Tutoriais - Tutoriais dos usuários

Bullet-Time no 3DS Max

Pra começar esse é meu primeiro tutorial e espero que o André não fique bravo por usar a cena dele pra fazer o tutorial.
Para fazer o efeito Bullet-Time em cenas reais são necessárias muitas câmeras, mas para cenas só no 3DS max, o que utilizamos é o Video Post.
Se quiserem dêem uma olhada nesse video, ele fala um pouco sobre Bullet-Time no filme Matrix.

Vão em cenas para estudo e baixem a cena do André que usarei como base:

Nessa cena o objeto começa a aparecem na cena no frame 51, começa a se quebrar no 60 e termina mesmo no 100.

Vá para o frame 63 e crie uma linha (creat - shapes - line) que comece na câmera e faça o trajeto que precisamos para o Bullet-Time (veja na imagem)
Agora vamos usar o Path Constraint para a movimentação da câmera, Vá na aba Motion do lado direito, na Assign Controller clique no sinal de + do Transform: Pisition...
Depois selecione Positin:Position... e clique no sinal de ?, ai escolha Path Constraint e de OK. Mais pra baixo na aba motion apareceu a opção path parameters, clique em Add Path e clique na linha que fizemos, vai aparecer escrito a lista abaixo \"Line\".
Clique no botão Time Configuration e no Time Dysplay escolha Frame Ticks. Assim cada Frame será dividido em 160 partes.
Selecione a câmera e abra o curve editor. Terá uma linha representando a trajetória da câmera. Na parte suprerior temos dois espaços para colocarmos valores, o primeiro é o frame em que o keyframe está, é nele que trabalharemos.
Selecione o primeiro keyframe o digite no espaço o valor 63, depois selecione o segundo keyframe e digite no mesmo espaço o valor 66:60.
Vá em Rendering - Video Post.
No video Post clique em add Scene Event, precisaremos de 3 eventos, um com tempo real, um com Bullet-Time e outro em câmera lenta, nessa sequencia mesmo.
Nomeie essa cena de Real Time, deixe os parametros como na foto e dê OK.
Com esses parametros fazemos uma sequencia de 23 frames sendo do 40 ao 63.
Clique novamente no Add Scxene Event nomei-o como Bullet Time e deixe como na foto.
Dessa vez dissemos que ele vai percorrer 3 frames e meio em 3 segundo.
Clique pela terceira e ultima vez no Add Scene Event, nomeie como Slow Time e deixe como na foto.
Agora dissemos a ele que o restante do tempo é pra correr com metade da velocidade.
Clique no botão Add Image Output Event e nomeie de final e verifique se está igual a foto, mas deixe o PV End Time em 200, clique no botão file e escolha um lugar pra salvar sua animação e o formato e de ok.

Clique em execute sequence para renderiazar e está pronto.

Qualquer duvida é só escrever, espero ter ajudado um pouco, Algum outro dia posto um tutorial mais completo sobre o tema, mas acho que deu pra pegar a idéia, qualquer critica é bem vinda.

Ai tem um link do video finalizado
http://www.megaupload.com/pt/?d=1614X0L1
Claro que devem ser feitas modificações, mas essa é só a ideia pra fazer o efeito.

Faça o login para poder comentar

Fernando Salmon Comentou em 16/01/2009 14:07 Ver comentário
gago Comentou em 15/01/2009 23:38 Ver comentário
Segio Comentou em 15/01/2009 04:32 Ver comentário
cardosoking Comentou em 14/01/2009 22:25 Ver comentário
ryvans Comentou em 14/01/2009 17:30 Ver comentário
marcioapessoa Comentou em 14/01/2009 15:50 Ver comentário
Fernando Salmon Comentou em 14/01/2009 14:33 Ver comentário
Danilo Comentou em 14/01/2009 13:02 Ver comentário
Fernando Salmon Comentou em 14/01/2009 12:54 Ver comentário
Carlos Fernandes Sachs Comentou em 14/01/2009 12:27 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711048.

Total de membros registrados: 138517

Últimos membros registrados: luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen, GoldenRevivePlus, TroviranKapselnPreis, Williamcharses.

Usuário(s) on-line na última hora: 1303, sendo 13 membro(s) e 1290 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eduardo Ramos, JesusEnzo , Lucas Reis, Carla Franco, Nuno, Ronaldo, Paulo Rodrigues Lima, Ricardo Paranhos, holtenodro, Duda, Lisandro, Osires Mathoso, Diego Dneo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.