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Tutoriais - Sistemas de partículas

Distribuindo árvores com Proxy do Mental Ray

Depois de 10hs garimpando a net, verifiquei que minha pergunta era bem simples, mas não havia nada que explicasse. A pergunta era essa:
?como distribuir árvores feitas em Proxy no MR em um terreno??
(porque fazer o Proxy? R: diminuir o numero de polígonos e ganhar tempo no render)
Achei tutos maravilhosos, então comecei a garimpar. Alguns se referiam ao VUE, mas meu tempo é muito curto para estudar, apenas domingo após dar atenção a minha família, que é algo sagrado. Reuni varias informações de vários sites e aí esta o tuto para todos da nossa família 3d1.
Abra o Max e vamos lá:
Crie uma cena parecida, eu fiz uma montanha com Terrain, após importei uma árvore já montada e apliquei o Proxy. Coloquei o Daylight (não me preocupei com o fotorealismo, foi só teste).
Imagem como criei:
Até aqui sem dificuldade, agora vamos para a sacada. Confesso que não entendia nada de Particle Flow , então fui estudar, pois como pude observar o Scatter e o PArray não distribuem o Proxy. Porém uma alma boa desenvolveu um script para que o PF leia e distribua Proxy, OBRIGADO BOBO!!!! Vc encontra sobre o script e sua configuração aqui (traduzido pelo Google):
http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&ie=UTF-8&sl=en&tl=pt&u=http://forums.cgsociety.org/showpost.php%3Fp%3D5085281%26postcount%3D532&rurl=translate.google.com.br&usg=ALkJr
Após instalar o script vamos configurar a cena;
1 ? Particle Systems/PF Surce, como mostra a ilustração para aplicar-lo na cena.
2 - Vamos configurar o PF. Importante é saber que ele é usado para emitir partículas, a partir de uma figura criada quando você clica nele. Crie em TOP (Vista), não esquente a cabeça quanto ao tamanho.
não sei o nome rsrsrrs.
3 - Agora temos de fazer ele emitir ao invés de partículas, o Proxy na montanha. Aperte 6 no teclado numérico e os parâmetros aparecem, proceda da mesma forma como na figura:
Figura autoexplicativa
O que fizemos foi Excluir o Speed 01 e o Rotation 01, pois não precisaremos deles. Depois se quiser fazer alguns teste é bacana.
Substituímos o Position Icon 01 pelo Position Objecte, pois é ele que vai dizer onde vai ser emitida as particulas. Clique nele, como esta a figura acima e em Emitter Objects clique ADD, logo em seguida pinçando o terreno.
4 ? Agora vamos configurar o Brith, pois ele é quem faz a emissão das partículas:
Note que coloquei zero para Emit Start e Emit Stop, pois quero que ele já tenha partículas desde o primeiro frame, pois se trata de uma imagem estática e não uma animação. Em amount coloquei 2000, que é a quantidade de partículas que ele vai gerar. Esta configuração vai depender muito de sua máquina, a minha tem apenas 2G de RAM, então quanto maior este numero, mais memória ele vai usar.
5 ? Agora vamos para o script de nosso amigo BOBO, acesse ele:
Em click a particle Flow você seleciona aquela figura que o Particle Flow fez. Em MrProxy01 você seleciona o Proxy do MR. Clica então BAKE!
Ele vai gerar as árvores no terreno. Então é só renderizar e esta pronto.
Esta cena ficou só com 3.932 polys e 2.436 verts, levou 11 min e 9 seg para renderizar em meu PC.
Acho que é isso, desculpem minha maneira simples de explicar, pois não conheço muito bem os nomes verdadeiros das coisas no Max. Acho que o conhecimento esta passado.
Qualquer duvida é só postar, prometo que quando tiver tempo eu respondo.
Não sei se é assim que se coloca um tuto na 3d1, afinal foi meu primeiro rsrsrrs.
Sucesso a todos!!!!

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erculesc Comentou em 16/06/2011 20:04 Ver comentário

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