Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mdpontes   Macapá - AC
virino   Macapá/AP - AP
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Ricardo   Montreal - Quebec - Canada - AC
D2_Unrio   Sao Paulo - S.P. - RJ

Portfólios Ver Mais

PFAgustini   Americana, SP
Fabiano Simao   Joinville - SC - AC
luizhmj   Capivari de Baixo - AC
Adonis Los   Petrópolis - RJ

Tutorial de esfera estereoscópica

O artista, John Malcolm, publicou um vídeo tutorial sobre modelagem no 3ds max, onde ele explica como criar esferas estereoscópicas com padrão Voronoi para impressão 3D através do MCG Sample Toos, que é gratuito.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 27/02/2019 08:04

O artista, John Malcolm, publicou um vídeo tutorial sobre modelagem no 3ds max, onde ele explica como criar esferas estereoscópicas com padrão Voronoi para impressão 3D através do MCG Sample Toos, que é gratuito.
Andre, bom dia,
 
O John Malcolm é monstro. Monstro! Estudo tudo dele. Ela faz todos os estudos tanto no Max como no Blender. Vou fazer este novos e publicar aqui, também.
Abração fraterno,
 
Marcelo Baglione
 
P.S.: O John Malcolm ficou em torno de 1 ano fora do ar, voltando recentemente com bala na agulha, publicando se não estiver equivocado, uns três novos estudos para Max e Blender. Ele sempre publica deste modo.
Andre, boa tarde,

O John Malcolm modela com o mesmo talento e precisão, tanto no Max como no Blender. Entendeu?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Além de ser Master Monster, Andre, o John Malcolm sempre dá atenção aos questionamentos e perguntas dos seus seguidores e estudantes de todos os níveis que não são poucos.
Oi Marcelo, tudo bem?

Quando vi este tutorial lembrei de você na mesma hora. rsrsrs

Eu vi que ele também é fera no Blender e postou o mesmo tutorial da esfera estereoscópica nele, portanto, é uma ótima fonte para usuários do Max estudarem modelagem no Blender a fim de migrarem.
Eu pretendo assistir os vídeos dele quando for estudar o Blender, agradeço pela ótima dica!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite. Killing wood! Você entendeu legal o lance. O Malcolm é um dos grande exemplos a serem seguidos por todos os interessados em migrarem - lentamente - do Max para o Blender. O esculacho que ele faz no Max, ele repete e faz imgualzinho no Blender - como se não houvesse distinação entre um ou outro. Já pensei até em arquivar tudo, sabe como? Não estou podendo, pelo menos agora, comprar um HDexterno de uns 2T. Vou procurar um ótimo servidor (nuvem; essa babaquice de cloud!) e lá armazenar o acervo que tenho. Acho o Malcolm um assombro. Detalhe importantíssimo: se você escrever, ele responde e até agradece. Abração fraterno, Marcelo Baglione

P.S.: Modelarei todos estes gorgonóides novos.
Oi Marcelo, tudo bem?

Quem domina bem a técnica de modelagem poligonal consegue modelar em qualquer programa, pois é só uma questão de saber o nome dos comandos e conhecer os atalhos, não tem que aprender a modelar novamente.
Realmente o Malcolm é um ótimo exemplo disso.

Sobre serviço de Cloud, tem vários gratuitos por ai e você poderá arquivar bastante coisa se fizer conta em todos!
Eu gosto do Mega.nz.

OBS: Vai ficar legal se fizer uma cena com todos os gorgonóides juntos, cada um com um material diferente como se cada gorgonóide representasse aquele material!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, bom dia. Já tenho a "seleção" pronta há mais de uma semana e disponível no MEGA, pois achei legal deixar arquivada lá. Abri um conta nova só pra este que lhe enviarei pelo correio, pois acho legal você ter tudo num DVD, além de ter a opção de poder respassar para quem quiser, o mesmo acervo para uma pessoa que realmente goste deste acervo. Eu também gosto muito do MEGA.

Acho que logo que tiver um maior fluência no V-Ray, será muito interessante mostrar o time completo, embora eu não tenha modelado acho que os três ou quatro mais recentes que como você sabe é tudo a mesma lógica, sendo que alguns realmente são bastante complexos. Um material que nunca aplique nem nunca criei, mas que agora acho que está bastante viável no Substance Painter é aquel material de plástico ou cera onde há passagem de luz, mas não totalmente. O perímetro fica meio que iluminado e permite a passagem ds fótons, mas o centro de mantém escuro com a cor do material. Tanto com iluminação forte como meio penumbra fica lindo. Sei que você compreende este tipo de efeito. Não pode ser feito com SSS do SP?

Um outro efeito que sempre quis fazer, até cheguei a estudar no Falecido é aquel de volumetria, meio fosforecente que vemos em tubos de ensaio, com pequenas bolhas de gás. Estudei ele num livro que já não tenho mais, pois quando vi que o Falecido ia pro saco, juntei com outros livros e troquei por outro num sebo do Centro. Pelo que estudei, não é difícil e ficaria lindo no interior de algun destes gorgonóides.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Você é uma figura mesmo, podia ter me passado o link do Mega para baixar e dai não gastaria com envio de DVD, sem falar da canseira que é usar o serviço dos Correios.
Mas certamente agradeço muito e ficarei esperando ansiosamente!!!!

Quando me mudar para o sítio será a trilha sonora oficial do lugar!!!!

Sobre o V-Ray, os gorgonóides e os materiais, aquela cena do render interativo é ótima para você testar os recursos do VRaymtl.
Logo que abrir dará uma mensagem e ficará com a Viewport preta, mas é só reiniciar o Active Shade clicando com o botão direito que volta a aparecer.

Dai poderá testar os outros materiais disponíveis no V-Ray, como o SSS que faz o efeito que você falou da luz penetrando até uma certa profundidade no objeto.
Já no Substance Painter eu não sei dizer como funciona, mas com certeza é feito com o recurso de SSS.

SSS é o acrônimo de Subsurface Scattering, então, o nome já diz tudo.

Sobre o efeito de volumetria no interior dos objetos para simular densidade de líquidos e vidros, no V-Ray é o mesmo esquema, tem um valor e uma cor para definir isso igual no Arch&Design, chama Fog e fica logo no início do material, como mostra a imagem em anexo.

Falo para você, é tudo muito parecido com o falecido!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Este feito é aquele realmente aplicado para texturizar pele, mas que também serve para criar materiais de cera ou plástico que permitem, em parte, a passagem de fótons, de luz. Quando a volumetria eu vi num livro o efeito em tubos de ensaio e serpentinas de vidro. Fica muito lindo quando realizado com bastante realismo. Vou ver isso.

Eu terei que testar para compreender melhor este efeito de volumetria que no falecido ficava lindo. É só isso, Andre? Somente este ajuste que está indicado no painel? Vou arquivar ele, também, ok?

Sim, sim, eu sei o significado do acrônimo SSS que foi introduzido bem recentemente no SP. Li que já vai sair um conjunto de novidades no SP, já leu a respeito?

Quando aos DVDs, nada disso, você tem que ter em mãos, o servidor é apenas por segurança, compreende?

Irá uma mensagem junto com os DVDs explicando, inclusive um programinha super pequeno, leve e fácila de instalar que vou te explicar. Somente um único arquivo que não poderia deixar de fora, está em formato lossless, mas vou te enviar o codec e explicar como associar ele, depois de instalado, com o programa. Veja assim, Andre. Se eu entendi e faço tudo isso isso é evidente que você tira de letra.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

O SSS e o Fog são para simular a mesma coisa, a densidade do material, mas o SSS é para materiais quase opacos que deixam passar pouca luz como pele, cera, parafina, resinas em geral e até mármores.
Já o Fog é para simular a densidade de coisas transparentes como líquidos, vidros, caldas, mel, resinas acrílicas, entre outros.

Para configurar é só definir a cor do Fog e a densidade dele no Fog Multiplier, no Mental Ray tinha mais configurações, mas era mais fácil e mais preciso porque oferecia o parâmetro de espessura em centímetros para definir quando o Fog começava a aparecer.

Normalmente aplica-se uma cor pura se quiser uma coloração bem visível, colocando a chave de cor encostada no topo do Color Picker, se a cor não for pura tende a absorver a luz e ficar mais escuro, tipo fumê, mas você pode deixar mais leve diminuindo o Multiplier.

Sobre as novidades do SP, eu vi sim, pena que foram apenas algumas citações que fizeram na GDC sem vídeo nem nada, então, temos que esperar lançarem para valer daqui algumas semanas.

Sobre os DVDs, obrigado novamente, vi a lista que mandou no email e achei super interessante.

Sobre o formato lossless, vamos tentar para ver se sinto alguma diferença, tenho um bom ouvido e um bom fone, mas acho que não vou perceber.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707506.

Total de membros registrados: 135166

Últimos membros registrados: qdsakhba, Shishui026, vsdfvasdf, jvmferreira, THIAGO BARCELLOS, WASHINGTON.NBO, JessicaSNR, Rova.

Usuário(s) on-line na última hora: 706, sendo 4 membro(s) e 702 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: qdsakhba, Shishui026, Gibran Farfud, nakan14.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.