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array em um path

Por: Abilio  

Em: 24/01/2018 17:36

oi

como eu faço para distribuir um objeto por um caminho , como um array , sem deformar no max ?


valeu
Não entendi o "deformar". Enfim, vc pode animar o objeto com path constrain, por exemplo, do quadro 0 à 100, com 100% no quadro 100. , em seguida menu Tools > Snapshot. No diálogo vc marca Range, do quadro 0 à 100,  o número de cópias desejadas e o tipo de Clone Method (como não sei o q vc vai fazer, sugiro Copy). Ver imagens.
 
O Xikote strala
Oi Abílio, tudo bem?

O Xikote já te deu uma ótima explicação com as principais possibilidades e agradeço muito a ele por isso, então, vou colocar a última delas para completar, que é o Spacing Tool.

Ele fica no menu Tools > Align > Spacing Tool.

Assim, vai abrir a janela mostrada na imagem em anexo, você clica no Pick Path e depois pode controlar interativamente a contagem de objetos ou o espaçamento entre eles, também tem Offset no início e no final da linha e opções de alinhamento.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Abílio, tudo bem?

O Xikote já te deu uma ótima explicação com as principais possibilidades e agradeço muito a ele por isso, então, vou colocar a última delas para completar, que é o Spacing Tool.

Ele fica no menu Tools > Align > Spacing Tool.

Assim, vai abrir a janela mostrada na imagem em anexo, você clica no Pick Path e depois pode controlar interativamente a contagem de objetos ou o espaçamento entre eles, também tem Offset no início e no final da linha e opções de alinhamento.

Abração e tudo de bom.

André Vieira


e da pra virar a orientação do objeto de acordo com o path ?
não estou falando de deformar, estou falando de rotacionar de acordo com a linha
Oi Abílio, tudo bem?

Infelizmente o Spacing Tool e o Snapshot não possuem a opção Bank, que faz essa rotação conforme a curvatura do caminho, para isso você precisa usar o Path Constraint indicado pelo Xikote.

É fácil, você cria o caminho com a Spline, depois seleciona o objeto que vai distribuir pela linha, acessa o menu Animation > Constraints > Path Constraint.
Assim, ficará uma linha pontilhada presa no cursor do mouse, então, clique na linha do caminho e o objeto vai pular para o ponto inicial da linha.

A partir de agora você consegue controlar a posição do objeto na linha através do parâmetro % Along Path que fica no menu Motion, aquele com a rodinha.

Logo abaixo do % Along Path você encontra as opções Follow e Bank, é só ligar as duas que o objeto vai rotacionar nas curvas como mostra a imagem em anexo.

Você pode controlar a amplitude da rotação no Bank Amount e a suavidade no Smoothness.

Mais abaixo também tem algumas opções que pode usar como Constant Velocity e Loop.

Se o objeto girar no eixo errado nas curvas, você pode trocar o eixo no final do menu do Path Constraint, por padrão vem habilitado o eixo X.

OBS: A forma mais prática de criar vários objetos no mesmo caminho é clonando o objeto que já anexou ao Path, pois todos os outros também ficarão anexados e você só precisará modificar a porcentagem do Along Path.
É bom escolher Instance na clonagem para poder modificar todos os objetos ao mesmo tempo se precisar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira


antigamente isso era feito com o PathDeform

estou certo ?
Oi Abílio, tudo bem?

O Path Deform ainda existe, mas ele serve para outra coisa, ele faz justamente o que você não queria, que é deformar o objeto através do caminho.

Portanto, se aplicar Path Deform no mesmo exemplo que postei usando cilindros e um caminho curvo, o cilindro vai se deformar de acordo com o caminho como mostra a imagem em anexo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Muito legaleste recurso. aprendi um pouco mais. valeu moçada

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