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Tutoriais - Renderização

V-Ray Sun e V-Ray Sky

Introdução

O VRaySun e o VRaySky são ferramentas especiais que são fornecidas com o V-Ray renderer. Desenvolvida para trabalharem juntas, o VRaySun e o VRaySky reproduzem o Sol e o Céu ambiente da Terra da vida real. Ambos são codificados assim para mudar a aparência de acordo com a direção do VRaySun.

O V-Ray Sun e o Sky são baseados basicamente no livro \"A Practical Analytic Model for Daylight\" de A. J. Preetham, Peter Shirley, Brian Smits.
Parâmetros do VRaySun

O VRaySun está localizado no painel Create / Lights / VRay.

Enabled ? Liga e Desliga o VraySun.

Turbidity ? esse parâmetro determina a quantidade de poeira no ar e os efeitos de cor do sol e do céu. Valores menos produzem um céu limpo e azul, enquanto valores altos tornam o céu amarelo alaranjado, parecendo um fim de tarde de inverno. Para maiores informações, veja a seção Exemplos.

Ozone - esse parâmetro afeta a cor da luz do sol. Possui um intervalo de 0.0 a 1.0. Valores menores tornam a luz do sol amarelada, valores maiores tornam azul. Para maiores informações, veja a seção Exemplos.

Intensity multiplier ? isso é a intensidade do multiplicado da VRaySun. Veja que o sol é bem brilhante por padrão, você pode usar esse parâmetro para reduzir esse efeito. Veja a seção Notas e Exemplos para maiores informações.

Size multiplier ? esse parâmetro controla o tamanho visível do sol. Isso afeta como o sol é visualizado pela camera e reflexões, assim como o desfoque e sombras do sol. Para maiores informações, veja a seção Exemplos.

Shadow subdivs ? isso controla o numero de amostras para as áreas de sombra produzidas pelo sol. Maiores subdivisões produzem areas de sombra com maior qualidade mas o tempo de render torna-se maior. Para maiores informações, veja a seção Exemplos.

Shadow bias ? move as sombras em direção ou longe da área de sombra do objeto (ou objetos). Se o valor do bias for muito baixo, sombras podem \"atravessar\" lugares que não deviam, produzindo modelos lustrados ou produzindo áreas escuras fora da malha do objeto. Se o bias for muito alto, sombras podem \"deslocar-se\" através do objeto. Se o valor do bias for muito extremo em qualquer direção, as sombras não poderiam ser realizadas por inteiro. Para maiores informações, veja a seção Exemplos.

Photon emit radius ? determina o raio da área, onde os photons serão atingidos. Essa area é representada por um circulo verde em volta do raio de luz solar. Esse parâmetro tem efeito quando os photons são usados em soluções de iuminação global (GI) ou caustics.
Parâmetros do VRaySky

O VRaySky é usado como um mapa de ambiente, na janela de Environment do 3dsmax, ou no slot Environment na caixa de render do V-Ray e comporta-se muito parecido como um mapa HDRI como mapa de Environment. O VRaySky muda a aparência baseado na posição do VRaySun.


Specify Sun node ? especifica como o VRaySky vai determinar seus parâmetros:

Off ? nessa posição, o VRaySky vai automaticamente usar os parâmetros do VRaySun na cena. Nesse caso, nenhum dos outros parâmetros do VRaySky serão acessíveis.

On ? você poderá escoler uma fonte de luz diferente. Isso é recomendado somente se for escolher uma direct light, pois o vetor de direção é tomado em consideração computando a aparência do céu. Nesse caso o VRaySun não é mais controlado pelo VRaySky e os parâmetros do mapa de textura determinam a aparência final do céu.

Sun node ? especifica como a fonte de luz é escolida se o Specify sun node está Habilitado.

Sun turbidity ? igual ao Parâmetro do VRaySun

Sun ozone - igual ao Parâmetro do VRaySun

Sun intensity multiplier - igual ao Parâmetro do VRaySun

Sun size multiplier - igual ao Parâmetro do VRaySun

Notas

Por padrão, o VRaySun e o VRaySky são muito brilhantes. No mundo real, a radiação solar media é em torno de 1000 W/m² (veja as referências abaixo). Desde que a imagem produzida no V-Ray seja em W/m²/sr, você vai obter os valores do RGB produzidos pelo sol e pelo céu de aproximadamente 200.0-300.0 unidades. Isso é correto do ponto de vista físico, mas não para a imagem. Você pode usar o Color mapping para trazer os valores para um intervalo menor (que é a preferência) ou você pode usar o Sun intensity multiplier para tornar o sol e o céu menos intenso. Usando a câmera VRayPhysical com valores convenientes irão produzir um resultado coerente se mudar outros parâmetros.


Links & Referências

Aqui está uma lista de links e references sobre a interpretação do V-Ray Sun e Sky, assim como algumas informações gerais sobre iluminação do Sol.

A.J. Preetham, P. Shirley, B. Smits, \"A Practical Analytic Model for Daylight\", Siggraph 1999, Computer Grahics Procedings; esse texto inclui exemplos códigos fonte e a base dos plugins VRaySun e VRaySky.

The intensity of solar radiation; esse texto contém informação sobre a intensidade media da radiação solar, assim como valores específicas.

Total Watts emitted by Sun; Solar Irradiance; esses textos contém uma lista exata de radiação solar dentro de uma grande porção de espectro eletromagnético.

Distance from the Earth to the Sun; size of the Sun; entre outras coisas, esse documento nos dá a distância do Sol à Terra e os tamanhos do Sol derivado de observações atronômicas.

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_alguem_ Comentou em 16/06/2011 17:40 Ver comentário

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