Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

FM Design - Arquiteto & Designer   Niterói / Rio de Janeiro - RJ
Lince   Farroupilha - AC
AlbertoMaciel   Joinville - SC
An3dre   Araras / SP - SP
Ed Lopes   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

JCRMJ   Maranhão, São Luís - MA
fermquer   São Paulo - SP
Joao Paulo   São José do Rio Preto - SP - SP
M. Elias   Rio de Janeiro - RJ

Problemas com sombra no v-ray 2015

Por: Antonio Neosmar  

Em: 14/02/2018 20:19

Boa noite pessoal, como foram de carnaval?, Só alegria eu espero.

Estou com um problema na qualidade das sombrtas e brilhos serrilhados com o vray 2015.

Procurei adicionar o Dnoiser como tem no 2018, más não achei disponível este recurso.
Será que outra maneira de melhorar minhas sombras e serrilhados estourados?

Abração atodos.
Oi Neosmar, tudo bem?

Eu não sou a melhor pessoa para te ajudar com detalhes específicos do V-Ray, o Juliano Kloss e o Cleber Machado podem ajudar melhor.

Mas os recursos que controlam o Antialiasing no V-Ray ficam nos menus Image Sampler, Image Filter e no menu de configurações mais abaixo na primeira imagem em anexo que muda de nome conforme escolhe Progressive ou Bucket no Image Sampler.

Uma das coisas que influem na suavidade da imagem é o filtro de Antialiasing, no caso o Lanczos é bem nítido, então, se trocar para o Mitchell a imagem ficará mais suave, por exemplo.

Outra coisa que influi na qualidade do Antialiasing é o Subdivisions do Image Sampler, valores maiores deixam mais suave mas demoram mais para renderizar.

Porém, tem um princípio muito importante na renderização que se não for respeitado causará serrilhados e nada vai solucionar em nenhum render.

Os renderizadores usam o contraste entre os pixels para aplicar o Antialiasing, então, em áreas onde o contraste é pequeno eles suavizam para não ficar serrilhado, mas em áreas onde o contraste é forte eles não suavizam para não borrar os detalhes.
Portanto, se criar luzes com intensidades irreais e elas produzirem reflexos muito fortes nos objetos, estas áreas de reflexo não serão suavizadas de forma alguma, mesmo que coloque tudo sobre o Antialiasing no máximo!!!

Sendo assim, se está se referindo ao serrilhado nos brilhos do carro, é quase certeza que a luz está forte demais e a exposição da câmera baixa demais, então, nenhum recurso vai resolver, a única solução é ajustar a intensidade das luzes e a exposição da câmera.

Sobre o Denoiser, ele é usado para reduzir o granulado nas imagens renderizadas pelo sistema Progressive, você encontra ele dentro da aba Render Elements, clicando no botão Add, como mostra a segunda imagem em anexo.

Neste link está a documentação do V-Ray sobre o Image Sampler: https://docs.chaosgroup.com/display/VRAY3MAX/Image+Sampler+%7C+Anti-Aliasing

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 668143.

Total de membros registrados: 107432

Últimos membros registrados: ArquitetoMuricy, Erika Cruz, cassioferraz, BárbaraBack, pvhsilvana, Safatle, Diogo Daniel, f.henryque.

Usuário(s) on-line no momento: 645, sendo 49 membro(s) e 596 visitante(s).

Membro(s) on-line no momento: Vitória, yohana, Ozzykratos, Safatle, Pedroca, pvhsilvana, jinks, jonasqmb, JuliaSouza, leperdiga, José, geovaniab318, jmartim08, Marcelo Baglione, binho07, Glaucio, Ed Lopes, brunoteco, Pochette, bokdigamela, daniel cestari, RaffaPrado, ferncastro, BárbaraBack, flaviamasc, Antonio, Jean, Guilherme, Alexandrino.Pereira, cassioferraz, Erika Cruz, leonardodantas, hypestudio, Salvio, Leonardo, itamar nunes, Marcos MIchelato, Abilio, regidias, Victor L. Santos, ArquitetoMuricy, Shal, julioou, Elis, new, erculesc, Leandro, Alvaro Moreira, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2018. Todos direitos reservados.