Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC
Vinicius Paciello   São Paulo - AC
Ricardo 3D   Brasil - BA
dami   João Pessoa pb - AC
Savio Parente   Fortaleza - CE

Portfólios Ver Mais

gilbertorbr   porto alegre
ThiagoBrugnolo   Cabreuva - AC
luizsouzah   São Paulo - AC
Antonio   Campinas - SP

Tutoriais - CAD / CAM

Rhinoceros 3D - Curve From Object

Continuando os tutoriais do Rhino 3D básicos, vamos ver como usar os importantes comandos da paleta Curves from Object, muito úteis na modelagem NURBS.

Para começar vejamos o primeiro comando Project Curve to Surface, que permite que vc projete uma curva sobre uma surface tendo com base uma das viewports.

Para isso crie uma surface qualquer e uma curva qualquer como mostrado na primeira imagem ao lado.

Em seguida clique no botão e depois clique na curva na viewport que deseja projetar, por exemplo, clique na viewport em que esteja de frente com a surface e a curva, confirme com o botão direito do mouse e escolha a surface. Com isso a curva será projetada sobre a surface pela viewport escolhida.

É muito usado para podermos fazer cortes complexos em surfaces, assim como mostra a imagem ao lado. Pois em Nurbs usamos curvas para cortar superfícies usando comandos como Split e Trim, mas esta curva deve estar perfeitamente inserida na curvatura da surface.
Ao lado temos o botão Pull Curve to Surface by Closed Points, que permite a projeção de uma curva sobre uma surface sem precisar ter como base uma única viewport, muito útil em casos que a curva irá ser projetada num angulo maior que 90 graus, e que não seja simetrica.

Para isso crie uma surface como a mostrada na imagem ao lado, em seguida crie uma curva qualquer, iremos projetá-la como no comando anterior, mas queremos que ela seja projetada ao redor da surface, coisa que seria impossível usando um viewport, pois a curvatura da surface nào permite.

Depois que criar a curva vc deve editar seus CVs para que esta fique arredondada como a surface, e próxima a mesma, como mostra a primeira imagem ao lado.

Por fim clique no botão e em seguida na curva, confirme e clique na surface, pela vista perspective mesmo, desta forma a curva será projetada na surface e poderá ser cortada como é mostrado na imagem ao lado.
O botão seguinte é do comando Duplicate Edge, que cria uma cópia da Edge (borda) de uma surface. Muito útil pois com ele podemos retirar cópias de curvas para podermos continuar a modelagam, lembrando que tudo em NURBS é modelado com base em curvas. Para usá-lo basta clicar no botào e em seguida na Edge que pretende copiar. Como mostra a iamgem ao lado.
O botão seguinte é do comando Duplicate Border, que tem funcionamento igual ao anterior, mas este copia todas as bordas da surface, como mostra a magem ao lado. Para usá-lo basta clicar no botão e em seguida na surface que deseja copiar as bordas.
O comando seguinte é o Intersection, que cria uma curva exatamente na intersecçào de duas surfaces. Muito útil para podermos saber onde a surface esta passando, para podermos cortar no local exato.









Para usa-lo crie duas surfaces qualquer, claro que uma interseccionando a outra, como na primeira imagem ao lado, sem seguida clique no botão e depois nas surfaces, dessa forma será criada uma curva justamente no local de intersecção das surfaces, como mostra a segunda imagem ao lado.
O comando seguinte é o Contour que cria várias linhas paralelas sobre uma surface.






Para usá-lo crie uma surface qualquer, em seguida clique no botão e depois na surface, a linha de comando vai pedir que indique o plano onde o Contour será aplicado, então vc deve escolher a viewport que deseja, e a direção do plano pelo teclado ou com a inserçào de pontos, depois a linha de comando pede a distância entre as linhas, entre com o valor pelo teclado, desta forma será criado sobre a surface linhas paralelas na distância indicada.
O botão Section é um comando que cria secções de um objeto, muito útil para cortá-lo ou para extrair curvas para continuar a modelagem.




Para usá-lo crie um objeto qualquer, em seguida clique no botão e depois no objeto, confirme e em seguida a linha de comando pede o plano onde será criada a secçào, então escolha a viewport que desejar e criando dois pontos atravesse a surface onde deseja criar a secção e esta será criada, como mostam as imagens ao lado.
O comando seguinte, Extract Isoplan extrai curvas U e V de uma surface.
Para usá-lo crie um objeto qualquer como na primeira imagem ao lado, em seguida clique no botão e depois na surface, vc pode então mover o mouse para posicionar onde deseja extrair as curvas U e V como é mostrado na segunda imagem ao lado.
O próximo comando, Extract Wireframe também extrai curvas U e V do objeto, mas nesse caso ele extrai todas as curvas U e V existentes como mostra a imagem ao lado. Para usá-lo clique no botão e em seguida na surface do objeto que as curvas serão extraidas.
O comando seguinte é o Silhouette, que cria as curvas da silueta de um objeto, para usá-lo clique no botão e em seguida clique no objeto e as curvas da silueta serão criadas, como mostra a imagem ao lado.
O próximo comando é o Blend Perpendicular to Edge, muito útil para podermos criar curvas entre duas surfaces para continuar a modelagem, este comando permite que vc crie curvas suaves entre duas surface, oque possibilita que a continuação da modelagem fique perfeita.
Para usá-lo crie duas surfaces, levemente curvas para ver bem o funcionamento dele.

Em seguida clique no botào e depois na borda da primeira surface, e indique o ponto inicial da curva, depois clique na borda da segunda surface, eindique o ponto final da curva, esta será criada respeitando a curvatura das surfaces. Desta forma se criarmos uma surface a partir desta linha ela vai ficar perfeita em relação as surfaces iniciais, como mostra a imagem ao lado.
O botão seguinte se refere a dois comandos, clicando com o botão esquerdo vc acessa Creat UV Curves, e com o botão direito acessa Apply Planar Curves to Surface.






Estes comando se referem ao Parameter Space que é uma propriedade bidimensional das surfaces Nurbs, ele é referente ao mapeamento das surfaces, para testá-lo crie uma surface qualquer, clique com o botão esquerdo no botão e em seguida na surface, será criado um ret6angulo que se refere ao Parameter Space do mapeamento da surface, agora selecione esse retângulo, clique com o botão direito sobre o mesmo botão e depois na surface, o retângulo será aplicado certinho nas bordas da surface, crie um outro retangulo qualquer e faça o mesmo procedimento, não ficará certinho nas bordas, é como uma imagem será mapeada na surface.
O próximo comando é o Flatten Developable Surface, que cria uma curva plana com o desenho da surface, como se esta estivesse aberta, como mostra a imagem ao lado. Para usá-lo clique no botão e em seguida em uma das edges da surface, em seguida clique na edge do lado oposto, confirme com o botão direito e a curva será criada no plno de desenho.
O último botào também tem dois comndos, clicando com o botào esquerdo vc acessa o Make 2-D Drawing, que cria um desenho 2D apartir da vista que vc selecionar, já clicando com o botão direito vc pode criar desenhos 2D das vistas front, left e top do seu modelo.

Para usá-lo crie um objeto qualquer eu estou usando no exemplo o objeto que esta na primeira imagem ao lado, clique com o botão esquerdo do mouse no botào e em seguida no seu objeto pela vista que deseja criar o desenho 2D, e este será criado no plano de desenho, como mostra a segunda imagem ao lado, onde extrai o desenho 2D da vista perspective. Depois clique novamente no mesmo botão, mas com o botão direito do mouse e em seguida no seu modelo, com isso será criado no plano de desenho 3 desenhos em 2D do objeto selecionado, como mostra a terceira imagem ao lado.

André Luiz Buttignoli Vieira

Faça o login para poder comentar

Andre Vieira Comentou em 16/06/2011 17:55 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707625.

Total de membros registrados: 135235

Últimos membros registrados: hvicentin, jenniwerner, kressrobert, Hugginsed, kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_.

Usuário(s) on-line na última hora: 788, sendo 23 membro(s) e 765 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Thiago Couto, Adalberto Rocha, JMDesign, Le_Andro, Reinaldo Silva, Victor Mendonça, Rodrigo, gago, Fabio Catelleno, Pedro Juliato, Osvaldo Arquiteto, Paulo Rodrigues Lima, Abilio, Geraldo Nunes, Celso Borttoloto, Roberto Movanni, Henrique Ribeiro, cristian rocha da silva, Frederico Wagner N. R., hawph, emersonforentin, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.