Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
EvandroGP   Paraná - PR
JoaoFreitas   Itapetininga-SP - SP
EvandroGP   Paraná - PR
GARGAMEL   Maceio - AL

Portfólios Ver Mais

Marcfighter   Santos SP - SP
VisualArts3D   facebook.com/vsarts - AC
Bremer   Recife - PE

Tutoriais - Tutoriais dos usuários

Trabalhando com Motion Capture - Biped e CAT

Bom galera, eis a situação: tenho um arquivo BVH ou BIP, contendo informações de \"mocap\"(captura de movimento) e quero assimilar esse arquivo em um sistema de animações. Irei demonstrar os dois principais sistemas de animação: O famoso Biped e o CAT, comprado pela Autodesk e colocado no max 2011...Vou começar abrindo o 3ds Max e criando dois sistemas na minha view, como na figura...os parâmetros vão a gosto! Criei os dois com 1,7 metros...uma média de altura.
Bom, vamos começar com o Biped: seleciono o \"Pelvis\" e vou até o painel Motion. Na aba chamada \"Motion Capture\", clico em Load Motion Capture File. Seleciono o meu arquivo em Bip ou BVH, e abro.(Fig1) Dê ok no painel que abrir, e seu movimento estará lá.(Fig2) Esta é a maneira mais usual de se manipiular um arquivo de mocap em Biped. Se ainda você desejar movimentar toda a estrutura, verá que se tentar ajustar pelos Gzimos, não terá sucesso. Vá até a aba \"Biped\" e escolha \"Move All Mode\", e em seguida faça os ajustes. Feche depois a pequena janela que se abriu e você agora tem êxito.(Fig3)
Agora vamos ao sistema CAT. Ele exige muita paciência, pois pode apresentar o que chamamos de erro na captura de movimento. Vejamos como ele funciona: Ele, ao rodar o aquivo, cria um esqueleto extra de bones, que serve como referência. O programa então, associa um bone do esqueleto que estamos usando com um bone referência, assim obtendo o movimento, com uma espécie de link. Ao terminar o mapeamento, ele deleta a referência, e nos dá o movimento pronto.

Vamos então para o processo: Selecionando o controlador geral, acesse a aba Motion, e, em Clip Mananger, clique na pequena \"pasta\" e rode o aquivo.(Fig1) Irá abrir uma aba, chamada ImportBip ou BVH, dê ok nas opções.(Fig2)

Abrirá uma nova aba, agora é o processo trabalhoso, isso se der algum erro. O programa faz um mapeamento automático, que quase sempre é certo. Se ocorrer algum erro, use a aba Mapping para relacionar corretamente o bone à referência. Se tudo estiver ok, clique em Capture Animation. Está pronto!

Dúvidas, sugestões e críticas, sempre bem vindas! Obrigado e até o próximo tutorial! Abraços!

Carlos Henrique

Faça o login para poder comentar

Carlos Henrique Comentou em 02/10/2013 18:57 Ver comentário
ScreamingFox Comentou em 21/09/2013 16:08 Ver comentário
new Comentou em 14/09/2013 11:48 Ver comentário
Carlos Henrique Comentou em 14/09/2013 11:24 Ver comentário

USUÁRIOS CONECTADOS

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 661493.

Total de membros registrados: 102378

Últimos membros registrados: davialdi, rebeca000, alineefraga, ginalder, RODRIGODECEZAR, vhugo05, marcio negrao, epimenta.

Usuário(s) on-line no momento: 423, sendo 12 membro(s) e 411 visitante(s).

Membro(s) on-line no momento: Antonio Domingos, davialdi, Bruno, Alan, gilson antunes, DiegoAraujo205, juliokansas, Silmara, ferabachini, danilo_arq, Designer RS, estebanXRK.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2017. Todos direitos reservados.