Tutoriais - Artigos

Octane 4, o Smart Render

O Octane foi desenvolvido por uma empresa da neozelandesa chamada Refractive Software e em 2012 foi comprado pela Otoy, o mesmo ano que lançaram a primeira versão comercial do renderizador.

Ele foi o primeiro Render comercial Unbiased (sem interpolação) a trabalhar exclusivamente com a GPU da placa de vídeo e praticamente sem configurações, já que não faz a aproximação da solução de iluminação, portanto, não precisa de muitas configurações para ajustar a interpolação conforme a cena.

Desde o início ele permite configurar luzes e materiais interativamente, pois a vista é atualizada rapidamente com suavização progressiva do Noise e quanto mais poderosa a placa de vídeo, mais rápida a suavização.

Agora, na versão 4.0, ele passa a ser considerado o primeiro Smart Render devido aos diversos recursos geridos por inteligência artificial (AI) que implantaram e ainda será oferecido de graça para uso comercial com até 2 GPUs.

No Octane 4 as luzes são sampleadas por meio de inteligência artificial, que identifica e escolhe as áreas que precisam de mais samples, parando de calcular as que não precisam, também a manipulação da cena na aplicação Standalone é gerida por AI, permitindo manipular objetos em cenas complexas com uma interatividade incomparável e correr os Frames de animações em FBX e Allembic em Real-Time, além do Denoiser baseado em AI que suaviza a imagem rapidamente durante a renderização e não na pós-produção, como faz o OptiX da Nvidia, o sistema de AI Denoiser do Octane analisa e suaviza os modelos de materiais, a irradiância espectral e outros dados da cena antes de converter em RGB para exibir na Viewport.

Ainda introduziram o sistema Brigade, que é a Engine de Path Tracing Real-Time desenvolvida pela Otoy nos últimos 5 anos, segundo a empresa o Brigade permite exibir as cenas 10 vezes mais veloz do que na versão 3x e atualizar modificações 100 vezes mais rápido.

Entre outras novidades está o Out-of-Core Geometry para renderizar cenas muito maiores do que as memórias somadas das GPUs permitiria, como mostra o vídeo de exemplo com uma cena de 40GB rodando a 60 Frames por segundo, vale ressaltar que o Octane aceita mais de 20 GPUs trabalhando localmente em conjunto ao mesmo tempo.

Entretanto, o Octane 4 não está finalizado, pois estão treinando o sistema de AI com cenas que ele ainda não se sai tão bem e prometem adicionar um material universal baseado em Layers com os princípios do Shader da Disney, OSL (Open Shading Language) AOV Mixer e melhorias no Deep Pixel, Light Field e Multi-View.

Além de tudo o Octane 4 será oferecido gratuitamente para usar com até 2 GPUs em conjunto mesmo para projetos comerciais, apenas quem desejar trabalhar com mais GPUs, quiser uma segunda licença escrava e todos os Plug-ins de integração com os Softs 3D que terá que pagar 20 dólares por mês ou comprar a licença perpétua, neste caso será possível utilizar mais de 200 GPUs em rede através do NVLink GPU Interconnection Technology da Nvidia.

O Octane possui Plug-ins de integração com diversos programas, mas também oferece uma aplicação independente para importar cenas animadas em FBX e Allembic, aplicar luzes, materiais e renderizar interativamente através da GPU.

Veja abaixo o vídeo apresentando o Octane 4, explicando os recursos e os planos para o futuro.

Para mais informações sobre o Octane 4 clique aqui.

Faça o login para poder comentar

Adminin Comentou em 24/04/2018 08:04 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 670410.

Total de membros registrados: 109379

Últimos membros registrados: felipee.caastro, samuelmessias, feelipes2, Mikadoz, Guigalfgr, Cristina, mcfister, Adriano parana123.

Usuário(s) on-line na última hora: 514, sendo 22 membro(s) e 492 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: mdpontes, rodrigo.panda, renatoconti, edudias, Savio, Mikadoz, Emmanoel, Jucartoon, feelipes2, MLucas, samuelmessias, Shal, mabenatto, eduallemaum, felipee.caastro, wilsimar, Valdecir, vanderleielcio, leommh, Eddy, Marco Rocha, clebercmds.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2018. Todos direitos reservados.