Antes de tudo gostaria de parabenizar o nosso grande amigo André e toda a equipe que participou na reforma da casa, e dizer que valeu a pena esperar, pois o resultado ficou muito ótimo. Parabéns galera!!!
BEm, não sei se sou o 1º a estrear um tuto no novo site, mas espero que este seja mais um a enriquecer nossa comunidade.
Pois bem, neste tutorial vou ensinar como fazer textura de lava vulcanica e pegando carona vou mostrar o sistema BlobMesh ligado a particulas para simular líquidos.
Bem, quem não lembra daquele efeito fantástico do T-1000 em o exterminador do futuro 2 na parte onde john connor, sara e o exterminador estão em fuga num carro da policia e o T-1000 perde uma parte de seu corpo com um tiro mas depois ele vem andando e o pedaço de metal incorpora novamente nele pelo sapato, lembram? Pois bem, com o sistema de Blobs e alguns macetes da pra simular aquele efeito e até de líquidos simples, bem simples pra falar a verdade devido a sua função não ser para este fim.
Nesse caso vou simular o encontro de dois jatos de lava vulcanica.
Bem to enchendo muita linguiça, então vamos colocar a mão na massa, qro dizer, na lava..........bem................acho melhor não!!! heheheheh
Vamos começar criando dois sistemas de particulas SuperSpray com as seguintes configurações:
Particle Formation
Spread=12
Off Plane=180
Spread=180
Em Viewport Display abilite Mesh so pra vc visualizar as particulas;
Particle Motion
Speed=4
Particle Timing
Emit Start=0
Emit Stop=100
Display Util=100
Life=100
Particle Size
Size=15
Grow For=0
Fade For=10
Em standard Particles coloca a forma que vc quiser No meu caso eu deixei em Triangle mesmo.
Posicione os dois SuperSpray como na img abaixo
Agora crie um sistema de Gravidade (Gravity) e em Strength coloque algo em torno de 0,12 e link a gravidade a particula.
Agora crie um deflector e em Bounce coloque 0. Link o defletor as particulas e deixe-o no tamanho e posição como mostra a img abaixo
Vc pode colocar o defletor mais a rente para q as particulas não venham a cair no vazio.
Va em Compound Objects e crie o sistema BlobMesh
Em Blob Objects adiciones os dois sistemas de particulas dê um play e veja o q acontece.
Link o BloMesh ao defletor tbm
Agora vamos entrar na melhor parte, a textura.
Coloque um Blend
Neste primeiro material coloque no Material ID Channel=1, para que vc coloque um lens efect Glow para dar o brilho da lava. Caso alguem não saiba ou tenha esquecido, no tutorial do fogo tem explicando direitinho como aplicar esse efeito.
Material 1
Difuse color=Mix
Mix/Color 1=noise
noise
Tiling X, Y, Z=1000
Noise Threshold
High=0,2
Turbulence
Levels=6
Color1/ R=255, G=174, B=0
Color2/ R=255, G=60, B=0
Volte ao mix parameters
Color 2=noise
noise
Tiling X, Y, Z=1000
Noise Threshold
High=0,2
Turbulence
Levels=6
Color1/ R=255, G=72, B=0
Color2/ R=255, G=192, B=0
Volte ao mix parameters
Mix Amount=noise
noise
Tiling X, Y, Z=3
Turbulence
Levels=8
Agora arraste de difuse color para Self-Illumination
Em Bump coloque outro noise com algo em torno de 900
agora deixe no quadro 100 e em Offset/Z=200
Turbulence
Levels=6
Volte para o blend
Material 2
Difuse color=Map BENEDETI.JPG obs: VOU DISPONIBILIZAR OS MAPAS DO TUTORIAL, mas é obvio que cada um pode colocar o mapa q mais lhe agradar.
coloque suas coordenadas em Planar from object xyz
Tiling X=1, Y=2
coloque o difuse color em 50 e em Shader Basic Parameters deixe o Ambient totalmente preto.
Em Bump coloque o Mapa tile01mediun017.jpg, coloque algo em torno de 900.
Volte para o blend e em Mask coloque o Mapa tile01mediun017.jpg com as mesmas configurações da anterior.
Mixing curve
Upper=0,92
Lower=0,28
Mapas do tuto
Agora é só aplicar o material no BlobMesh e renderizar um videozinho e ver como ficou. Se vcs seguiram direitinho o tuto irão obter um resultado como mostra a img abaixo.
Bem eu dei o pontapé inicial, agora fiquem avontade pra explorar as configurações as quais vcs acharem melhor.
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