Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alexmen   Fortaleza - CE
RSFX   São Paulo
renatoconti   Londrina - PR - AC
Stherno   Vila Velha - ES/BR
jimmy ribas   curitiba pr - PR

Portfólios Ver Mais

Jrsoares   Brasília - DF
Leo Maciel   Salvador - BA
Alef Rodrigues   Marília - SP - SP

Tutoriais - Artigos

Overview exclusivo Três D1 do 3ds max 5

O Max 5 tem muitas mudanças e muitas novidades, vou tentar descrever as principais:

Na minha opnião a melhor de todas as novidades é que o Max 5 não tem incompatibilidade de plugins com a versão 4, todos os plugins da versão 4x funcionam perfeitamente na versão 5, todos que pude testar pelo menos.

Não existe mais o Track View, no seu lugar tem dois novos editores, o Dope Sheet e o Function Curve como mostra as imagens ao lado. Uma mudança bem significativa na agilidade do trabalho foi a separação por defalt das coordenadas X, Y, Z de transformações como posição rotação e escala, assim além de ficar mais fácil animar sem ter que ficar trocando de controlador a toda hora também ficou muito mais fácil de aplicar um Manipulator, pois eles trabalham em coordenadas separadas.
Todo o sistema de animação foi modificado, a forma de trabalhar com Keys está bem parecida com a do Maya, não tem mais o botão Animate, tem o Auto Key e o Set Key, além de novas funções e atalhos como mostra a primeira imagem ao lado. Os botões de Snap que ficavam ao lado do Animate subiram para a barra pincipal no lugar dos filtros X, Y, Z e XY, agora pode usar estes filtros facilmente no mouse pois perceberam como fazer de forma a ficar confortável o trabalho colocando o eixo XY próximo ao eixo X e ao eixo Y, no Max 4 essa trava fica distante do objeto selecionado dificultando o trabalho. Além dele os eixos de Rotate e Scale também são ativos no mouse bem parecido com os do Maya.
As luzes também melhoraram muito graças ao novo sistema de Render, agora é possível usar luzes reais, luzes que simulam perfitamente uma luz real de qualquer fabricante baixando da internet ou usando uma das diversas luzes padões já disponíveis como de Halogênio, Incandescente ou Mercúrio.
Falando no novo sistema de Render o Max finalmente recebeu um render nato com Radiosity, e diga-se de passagem um dos melhores do mundo no uso de Radiosity, foi integrado ao Max o famoso Light Scape da Autodesk, agora você pode render com o efeito de radiosidade dentro do Max igual no Light Scape e pode escolher se deseja ou não fazer a sub divisão do Mesh, o sistema de Radiosity que está presente no Max melhorou muito perto do que era essa forma de criar o efeito de reflexão da luz pelas superfícies, ele está muito mais veloz. Tem também a possibilidade de exibir o efeito na Viewport como faz o Light Scape e permite usar a nova função Light Paint para \"pintar\" direto na cena onde precisa de mais ou menos radiosidade.
O sistema de Bones que já havia sido bem modificado no Max 4 agora mostra porque de toda aquela modificação, o Max 5 tem um novo sistema exclusivo para criação de animação para personagens permitindo que uma animação complexa como essa seja feita de forma bem mais fácil e rápida, novas funções adicionadas ao sistema de Bones deixou bem mais flexivel a criação da estrutura hierárquica para a animação, os Bones podem ser editados depois de prontos, podem ser escalonados, movidos, removidos, conectados e até refinados criando vários onde só tinha um, como faz para inserir mais vértices em uma linha.

O Material Editor recebeu um novo Shader exclusivo para criar objetos translúcidos como os que são possíveis usando o efeito de Subsurface Scattering, mas não testei ainda para ver se realmente funciona com a mesma facilidade e perfeição que consegue por exemplo o Final Render.
O sistema de Render tem agora também a possibilidade de renderizar para uma textura, ou seja, todos os materiais e efeitos que um objeto recebe, como sombras e luminosidades geradas por um ponto de luz são gravados em uma terceira textura, muito útil na criação de jogos e ambientes em realidade virtual.

Uma novidade que é muito bem vinda e merece ser aplaudida é a incorporação do plugin Reactor ao corpo do programa, agora todo o poder de animação dinâmica do Reactor é defalt do Max tornando obsoleto o antigo sistema Dynamics, e o Reactor é um dos melhores se não o melhor simulador de reação física para animação 3D que tem no mercado permitindo solucionar qualquer tipo de animação neste sentido e em tempo real ainda.

Certamente a versão final deve ter mais novidades, essas são as principais que eu encontrei nos testes que fiz na versão Beta.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711074.

Total de membros registrados: 138553

Últimos membros registrados: carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis, condriflexpro, Kevinsdiemer.

Usuário(s) on-line na última hora: 761, sendo 7 membro(s) e 754 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Rodrigo, Cledson, Sergio1987, Rodrigo, CNC, Fabio Catelleno, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.