Tutoriais - Edição de imagens

PhotoShop Feather

Para começarmos com os tutoriais sobre Photo Shop, irei explicar um efeito que constantemente me perguntam como fazer, é um efeito bem simples, o Feather, que é aquela disolução de um recorte da imagem sobre um fundo geralmente branco.

Quero deixar claro neste primeiro tutorial que iremos durante o curso descrever as ferramentas dos Photo Shop, e não especificamente tratamento fotográfico, o leitor deve usar as ferramentas para fazer qualquer tratamento desejado, o limite é a imaginaçào.

Começando abra uma foto qualquer no seu Photo Shop, no meu caso estou usando a fota a esquerda.
Clique na ferramenta de seleção, a preimeira da palheta do Photo Shop, provávelmente deve estar na seleção de retângulo, clique e segure um pouco que a palheta se abre e vc pode escolher a seleção circular.
Agora clique e arraste sobre a foto para criar a seleção circular, se vc deseja um circulo perfeito, fique com a tecla Shift apertada enquanto cria a seleção. Estou usando a seleção circular, por ser a mais vista por ai, mas vc pode fazer este efeito com a seleção retangular, ou mesmo poligonal e com laço.
Agora clique no item Select do menu superior do Photo Shop, e escolha Feather, irá abrir uma janela onde vc pode escolher a quantidade de pixeis para o esfumaceamento da imagem, este valor depende do tamanho em peixeis da imagem, em imagens grandes devemos usar valores maior, e em imagens pequenas devemos usar valores menores para obter o mesmo efeito, no meu caso eu estou usando 10 pixeis.
Agora escolha no menu Edit>Copy, ou tecle Ctrl+C, em seguida escolha no menu File>New, ou tecle Ctrl+N, com isso o Photo Shop vai ler a cópia da imagem contida na seleção e vai criar um arquivo novo com o tamanho exato da imagem que está na área de transferência. A janela que abre mostra o tamanho da imagem a ser criada, e na parte de baixo da janela vc pode escolher se deseja fundo branco, com a cor de fundo, ou transparende, escolha branco e clique em OK.
Simplesmente escolha no menu Edit>Paste, ou tecle Ctrl+V, e vc já vai ter a imagem recortada com as bordas esfumaceadas, a imagem ainda vai estar em Layer, escolha no menu Layer>Flatten Image, em seguida vc já pode salvar a imagem normalmente.
Ao lado coloquei uma imagem onde usei o valor 25 na caixa Feather, assim o esfumaceamento é maior como vc pode ver.
A imagem recortada com Feather pode ser inserida sobre qualquer cor de fundo, e não apenas branco, pode ser inserida também sobre outra foto e o efeito manterá a opacidade nas bordas, assim como vc pode ver na imagem ao lado.
Assim como eu falei no início vc pode usar um laço poligonal ou comum para gerar a seleção para aplicar o Feather e recortar, veja na imagem ao lado onde fiz uma seleção em forma de coração.
Como estamos falando deste assunto eu irei apreveitar para mostrar um outro efeito parecido, porem mais suave, é o Layers Effects.

Para isso refaça a seleção sobre a foto, mas desta vez não use o Feather, apenas Edit>Copy, em seguida File>New, e depois Edit>Paste, vc terá uma imagem como a ao lado, com as bordas bem definidas.
Clique agora no menu Layer>Effects>Inner Glow. Irá abrir uma janela igual a que esta na imagem ao lado, nela vc pode definir a cor, em Opacity o grau de trasparencia, em Blur o esfumaceamento, e por fim a intensidade do efeito em Intensity.
Este efeito mostra pra vc em tempo real o resultado, isto é muito bom pois vc pode ir testando os vvalores para chegar no resultado desejado, na imagem ao lado vc pode ver como ficou usando a cor branca, Opacity = 100, Blur = 50 e Intencity = 100.
Você pode escolher cores diferentes para o efeito de Glow, veja na imagem ao lado como ficou quando mudei a cor de branco para amarelo ouro.
Repare na parte inferior da caixa de configurações do efeito Inner Glow contém duas opções, Edge e Center, em Edge o efeito é aplicado nas bordas, em Center o efeito passa a ser aplicado no centro da imagem, assim como vc pode ver ao lado.
Veja que na ficha Layer vc tem um simbolo na frente do layer que vc aplicou o efeito de Inner Glow, enquanto não aplicar o comando Layer>Flatten Image, vc pode a qualquer momento clicar sobre este simbolo para alterar as configurações do efeito de Glow.



André Luiz Buttignoli Vieira

Faça o login para poder comentar

Andre Vieira Comentou em 16/06/2011 18:39 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 672398.

Total de membros registrados: 110988

Últimos membros registrados: pliniobrito, MaxiPlot, Marcelo, marcossalmo, Marcelo, Rafael Cardoso, Camila, sabroca.

Usuário(s) on-line na última hora: 473, sendo 20 membro(s) e 453 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JMDesign, rodrigotrovao, Paulo, Marcelo Baglione, wdesign2006, stela2009, Junior3D, alex, mdpontes, geraais, henriquekazuo, CacaMore, sandrovader, pliniobrito, pauloh1.esd, Le_Andro, wel, Elis, Fernando Cunha, Lucas.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2018. Todos direitos reservados.