Este tutorial é a tradução de um texto explicativo que está no site do V-Ray, portanto o que segue abaixo não é da minha autoria.
Neste tutorial iremos examinar modos de renderizar uma cena estática através de multiplas câmeras.
Por padrão, o Irradiance map está setado como Single frame . Isto nos permite renderizar a cena de qualquer câmera, mas toda vez o mapa será cálculado do zero.
Na cena há duas câmeras, renderize e veja o resultado.
Nós poderíamos renderizar, salvar o mapa e usá-lo posteriormente sem ter de fazer o cálculo novamente, do zero. Considerando que o cálculo do ultimo render ainda está na memória (é só deixar marcada aquela caixa don\'t delete que existe na aba Advance irradiance map parameters ), salve o mapa clicando em save to file, dê um nome qualquer, por exemplo \"teste\".
Agora que temos o mapa salvo podemos fazer com que o VRay use-o no próximo render, basta marcar a caixa From file, clicar em browse e selecionar o arquivo salvo anteriormente. Renderize a imagem novamente.
O VRay não cálcula a solução, renderiza a cena direto, usando o cálculo feito anteriormente. Note que o tempo de render foi muito rápido.
E se usarmos o mesmo mapa para a câmera 1? Renderize e veja o resultado.
Repare que tem erros.
Porque o cálculo é feito parcialmente, depende da visão da câmera, ou seja, o mesmo pode ser usado para qualquer câmera, mas o VRay não cálcula o mapa para partes da cena que estão fora da visão da câmera.
Se você marcar a caixa Show samples na aba Indirect illumination, poderá ver onde estão as amostras do ultimo mapa cálculado.
Repare que não existem samples onde aparecem os erros.
É possível renderizar a visão da câmera 1 usando este mapa só calculando o necessário, basta você marcar a caixa Incremental add to current map.
Renderize a cena.
O VRay acrescentou novas amostras ao mapa.
Aqui está uma comparação do mapa velho (amostras verdes) com o mapa recente (amostas laranjas).
Agora mude para o modo From file, desmarque a caixa Show samples e renderize.
Na verdade não é necessário salvar/carregar toda vez que alterarmos a câmera.
Sete para o modo Incremental add to current map e mude a visão da câmera.
Faça isto várias vezes e veja o resultado.
Após renderizar algumas visões diferentes salve o mapa clicando em save to file, iremos precisar do mesmo mais adiante.
Como comparação, veja a última imagem do bloco anterior, é a imagem renderizada com o mapa que está na memória mais o incremento, levou 16,6 segundos, renderize-a novamente usando o Single frame para que um mapa completamente novo seja gerado. Repare que o tempo de render dobrou, custa muito mais tempo fazer um novo cálculo, do que utilizar o que está na memória como base e calcular apenas o que falta.
Voltemos para o mapa de irradiance salvo. Agora contendo informação de uma grande porção da nossa cena, podemos usar este mapa para renderizar mais visões sem fazer novos cálculos. Escolha uma visão que é próxima da que você renderizou anteriormente, marque a caixa From file e renderize. Note que não foi feito nenhum cálculo para as imagens acima. Eu usei o mapa de irradiance salvo anteriormente. Isto é possível porque o mapa já contém bastante informação para renderizar essas visões, embora não tivessemos feito nenhum cálculo exatamente nestas vistas.
Se o mapa não contivesse bastante informação, iriam ocorrer erros como foi mostrado anteiormente e teriamos de fazer mais cálculos usando o método Incremental add to current map.
Como conclusão, este é um workflow básico que pode ser usado para renderizarmos uma cena estática utilizando multiplas câmeras ou então utilizando uma câmera em movimento.
* Primeiro prepare a cena (objetos, materiais, iluminação, etc);
* Ajuste o irradiance map para o nível de detalhe exigido (por exemplo, escolhemos um modo pré-fixado que gera um resultado satisfatório) e ajuste outros parâmetros;
* Delete qualquer cálculo prévio que possa estar na memória para evitar resultados estranhos, basta clicar no botão \"reset irradiance map\";
* Mude para o modo Incremental add to current map;
* Renderize quantas visões for preciso. O primeiro render será lento, já que um mapa de irradiance cheio será cálculado. O tempo dos próximos calculos dependerá do que estará na memória pertinente àquela visão;
* Você pode salvar o irradiance map acumulado em um arquivo. Este mapa pode ser usado para calcular rapidamente outras visões da cena, se preciso for. Quando você estiver certo de que o mapa já contém bastante informação, pode renderizar as suas cenas utilizando o modo \"From file\";
* Não é necessário renderizar a cena sempre que um cálculo é feito, se marcarmos a caixa Don\'t render final image (only compute GI maps), que fica na aba Global switches, o VRay irá apenas fazer um calculo após o outro sem renderizar nada.
Uma ultima observação, se algum objeto for adicionado ou reposicionado na cena, todo o cálculo terá de ser refeito.
Faça o login para poder comentar
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
Usuários conectados
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711071.
Total de membros registrados: 138550
Últimos membros registrados: lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis, condriflexpro, Kevinsdiemer, Yaasu026, brunovidart, breno915.
Usuário(s) on-line na última hora:
1081, sendo 5 membro(s) e 1076 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: lumileanbefehl, Kevinsdiemer, NowSlimKapselndePreis, Asssilem, condriflexpro.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .