Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
CLEBER BA   Salvador/BA - BA
RafaGama   São Paulo
Alisson Braga   Maceió - AL - AC
new   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

Silvio Peters   Rio de Janeiro - RJ
Guil Designer   Brasil - SP
mauriciodgsantos   São Paulo - SP - AC
Alex Sandro Boschetti   são domingos - SC

Vazamento de luz

Por: badmind  

Em: 18/08/2010 09:25

Estou com umproblema de vazamento de luz, queria saber o que pode estar acontecendo. Estou usando VRay, a luz é uma vray mesh e uso vray camera e não existe nenhuma passagem ali nos cantos pra dar essa vazamento.
que tipo de luz vc esta usando na sanca? outra coisa, não deixa a iluminação da sanca encostada na parede laterais, e tb se a intensidade tiver muito alto da luz, tb acontece esse tido de !vazendo!.
Era a intensidade mesmo, ja estou trabalhando nisso... to vendo toda a parte de iluminação, mas acho que estou no caminho!
Qualquer duvida estou ai, abraços.
Badmind, tenta ajustar as luzes dentro dos spots, elas estão vazando e fica menos real assim, mas tah indo bem!
Estou com o mesmo problema. Rasgo no gesso todo fechado, luz dentro direitinho, mesmo tipo que ele citou, e vaza tudo para o teto... Não entendo o que está acontecendo... (render de teste anexo)
caro Badmind,
poste imagens mostrando a dúvida, por favor. Assim facilita a visualização do problema.

Catinarezi,
Isso pode ser problema de configuração da Luz ou do GI.


Luz (VraySun)
caso esteja usando a VraySun, na opção de Shadow bias diminua o seu valor ou deixe em 0,0 e veja se o problema resolve.
Quando o valor de Shadow Bias está alto ou pequeno dimais em relação a cena ocorre artefatos como sombras estranhas e iluminação em locais que não deveria ter essa iluminação.


GI (iluminação Global)
você está usando Irradiance Map com Light Cache? Se for o caso mude para Brute Force e Light Cache e veja se o problema resolve.

Fazendo isso você saberá que o problema está no Irradiance Map. Caso queira manter o uso do IM + LC habilite a opção de Detail enhancement do Irradiance e mantenha-o no preset low mesmo.

O Irradiance Map é um recurso de Iluminação Global bem otimizado por isso que costuma ocorrer problemas como má qualidade de sombreamento causando manchas como também partes faltando sombreamento dando a sensação de uma certa iluminação onde não deveria ocorrer. Daí torna interessante manter o Detail enhancement habilitado para resolver problemas relacionado a sombreamento e iluminação em locais indevidos.

Brute Force possui um GI mais detalhado evitando problemas que ocorre no Irradiance Map, porém como é comum os granulados tu precisa aprimorar nas configurações de Image Sample/Antialiasing.


Exemplo de Shadow Bias
Oi catinarezi, tudo bem?

O New conhece muito mais de V-Ray do que eu, então, nem vou me meter no problema das configurações.

Mas tem uma coisa importante que me passou pela minha cabeça quando vi a sua imagem, por acaso o teto é feito com apenas um Plane sem espessura?

Pois os renderizadores normalmente renderizam apenas um lado das faces 3D para economizar recursos, se quiser que renderize os dois lados tem que configurar para isso.

Então, se o teto for apenas um Plane sem espessura a luz pode estar atravessando como se ele nem estivesse ali.

Você adiciona espessura facilmente nos objetos aplicando o modificador Shell.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707628.

Total de membros registrados: 135236

Últimos membros registrados: yasmimin, hvicentin, jenniwerner, kressrobert, Hugginsed, kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa.

Usuário(s) on-line na última hora: 804, sendo 29 membro(s) e 775 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Thiago Couto, D2_Unrio, Ronaldo Junior, Adalberto Rocha, JMDesign, Le_Andro, Reinaldo Silva, Victor Mendonça, Nael181121, marcola, gago, Fabio Catelleno, yasmimin, pinart, Pedro Juliato, Paulo Rodrigues Lima, Abilio, tatorp01, Baldo, magster, Henrique Ribeiro, cristian rocha da silva, Frederico Wagner N. R., Wamdersilva, hawph, Elis, Andre Vieira, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.