Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
Eddy   Toledo - Paraná - PR
bender   Lajeado-RS - RS
Luiz   São Paulo - SP

Portfólios Ver Mais

fabiospinasse   Vitória - AC
Paulo Lira   ferraz - AC
jamir   Ananindeua - PA

cortina (curso Vray)

Por: stela2009  

Em: 06/08/2018 15:35

Cleber olá!

será q vc saberia me ajudar a identificar porque a cortina ficou assim? de um lado parece iluminada...do outro mais escura, eu iluminei a cena com Vray Sun e skyportal nas abertura, sem HDRI e dentro da sala arquivo IES da Brillia (par 30)...eu usei a mesma cortina do seu modelo do curso com o mesmo material de tecido.

observação eu queria ter deixado a cortina levemente mais transparente, pois coloquei uns vasos atras mas a silueta deles não apareceu na cena, não consegui deixa-las mais transparente, rsssss
Oi Stela...

Provavelmente é a vray sun, o sol que está atingindo e está com muita intensidade, mas basta ajustar seus highlights no buffer ou na pós. 

Provavelmente o material deve estar com 2 sided, tenta aumentar a intensidade de branco dele ou mapa, e testar. Se você quer algo como aqueles "veus" bem transparentes o caminho mais ideal é usar a opacidade.

Sua qualidade de render está a meu ver muito alta, tenta sempre identificar esses ajustes com baixa qualidade.



Resumindo:
Comprime os highlights ou reposiciona o sol
Ajusta a quantidade de branco no material 2 sided ou usar opacidade

Qualquer coisa posta novamente... 

Att:
Cleber
oi Cleber acho q melhorou, porém não entendi a questão da transparencia, eu queria apenas um pouquinho mais transparente, mas não entendi como fazer....
Oi Stela, tudo bem?

O Cleber me ensinou que a translucência no V-Ray é feita com o material VRay2SidedMtl, pois eu estava apanhando tentando fazer com transparência usando IOR zero igual é comum nos outros renderizadores.

Então, é só você colocar um material branco comum com o VRayMtl no primeiro Slot do VRay2SidedMtl e controlar a translucência com a cor ou um mapa no Slot Translucency, como mostra a imagem em anexo.

Para controlar o nível de brilho na cortina você ajusta o tom de branco no VRayMtl, foi isso o que entendi sobre o "Comprimir os Highlights" que ele falou.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Bom dia Stela e André

Resumindo

1 - Comprimir os highlights no frame buffer, tem mais de uma aula sobre faixa dinâmica e como trabalhar com isso.

2 - Trabalhar translucência com o vray2sided.

3 - Trabalhar a opacidade (que pode ser confundido com transparência) com o opacity.

Em ambos os casos você deve procurar a melhor formar de controle. Pode ser usado textura ou mapa, controlando os brancos com um color correction ou output ou ambos. 

Tenta lembrar das aulas de composições e materiais, entender as imagens, se mesmo assim ainda ficar dificíl faço um tutorial para você só para cortinas.


Abraço
Cléber e André muitooo obrigado pelas instruções, ficou mais perto do q eu queria, porém essa luminescência na cortina ainda me incomoda, rsrsrs bem, mas a silueta das plantas era bem isso q eu queria!!! porém não sei como retirar esse brilho da  cortina.....ah não é a sun pq eu deletei ela.....simplemente não tem mais VraySun nem skyportal e ainda a cortina tem luz propria!
Oi Cleber, tudo bem?

Muito obrigado pela ajuda e pelos esclarecimentos sobre o comprimir os Highlights, eu não entendi o termo de pós na renderização 3D porque nem lembrei das correções no Frame Buffer, rsrsrsrsrs, me acostumei a fazer de tudo para tirar a imagem correta direto da renderização 3D, pois antigamente nenhum render tinha estas opções e renderizando para animação era mais chato aplicar muitas correções na pós, mas sempre senti falta de pelo menos ter a correção de exposição no Frame Buffer do Max, tanto que anos atrás postei essa sugestão lá no site de Feedback do Max e recebeu muitos votos, mas nunca fizeram nada, felizmente o V-Ray tem todas estas ótimas opções de correção no Frame Buffer que na maioria das vezes dispensam completamente correções fora do Max.

Abração e obrigado novamente.

André Vieira
Oi Stela, tudo bem?

Estas correções no Frame Buffer do V-Ray que o Cleber indicou são muito úteis e importantes, você já brincou com elas?
O mais legal de tudo é que verá em tempo real, então, é fácil ajustar, é como se você tivesse um mini-photoshop ali.

Agora, sobre o brilho da cortina, você está usando uma imagem HDR com a DomeLight ou no Environment?
Se estiver, já tentou rotacioná-la para mudar a posição do sol no ambiente, pois parece que o brilho forte está vindo da área mais clara do ambiente, para mim não está estranho, está natural.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre... Faz um tempo que estou testando o Redshift com o VFBPlus, fantástico, 30 milhões de poligonos a cada 1GB de vram, texturas ilimitadas, rápido e biased...

Stela... Precisa lembrar das correções do VFB, do frame buffer do vray... Vai lhe ajudar muito.


Abraço
Oi Cleber, tudo bem?

Eu fico feliz de saber que você gostou do Redshift, pois eu já testei vários renderizadores e ele também me impressionou, o mais legal é que as configurações e forma de pensar parece uma mistura de V-Ray e Mental Ray, então, é fácil de aprender para quem vem destes renderizadores.

Ele ainda não tem todos os recursos do V-Ray, então, você vai sentir falta de algumas coisas, mas entre os renderizadores exclusivamente para GPU eu acho ele melhor do que o Octane e FStorm.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707625.

Total de membros registrados: 135235

Últimos membros registrados: hvicentin, jenniwerner, kressrobert, Hugginsed, kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_.

Usuário(s) on-line na última hora: 787, sendo 27 membro(s) e 760 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Thiago Couto, D2_Unrio, Adalberto Rocha, JMDesign, Le_Andro, Reinaldo Silva, Victor Mendonça, Rodrigo, marcola, gago, Fabio Catelleno, Pedro Juliato, Osvaldo Arquiteto, Paulo Rodrigues Lima, Abilio, Geraldo Nunes, tatorp01, Baldo, magster, Henrique Ribeiro, cristian rocha da silva, Frederico Wagner N. R., Wamdersilva, hawph, Elis, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.