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Retopologia no Z-Brush

Bom pessoal, como prometido, um mini tutorial sobre retopologia.

-Primeiramente, temos nosso monstro aberto no canvas, no modo Edit.
-Clicando sobre a Zsphere, mudamos o nosso \"tool\" para a zsphere.


-Dentro das propriedades da Zsphere, temos uma aba chamada Rigging. É nela que vamos selecionar nosso personagem.
-Clique em Select Mesh e selecione o mesh que foi previamente carregado.
-Agora, o mesh aparece em nosso canvas, com a zsphere no meio dele.
-Para começarmos a desenhar nossa retopologia, temos a aba topology.
-Clique em Edit Topology
-Agora a parte divertida começa...
-no modo Draw (tecla Q), vc cria pontos...Segurando o ALT voce os apaga. Para mudar a origem do inicio da criacao dos vertices, segure shift e clique sobre o vertice desejado.
-No modo Move (Tecla W), voce consegue mover os vertices.
-é bem simples e intuitivo...cria, apaga e muda a origem.
-Apertando a tecla A, voce visualiza o seu mesh, como um preview do que está sendo reconstruído.
-Este preview, por default, acada sendo na subdivisao 2...apertando SHIFT + D, voce consegue ver a malha original, em sua subdivisao 1.
-Outra ferramenta importante, é na aba PROJECTION...ligando o projection, voce terá uma malha mais proxima da original possivel, tentando \"colar os vertices e faces ao mesh original\"
-ao finalizar a retopologia, voce transforma essa geometria nova em uma nova, podendo ser levada ao max para UV, animação, etc.
-Dentro da aba ADAPTIVE SKIN, Temos um parametro muito importante...A densidade.
-A densidade é como as subdivisoes...quanto maior a densidade, mais subdivisoes no mesh reconstruido e mais detalhes serão aproveitados, podendo não necessariamente, serem refeitos ou projetados.
-Para gerar a malha, clique em Make Adaptive Skin.

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Vimukta Comentou em 16/08/2011 22:34 Ver comentário
Glauco Longhi Comentou em 16/06/2011 18:50 Ver comentário

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