Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
rafaelboliver   Goiânia - AC
R3D   Rio de Janeiro - AC
thiago-df   Brasília - AC
Primo   Araçatuba-SP - SP

Portfólios Ver Mais

tiagoschuch   florianopolis - SC
mse   Novo Hamburgo
Antonio   São Paulo - AC
zinotico   Santos - AC

ajuste gamma ,o que é?

Por: Abilio  

Em: 10/03/2018 15:56

oi

que tipo de melhora eu devo buscar em uma imagem com o ajuste de gamma ?

é possivel melhorar a visibilidade do contraste das cores escuras na imagem  ?
subindo ou descendo o gamma ?

para ver fimes em um smart fone com android 7
o controle de intensidade da luz da tela é um controle de gamma ?
como eu posso melhorar a qualidade da imagem com este ajuste ? o que este ajuste altera na qualidade da imagem ?
é adequado usar com muita intensidade ou baixa ?


até
Oi Abílio, tudo bem?

O Gamma é muito importante e daria para escrever um livro apenas sobre os detalhes deste recurso, mas basicamente é super simples de entender e usar.

O Gamma é uma correção de cor automática que não exige processamento do equipamento e foi criado para compensar a curva de iluminação dos monitores.

O problema realmente está nos nossos olhos, pois não enxergamos as coisas de forma linear, então, um gradiente de branco para preto não pareceria para nós que o cinza médio está bem nos 50% do gradiente.

Olha os gradientes na imagem em anexo, o verdadeiramente linerar é do da esquerda, que para nós parece errado com mais passos brancos do que pretos.
O gradiente do meio recebeu a correção de Gamma e aparece na tela como sendo linear, apesar de não ser de verdade.

Porém, para o processamento de imagens e cálculos computacionais de qualquer tipo é muito mais fácil trabalhar de forma linear, pois zero é zero, 50 é 50 e 100 é 100.

Para evitar ter que processar cada frame capturado por uma câmera nos primórdios da TV criaram o filtro de Gamma para a própria câmera capturar a imagem já corrigida, enquanto que, o monitor exibe a imagem com a curva oposta dessa correção para a imagem aparecer com as cores corretas para nós, como se fosse uma imagem linear, mas não é, já que a exibição de uma imagem linear de verdade não pareceria linear para nós, apareceria mais clara.

Portanto, qualquer imagem que aparecer correta para você na tela não é uma imagem linear e recebeu a correção de Gamma.

Só que os renderizadores trabalham de forma linear e quando você envia uma imagem não linear (com Gamma) para ele processar, o render vai trabalhar com as cores erradas.

Por isso que desde o Max 2014 tem a correção de Gamma automática nas imagens que importar como textura e que salvar das renderizações, então, nem precisa mais se preocupar.

Você pode ver a ação do Gamma em tempo real facilmente ligando e desligando o Enable Gamma do menu Rendering > Gamma/LUT Setup estando com uma imagem renderizada no Frame Buffer padrão do Max.

Quando desabilitar o Gamma tudo ficará mais escuro, pois a curva de exibição do monitor não está sendo compensada pelo Gamma.

Além disso, as telas podem ter uma variação da curva de iluminação, então, para que todas as telas exibam a imagem com as mesmas cores e contrastes adicionaram o ajuste de Gamma, que na prática permite clarear ou escurecer a imagem, ou seja, é a calibragem do monitor.

Hoje tem muitos outros controles de calibragem e cada um coloca o nome que quiser nos recursos, mas o importante é estar vendo as cores corretas, sem deixar as sombras cinzas e os brancos estourados ou as sombras muito escuras e os brancos cinzas.

Por isso que várias calibragens mostram um gradiente de preto para branco, pois a imagem ficará boa para os seus olhos quando o gradiente parecer linear.

Eu fiz um vídeo detalhado sobre Gamma anos atrás para um curso que eu pretendia lançar e nunca consegui terminar, assim que eu lançar o curso que estou editando vou encodar estes vídeos e colocar aqui no site porque ainda podem ajudar com estas dúvidas.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

em uma foto :

o que eu faço com o gamma para corrigir uma imagem em que as sombras escuras nos personagens estão todas em preto puro ?
como eu posso ver os cinzas destas sombras dos personagens ?

aumento ou abaixo o gamma ?

isso é eficiente ?

Bom dia Abilio. Como o André mostra ali, existe um campo de variações no gamma, mas não quer dizer que você consiga simplesmente reverter suas imagens para uma tonalidade corrigida. Quando começaram a recomendar a utilização do gamma 2.2 por exemplo, foi devido aos monitores que estavam no mercado e precisavam de uma quantidade maior de informações se fosse para transmitir corretamente.

 

Isso explicando a grosso modo, eu entendo os motivos de usar mas não posso dizer se é preciso meu fatos.

Enfim, em gamma 1.0 a imagem é muito contrastada, a gradução do preto ao branco não é sutil, não existe tanta tonaldade disponivel. Quando você tem uma imagem escura, é muito mais dificil você recuperar a sombra, mesmo se for um highlight (brilho), se "passou" do ponto, sub ou super exposto, é dificil recuperar o arquivo, precisaria ter mais de 16bits de cor pra vc trazer de volta e ainda ter essa informação bem escrita lá.

Eu digo isso por experiência em fotografia, quando você tem um arquivo RAW, que possui muito mais cores do que você esta vendo com os olhos, você contrala a intensidade da sombra ou do brilho. Mas por exemplo, uma foto da nikon vai ter mais informação do que uma canon ou sony, e ainda vai depender do modelo da câmera, mas os sensores da nikon possuem uma renderização diferenciada das cores, que é desenvolvida por eles.

Então no seu caso, se você tem uma cena com sombra em muito contraste, você conseguiria corrigir se o arquivo permitisse, não necessariamente você somente puxa o gamma de volta, por que toda a imagem vai ficar mais clara, mas o preto só vai virar um cinza escuro, não quer dizer que a você vai ver a informação que tinha lá.

Um arquivo em JPG não possui essa informação, ele é como um bake, depois que bateu o preto puro, ou branco puro não tem mais informação lá. Você pode controlar o branco ou o preto, mas não consegue retirar a informação de volta. Se sua cena esta feita em JPG, ou você teria que re iluminar, ou refazer os quadros em outros formato, mas se todo o workflow ta feito desse jeito, é mais complicado pra você mudar uma parte.

 

Espero ter ajudado com esse monte de texto, a gente tenta ser simples mas quando termina dá até preguiça!

Um abraço, ate mais!

Oi Abílio, tudo bem?

É como o Dneo falou, estas coisas só funcionam com imagens em High Dynamic Range (HDR), pois possuem muito mais cores do que enxergamos e contém as informações de intensidade de cada Pixel, dai você consegue reduzir o brilho sem transformar as áreas claras em cinza e também consegue aumentar o brilho sem deixar as sombras cinzas, pois funciona como se aumentasse ou diminuisse a exposição da câmera, mas a imagem tem que estar salva em HDR, EXR, RAW ou outro formato com 32 bit float point.

Se a imagem foi salva em JPG, TGA, PNG, BMP ou qualquer outro formato LDR (Low Dynamic Range), por padrão é usado o codificador sRGB que automaticamente aplica o Gamma com 2.2 para compensar a curva do monitor, neste caso você consegue retirar o Gamma para usar a imagem numa renderização, por exemplo, aplicando uma curva oposta ao do Gamma do monitor, é isso que o 3ds max faz automaticamente desde a versão 2014 e pode ser feito manualmente em alguns renderizadores com Shaders, como é o caso do Shader Gamma Gain do Mental Ray.

Normalmente você não usa o Gamma para corrigir fotos ou imagens, apenas se a imagem tiver sido renderizada em 3D ou fotografada em HDR, pois ajustar o Gamma na pós-produção é a mesma coisa que ajustar o EV do Exposure Control da câmera do 3ds max ou da câmera real, então, você consegue ajustar a exposição em tempo real no Photoshop e neste caso o Gamma é ótimo.

Tirando isso não vai usar o Gamma para mais nada, a não ser no Hardware para calibrar o monitor.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707625.

Total de membros registrados: 135234

Últimos membros registrados: jenniwerner, kressrobert, Hugginsed, kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc.

Usuário(s) on-line na última hora: 861, sendo 26 membro(s) e 835 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gauchu, marcola, nandao, Edson, Osvaldo Arquiteto, JMDesign, Juarez, Baldo, Fabio Catelleno, Antigo, Starter, Moura, deathstars, Victor Mendonça, Reinaldo Silva, Adalberto Rocha, Geraldo Nunes, Gabriel.C, Thiago Couto, Henrique Ribeiro, Vladis, Eduardo Ramos, gago, mixel.amorim, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.