Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

ronaldo.n2008   Bento Gonçalves - RS
robson cardoso   Londrina/PR - AC
Emmanoel   Balneário Camboriú - SC
cjoe   Portugal - Internacional

Portfólios Ver Mais

Vynycius   Petrópolis
Daniel Almeyda   João Pessoa - Paraíba - PB
diegoalex   Patos de Minas - AC
leon Klinke   Bauru - SP

Corona Multimap não funciona no 3ds Max 2019

Por: Marcio  

Em: 01/09/2018 14:03

Comecei usar recentemente o Corona render e precisei o corona Multimap, porem, quando configuro o Multimap com duas imagens em um material corona e aplico em objetos (varios elementos) só capta a primeira cor ou textura do corona Multimap. Já fiz de tudo e todos os tipos de testes possiveis para descobrir a raiz do problema e até agora nada, imagino que possa ser a versão do 3d max porque o Mult texture map da CG Source tambem não funcionou no max 2019. Estou baixando o 2017 para testes. Alguem já passou por isso ou sabe porque o Multimap só capta a primeira imagem ou cor mesmo alterando todos os metodos (MAterial ID, Object etc.)? 
(atualização) Fiz um teste aqui e aparece só na renderização, então presumo que seja algum tipo de configuração da viewpoert?
Pelo que descobri não tem como relamente distribur os mapas e isso so acontece no render mesmo e para meu objetivo não serve, vou tentar Mult/Sub-Object mesmo.

Obrigado
Oi Márcio, tudo bem?

Desculpe a demora para responder.

Eu nunca usei o Multimap do Corona, mas conheço este tipo de recurso de outros renderizadores, então, entendo qual é o problema e vou tentar ajudar com as idéias que me passaram pela cabeça quando li a sua mensagem.

A primeira foi se você definiu Object IDs ou Material IDs nas malhas 3D quando testou estas opções do Multimap.

O Object ID depende de colocar valores diferentes no ID de cada objeto, ele fica na janela Object Properties clicando com o botão direito em cima de cada objeto, como mostra a primeira imagem em anexo.

O Material ID é mais comum e acredito que conhece bem, depende de colocar valores diferentes no ID das faces 3D do Mesh, então, você pode selecionar um grupo de faces do Mesh e definir o ID no Set ID como mostra a primeira imagem em anexo.

Se realmente nada der certo e for usar os recursos nativos do Max, tem várias formas de fazer isso que você deseja, até com o Data Channel, mas o mais simples é aplicar o modificador Material By Element nos objetos, marcar a opção Random Distribution e colocar a quantidade de materiais que estiver usando no ID Count, como mostra a segunda imagem em anexo.

Cada objeto deve receber o material Multi/Sub-Object com diversos materiais dentro, eles serão distribuidos aleatoriamente nos Elements de cada Mesh como aparece na segunda imagem em anexo.

Para melhorar a variação você pode modificar o Seed de cada modificador Material By Element e também pode mudar o ID Count, pois ele não precisa ter exatamente o mesmo valor da quantidade de materiais no Multi/Sub-Object.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707628.

Total de membros registrados: 135238

Últimos membros registrados: GG-.NK, walle03, yasmimin, hvicentin, jenniwerner, kressrobert, Hugginsed, kdsanmva.

Usuário(s) on-line na última hora: 814, sendo 25 membro(s) e 789 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Fabio Catelleno, Lucas Reis, Reinaldo Silva, Osvaldo Arquiteto, rubensitz, João Von Rondow, pinart, Henrique Ribeiro, Geraldo Nunes, Pedro Juliato, Roberto Movanni, Le_Andro, Abilio, Thiago Couto, gilson antunes, emersonforentin, Gabriel.C, GG-.NK, wdesign2006, cristian rocha da silva, Felipe Duarte, ricardo duarte, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.