Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
alessandrolima   Cachoeirinha/RS
woshngton   Guarulhos - SP - SP

Portfólios Ver Mais

centralmaquete   Aparecida de Goiânia , GO - GO
fejao   São Bernardo / SP / Brasi
Rafaelbn   Recife - PE

Tutoriais - Artigos

As novidades do Max 6 em primeira mão

É para valer mesmo, a Discreet anuncia que vai mostrar o 3DS Max 6 na Siggraph 2003 em San Diego, mas nós já temos todas as novidades do soft para informar nosso leitores e também telas da versão Beta mostrando algumas inovações, tudo que era comentado como boato se confirmou e além do que foi comentado neles e anunciados aqui na Três D1 ainda tem muitas outras novidades espetaculares.

O 3DS Max 6 vem bem mais robusto e poderoso como já era de se esperar, desde que o soft foi adquirido pela Discreet a evolução passou a ser monstruosa a cada versão, e na 6 não é nada diferente, o que ficou para ser melhorado da versão 4 para a 5 foi revisto agora na 6, muitas inovações são destinadas a desenvolvedores de games já que o Max é lider absoluto nessa área com 80 % do mercado, mas tem novidades para todo mundo, na área de arquitetura e na área de efeitos especiais e animação para produções de vídeo, confira as inovações:
Novo Schematic View, totalmente remodelado como novo controle de layout permitindo salvar e ler layouts por cena, por personagem, entre outros, e ainda pode adicionar, deletar e editar Modifiers, Controllers, Contraints e Wires direto pelo Schematic View facilitando muito o trabalho em cenas grandes.

- Paint Studio, é realmente incrível e ninguém esperava de verdade, em uma parceria com a High Element, desenvolvedora do famoso e poderoso Deep Paint para pintura 3D, o Max 6 vem com uma nova ferramenta de pintura interativa 3D baseada no Deep Paint, permitindo pintar em diversos canais junto ou separadamente, usando múltiplos layers e através de diversos objetos.
O Particle Flow que também anunciamos aqui em primeira mão para nossos leitores e na época ainda especulamos que ele seria o futuro sistema de partículas do Max 6 por ter sido distribuido gratuitamente no Discreet Subscription se tornou realidade, um super poderoso sistema de partículas usado inclusive no filme X-Men 2 que foi feito com o Max, ele permite a criação de qualquer tipo de efeito com partículas.
HDRI, o Max 6 vem com suporte total a HDRI (High Dynamic Range Images) que permite usar imagens nesse formato para gerar luzes precisas de ambientes na cena 3D.
Reactor 2 integrado ao programa e com muitas novidades, como os novos comandos Stunt Man, para simulação com personagens orgânicos, e Rag Doll, além de dinâmica para veículos e um Fracture mais avançado.
Region Net Render, agora o Max 6 permite o uso do RenderFarm (diversos computadores em rede para o render) para renderizar apenas uma imagem distribuindo em Buckets para as CPUs envolvidas.
Mental Ray 3.2 totalmente integrado ao programa e com muitas novidades como anunciamos aqui com exclusividade para nossos leitores, agora está realmente confirmado, e junto vem dezenas de novos materiais para serem usados com ele.
Vertex Paint, foi muito melhorado e recebeu muitos novos recursos, tem o Paint Game para guardar dados específicos em canais dos vértices como por exemplo, o quanto que um rio de lava danifica um personagem, tem também novos Brushes que são sensíveis a pressão e com controle de suavidade, ainda tem o Selections que permite usar seleções de faces e vértices como máscaras na pintura de partes do objeto, com a possibilidade de Soft Selection para controlar a suavidade de transição nas bordas da seleção, e cada Vertex Paint Modifier tem um layer com controles próprios de opacidade e estilo de mesclagem (Blending) igual ao PhotoShop.

O sistema de modelagem por Patchs, conhecido também por modelagem com Splines ou Surface desde o Max 4 quando surgiu o Modify Surface, foi melhorado e teve a produividade elevada, já que é um sistema muito trabalhoso atualmente.
O Modify UVW Unwrap que veio a partir do Max 5 e já é reconhecido por todos como o melhor sistema de mapeamento do mundo foi incrementado com a adição de uma nova ferramenta para dar \"relax\" no mapeamento permitindo mais facilidade sem ter que usar o Stretch.
Mirror Skin Weights, agora está mais rápido fazer o envelopamento de malhas com o Skin devido a possibilidade de espelhamento das configurações de Vertex Weights.
Integração total com AutoCAD 2004, Architectural Desktop 2004 e Inventor, compatibilidade de arquivos e configurações entre o Max 6 e o Viz Render que acompanha o ADT 2004.
Novo Architectural Material para uso de Radiosity ou do Mental Ray com propriedades físicas dos materiais.
Novo sistema de gerenciamento e operações com Layers.
Agora o Max 6 aceita guardar diversas configurações de interface para cada usuário.

Rendering Presets, você pode salvar as configurações de render e renderizar depois chamando o arquivo pela linha de comando (Prompt) sem necessidade de abrir o 3DS Max, podendo criar arquivos texto para fazer Batch Render e também economizando recursos do sistema que podem ser usados pelo render.
O acesso as configurações de render, efeitos de Environment e Render Effects podem ser acessados pela mesma janela.
Agora será possível escolher se deseja ou não renderizar uma luz que está em Hide, muito útil para testar a melhor configuração de iluminação numa cena.
Melhoramento da performace e da qualidade do render com Radiosity.
Melhorias no gerenciamento de multiplos materiais facilitando o manuseio de texturas em materiais complexos.
As inovações do DirectX 9 para geração de shaders direto na Viewport usado em aplicações interativas 3D e games, disponível para download separadamente para o Max 5.1 está integrado ao programa, oferecendo materiais específicos para isso como o Viewport Shader.
Render to Texture, os cálculos de radiosidade podem ser distribuidos por todo o RenderFarm na criação de Baking Textures.

O MaxScript permite acessar arquivos .max fora do 3DS Max.
E diversas melhorias menores mas muito importantes como a maior velocidade do Dope Sheet, melhorias na caixa de diálogo no Net Render facilitando o manuseio de arquivos na fila de render (Batch Render), entre outras.

O preço continua o mesmo, US$ 3495,00 e na entrevista o responsável pela Discreet ainda menciona que eles não diminuem recursos criando diversos níveis do mesmo soft, não abandonam o suporte aos consumidores e muito menos criam choques no mercado e nos usuários diminuindo drasticamente o valor do soft, fazendo uma referência direta a atitude a Alias que baixou o preço do Maya em 6000 dólares o ano passado, e cada dia oferece uma versão mais simplificada a preço menor para atrair mais usuários, ainda informa que o 3DS Max é o programa de 3D mais usado no planeta com 180 000 licenças e pretendem manter seus usuários confortavelmente em paz sem nenhuma novidade indesejada.

Agradecimento aos amigos colaboradores Antônio Carotini Neto e Diogo Luiz Dubiella

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711074.

Total de membros registrados: 138553

Últimos membros registrados: carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis, condriflexpro, Kevinsdiemer.

Usuário(s) on-line na última hora: 792, sendo 6 membro(s) e 786 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Rodrigo, Cledson, Sergio1987, Rodrigo, Fabio Catelleno, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.