isso você perceberá mais a frente.
Minimizando o editor do Unwrap e colocando-o ao lado poderemos trabalhar com as duas telas, editor e viewport, repare que ao clicar em uma face automaticamente a face é destacada na viewport, usaremos isso para identificar qual face pertence a qual lado do objeto. Ao clicar na face você verá que outras faces se destacarão com uma linha azul em alguma edge, isso acontece porque aquela edge se encaixa com a face, se você clicar apenas no vértice outro vértice se destacará e você saberá qual lado se encaixa a ela.
Aqui temos um problema pois a parte frente do muro está virada para baixo, observe a face que está sendo selecionada no editor do Unwrap, na viewport pode-se ver que é a parte de cima do muro, porém no editor a edge que se destaca está na parte inferior, esse é um momento para se usar o rotate + 90 para rotacionar a face.
Pronto agora repare que as duas coincidem pois os encaixes estão voltados um para o outro.
Agora para juntar as faces clique em Tools/Stich selected as faces se unirão.
Bom apóes termos juntado a face superior vamos juntar a continuação, veja na imagem que ela corresponde, porém também terei que rotacionala para que fique na posição correta.
Quando terminar repare que a face é muito maior do que o seu lado que se encaixa, isso acontece por que quando utilizamos o Pack UV´s o max as coloca da melhor forma possivel para ocupar todo o interior do quadrado.
Para resolvermos isso existem duas formas, ou escalonamos com o comando scale na arte superior esquerda do editor, ou movemos o vertex, acredito que movendo o vertex pode-se ser mais fácil, para ter um maior controle segure ctrl enquanto movimenta o vertex para que ele fique alinhado.
Após alinhar todas as vertex, repita o com todas as faces juntando todas, e rotacionando e escalonando se for necessário quando terminar ficará parecido com isso, é claro que aqui você vai juntar as faces de acordo com a sua necessidade quando for criar a textura você ira entender melhor. Repare que as faces juntas ficaram maiores do que a área do quadrado, será então necessário escalonar de forma que ela fique dentro do quadrado.
Pronto agora que está tudo certo, faces juntas e tudo dentro do quadrado tire um print screen da tela. Pronto eis o print screen, vejam o quadrado com as faces dentro, a nossa textura é somente o quadrado, não precisamos do resto, portanto usaremos um editor de imagem, eu costumo utilizar o paint para tarefas de pequeno porte.
A única imagem que precisamos é esta, é até chato pensar que tivemos tanto trabalho para conseguir isso, mas o final é satisfatório. Agora só é necessário colocar a imagem que você quiser em sua determinada face, eu por exemplo vou colocar uma imagem que começa em uma parede e termina em outra, você pode fazer a parede quebrada entre um lado e outro.
Vejam coloquei Minha assinatura em cada face, lembrando de que, tem que ficar em cima das faces, e certifiques se que você está posicionando de forma correta, e na face correta, assim é possível ter uma noção imensa de altura e largura para posicionar a textura da forma que você quiser. Nesse caso posicionei os tijolos de forma que fiquem perfeitamente em cima e na frente, fiz isso no Corel Draw.
Pronto agora é só aplicar esse bitmap na esfera de elemento como se fosse uma textura normal, caso seja necessário só ajuste o tamanho, geralmente é 1x1 no real world size. e pronto, eis a nossa parede com mapeamento de textura, ha casos inclusive que você não precisa juntar todas as faces, por exemplo, se apenas uma face será preta com um logo e as demais derão pretas, ajeite as faces dentro do quadrado todas uma ao lado da outra, sem precisar rotacionar e a face que receberá o logo ficará em um cato separado dentro do quadrado, quando jogar no editor, cubra o quadrado com uma imagem toda preta, e com o logo em cima da área onde está a face que irá recebe- la.
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