Oi gente, tudo bem?
Um leitor estava perguntando esses dias atrás sobre o Onix Tree e fazia muito tempo que eu não usava este plug-in, que na verdade é um programa separado e tem um plug-in de conexão com o 3ds max.
Ele queria saber sobre mapeamento e eu não lembrava mais dos detalhes, então, resolvi testar o plug-in para relembrar.
Quando usei pela última vez nem existia o Mental Ray no 3ds max ainda, então, resolvi fazer uns testes com ele também.
Achei que seria interessante postar aqui para esclarecer outras pessoas que tenham a mesma dúvida e mostrar o que o Onix Tree pode fazer para quem não conhece.
Não seria nem preciso ter o programa, bastaria distribuir a biblioteca de plantas e árvores dele junto com o plug-in, pois todo o poder está no plug-in.
O programa é usado apenas para criar outras árvores e plantas, ou então para modificar as existentes.
O plug-in oferece um botão para ler a planta da biblioteca e permite definir a resolução na Viewport, o que deixa bem leve o projeto, mesmo com muitas árvores.
Na hora do render a ávore será renderizada normalmente.
Quando essa planta é aberta no Max por meio do plug-in, ela chega igual a imagem abaixo.
O programa oferece a possibilidade de exportar em 3DS, mas não é boa idéia, o ideal é usar o plug-in, pois como eu disse, é nele que está todo o poder para trabalhar na planta no 3ds max.
O primeiro teste que eu fiz foi texturizar a planta normalmente sem usar mapas de opacidade nas folhas.
Mas para poder fazer isso é necessário clicar no botão Adjust do menu Polygons.
Assim, abre a janela abaixo onde você pode marcar as opções de UV para criar o mapeamento automaticamente nos membros que desejar.
Quando isso é feito, um material Multi/Sub-Object é adicionado no Material Editor com todos os materiais da planta, mas ela fica branca, porque você precisa aplicar texturas quando cria o UV.
Quando está sem o UV as cores são definidas por Vertex Color.
Veja que nessa janela você pode também definir a resolução dos membros.
Com os UVs criados, eu consegui aplicar texturas normalmente, então, fiz esse render com textura no Diffuse e sem mapa de opacidade.
Depois resolvi fazer um teste com mapa de opacidade e funcionou normalmente, o problema é o tamanho e o formato das folhas, que é pequeno e trapezoidal.
No programa Onix Tree Pro você pode aumentar o tamanho das folhas, mas não muito e continuam com formatos pouco adequados.
Foi quando eu percebi o botão Sub-Object na janela do Adjust, clicando nesse botão você pode transformar as folhas em Sub-Objects e criar Planes no lugar delas.
Nessa janela você pode definir o tamanho, a resolução e até a curvatura destes Planes.
Com os Sub-Objects criados, eu consegui fazer a folha da forma que eu queria usando mapas de opacidade.
Você pode criar um grupo só de folhas ou vários, definindo a quantidade de Sub-Objects na janela onde cria os Sub-Objects.
Quando você seleciona um destes grupos na Viewport, aparece o botão Replece no menu Modify, clicando nele você pode trocar este grupo de folhas por qualquer outro objeto, permitindo então a criação de frutos.
Depois, eu resolvi importar uma árvore sem folhas para testar o mapeamento com Displacement no tronco, verificando se ele seria gerado corretamente.
Não usei o Shader exclusivo do Mental Ray para Displacement, apenas usei a cópia da imagem do Diffuse no canal Displacement do Material sem nenhum ajuste especial.
O Displacement foi feito rapidamente e ficou com ótima qualidade.
Então, coloquei algumas poucas folhas na árvore para ver se elevaria muito o tempo de render com Displacement no tronco, se as sombras se comportariam corretamente sobre o Displacement e para ver se as folhas ficariam na posição correta depois da deformação efetuada pelo Displacement. Tudo funcionou perfeitamente.
Para terminar, eu resolvi fazer um teste de animação, pois o plug-in oferece um recurso para animar com vento dentro do menu Wind.
Abrindo essa janela você pode definir a intensidade e a velocidade do vento em cada membro da planta, pode controlar as folhas diferente dos galhos, por exemplo.
Também pode definir a direção do vento, turbulência, variação e muitos outros detalhes.
Fiz um render rápido de teste para ver como funcionava e gostei do resultado, apesar de poder ser muito melhorado se testar mais e configurar melhor os parâmetros.
Veja o vídeo abaixo.
Por fim, eu realmente gostei muito do plug-in nestes testes, acho que é uma ótima opção para vegetação, principalmente pelo baixo peso dos objetos criados com o Onix Tree, permitindo uma boa qualidade e densidade de folhagem no Max, pois muitos plug-ins e programas bem realistas para vegetação, criam objetos super pesados, como o X-Frog por exemplo.
Para quem trabalha com maquete é uma ótima opção.
Abraços
André Vieira
Faça o login para poder comentar
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
Usuários conectados
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.
Total de membros registrados: 138527
Últimos membros registrados: breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts.
Usuário(s) on-line na última hora:
1163, sendo 15 membro(s) e 1148 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: Osvaldo Arquiteto, robsonhti, Geraldo Nunes, Roberto Movanni, HALTTEMBERG, wilsimar, billypaul, fcostta, Allen Anderson, wagnerpsico, anaritacmoreira70, arquiluc, breno001, Duda, Fernando Cunha.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .