Oi Marcelo, tudo bem?
Antigamente dava trabalho e levava um bom tempo até transferir o projeto para Engines de Games, além disso, só daria para interagir pela tela com mouse e tal.
Agora, com poucos cliques o pessoal da engenharia transfere o projeto inteiro para o Unreal, em pouco tempo aplicam materiais e oferecem visualização realista em VR para os engenheiros, arquitetos, construtores e clientes andarem por tudo, verem todos os detalhes e possíveis problemas, então, é outro mundo.
Olhando mais para a frente, isso pode diminuir muito o mercado de imagens de maquete no futuro, pois quando o VR for popular e todo mundo tiver um óculos em casa, vão preferir ver e interagir em 3D do que uma imagem 2D.
Se o futuro da arquitetura e construção, lojas virtuais, visualização de protudos e tal for o VR, o Unreal e Unity sairam na frente e vão dominar o mercado.
Unreal e Unity são plataformas para criar ambientes 3D interativos igual um jogo, então, podem ser usados para visualizar e interagir com qualquer coisa, desde criar experiências para tratamento de traumas como medo de avião, por exemplo, até aplicações para treinar funcionários, Apps para celulares e maquete interativa.
Os objetos 3D devem ser modelados e mapeados em qualquer Soft 3D, depois importa para o Unreal e todo o resto é feito lá mesmo.
Ele oferece sistema de materiais igual os demais programas 3D, sistema de partículas, luzes e tal, mas a principal diferença para os outros Softs é que ele conta com um sistema de programação para criar a interatividade com os objetos 3D.
No final a aplicação criada pode ser exportada para EXE no Windows, para Web em OpenGL, para celulares Android e IOs, até para consoles de Games como o PlayStation.
Abração e tudo de bom.
André Vieira