Tutorial de esfera estereoscópica

O artista, John Malcolm, publicou um vídeo tutorial sobre modelagem no 3ds max, onde ele explica como criar esferas estereoscópicas com padrão Voronoi para impressão 3D através do MCG Sample Toos, que é gratuito.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 27/02/2019 08:04

Andre, boa noite. Você definiu bem agora o material que pensei: cera, parafina, usando o SSS do SP.

Mas ficou uma dúvida, Andre.

O efeito de FOG não pode ser usado na atmosfera, na ambientação? O FOG pode ser utilizado ou articulado juntamente com o DOF no V-Ray, Andre?

Quanto ao resto, ok, tá?

Já te falei por e-mail sobre os DVDs, mas tenho que enviar, como disse, um e-mail exclusivo para você ter uma maior entendimento não só do acervo, mas dos arquivos convertidos.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione


Oi Marcelo, tudo bem?

Existem dois tipos de Fog no V-Ray, um é aquele que fica no Rendering > Environment e serve para simular efeitos de ambiente como neblina, névoa e tal.
O outro Fog fica no material VRayMtl e aparece apenas no interior do objeto que recebe o material, então, ele é usado para simular a densidade de vidros e líquidos.

Já o efeito de DOF para desfocar os objetos fora do plano focal da câmera, ele funciona perfeitamente na cena toda com qualquer material ou efeito que aplicar, não tem restrições deste tipo de um efeito não aceitar outro, tudo funciona em conjunto numa boa.

Sobre os DVDs, eu recebi ontem de tarde e agradeço muito, recebi dois pacotes em vez de 1 só, ao todo são 6 DVDs!!!
Eu agradeço de coração e vou bater geral neles neste final de semana.
Como falei no email que te enviei, com 6 DVDs vou poder passar a semana ouvindo músicas medievais no sítio sem repetir nenhuma!!!

Obrigado sinceramente!

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Andre, boa noite,

Fico contente, ufa!, em saber que o V-Ray tem tudo isso. Oba! Uma coisa que eu tinha - tenho - enorme dificuldade no é o de trabalhar com o DOF nativo. Sempre faço no PS. Quem me ensinou foi o Hélio Lima. Achei muito pesado fazer tudo dentro do Max, entende?

Agora compreendi perfeitamente. Há dois tipos de FOG. Uma é como que para atmosferas e utro para materiais; daí a questão da densidade que você falou e que eu perguntei, lembra?, se dava pra fazer materiais como que de cera ou resinados. Agora entendi. A questão é aprender tudo, kkkkk.

Quanto à questão de aprender, sério, vou te escrever este final de semana para pedir uma orientação, porque eu tenho muita coisa para estudar e aprender, mesmo. Vou te explicar por e-mail.

Para ser bastante franco, eu nem lembra quantos DVDs eram, pensei quer eram quatro. Acho que te disse que fiz a conversão de tudo para a melhor e maior qualidade que há em .mp3. Portanto, vem da matriz perfeita, para um nível ótimo, pode estar certo. Qualquer dúvida quanto ao programinha para escutar e o plugin para conseguir executar o único arquivo ou CD lossless (FLAC) é só perguntar, Andre. Há uma fartíssima variedade de estilos e modos de música antiga, medieval, renascentista e barroca. Não há o que agradecer, faço com o maio carinho e interesse, pois como te disse, amo a música.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Oi Marcelo, tudo bem?

Sobre o DOF renderizado em 3D, realmente é um efeito mais demorado para ficar bem suave, porém, é muito mais rápido atualmente na renderização por GPU do que era antes.
Na maioria dos casos fica praticamente idêntido se aplicar o DOF na pós-produção ou na renderização 3D se fizer tudo direito, mas tem certos casos que só o DOF 3D ficará bom, por exemplo, um gramado visto de perto.

Na renderização fisicamente correta você configura o DOF igual nas câmeras reais, ajustando o valor do f-Stop que controla a abertura da lente, quanto menor o valor, maior a chance de acontecer o DOF de acordo com a lente que estiver usando.

Eu explico isso detalhadamente e outras coisas relacionadas neste vídeo tutorial: https://3d1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-basico/aula-sobre-exposicao---f-stop--iso--white-point--dof-e-mblur

Sobre o Fog dos materiais, é isso mesmo, conforme você coloca uma cor e vai aumentando o valor, ele vai ficando mais escuro de dentro para fora, pois o interior é sempre mais denso do que as bordas, tipo um Falloff 3D.

Sobre a ordem dos estudos, ela não interfere em nada, escolha primeiro o que for mais interessante e útil para você, pois assim vai estudar com mais gosto e afinco.

Sobre os arquivos de áudio que me enviou, acho que vou para o sítio com a Elis neste final de semana ver como estão as coisas por lá, pois faz 5 meses que não vamos, dai vou levar os DVDs para ouvir naquela paz e tranquilidade, vai ser uma maravilha, obrigado sinceramente.
O que depende do programinha e Plug-in eu vou tentar depois, se não conseguir te dou um toque.

OBS: Vou mostrar a sua surpresa para a Elis lá no sítio. rsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Que bom que a Elis ainÁ - como diria a Andre Sadi - não mostrou para a Elis. Tenho certeza que ela vai amar, porque são dois álbums históricos do Johnny Cash - que ainda vem com um DVD live.

Acabei de separa, fora daqui, o link que você me orientou. Vou comentar lá mesmo, porque o assunto é de grande importância. MUITO OBRIGADO PELA DICA DE ESTUDO.

Quanto aos estudos, vou te mostrar o que estou pensando, assim fica melhor de você me orientar, ok?

Como hoje tenho uma placa de vídeo bem melhor, NVIDIA Geforce GTX 1050ti, acho que reamente o processamento pode vir a ser mais rápido, Andre.

Logo, vou ter que estudar tudo novamente referente ao efeito DOF no 3ds Max.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Esse final de semana de Páscoa foi uma zona aqui, você nem imagina, pois com ela fazendo ovo para vender tinha chocolate para todo lado, se enfiasse o dedo da minha bunda era capaz de retirar um tolete de chocolate. kkkkkkkkkkkkkkk

Por isso que não mostrei a sua surpresa, pois não dava nem para conversar, ela passou o final de semana fazendo chocolate e no celular com os clientes.
Sem contar o alarme do vizinho tocando o dia inteiro como te contei em outra mensagem, mas graças a isso consegui ouvir 3 discos completos dos trocentos que me enviou e adorei os 3.
Já dei uma olhada nos outros do DVD 2 e todos são maravilhosos, vou ficar ouvindo durante a semana enquanto trabalho porque gostei muito mesmo!!!!!!

Para ser sincero, os que menos gostei do DVD 2 foram justamente os que eu achei que mais gostaria, os de músicas medievais dançantes, não gostei muito do tambor. rsrsrs
Agora, os cantados no estilo de ópera como quase todos do DVD 2 são lindos, são maravilhosos, obrigado sinceramente!

Sobre o vídeo tutorial da câmera, DOF, exposição e tal, é o assunto mais importante de todos na renderização e serve para qualquer render em qualquer programa, até para fotos reais.
Sei que é um vídeo longo e uso como exemplo o Mental Ray no Max 2014, porém, os mesmos recursos com os mesmos nomes existem na Physical Camera do Max 2016 em diante e nas câmeras de todos os outros renderizadores.

Em qualquer câmera tem ISO, f-Stop, Shuttle Speed, White Balance ou White Point, então, serve para todos.
O lance é entender os conceitos da configuração de câmeras porque são conceitos universais.

Sobre os estudos, pode contar comigo para tudo que precisar.

Com a sua placa será fácil estudar os recursos de luzes e materiais usando o modo de renderização interativa igual aquele teste que te enviei do gorgonóide.
Pois é só colocar a luz na cena e mudar os parâmetros dela para ver o resultado quase imediatamente na própria Viewport com Ray-Tracing e tudo mais.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Começo pelo final. Todos os álbums, com uma única exceção, foram convertidos para .mp3. Tanto que dei informações para você instalar o plugin que é super simples e instalar, também, o programinha para escutar tudo, inclusive os .mp3, bastando para isso, apenas associas os dois arquivos que indiquei no e-mail, ok? Qualquer dúvida, me diga, mas é coisa muito, muito simples.

Poxa, você redigiu um sumaríssimo e muito bem explicado tutorial de como usar o FOG. Valeu, mesmo. Vou ter que separar este trecho; vou copiar e colar no arquivo da chave que ainda vou concluir e postar.

Quanto ao Substance Painter, pelo menos eles publicam vídeos - e bem explicadinhos, Andre. Ufa! Acho do mesmo modo que você que em breve, em poucas semanas, teremos mais informações a respeito da versão 2019 que vou instalar logo amanhã. Hoje não tive tempo de instalar o Max 2020; vou fazer tudo junto, primeiro um, depois o outro.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre, boa noite,

Como já tá meio tarde e estou super cansado, vou deixar para amanhã organizar uma dúvida que me restou a respeito das imagens sobre como fazer corretament e sem erro o ID Color, ok? Coisa boba, mas amanhã faço a pergunta aqui mesmo, ok?
Abração fraterno,

Marcelo Balgione
Oi Marcelo, tudo bem?

Sobre as músicas, eu respondi todos os emails neste final de semana e não encontrei o email com as explicações dos Plug-ins, mas rodou tudo perfeitamente no Media Player Classic que uso, rodou também no Groove Music do Windows 10.

Pode ficar tranquilo que o Plug-in estando nos DVDs eu não terei problema para instalar e associar os arquivos.

Sobre o lance do DOF, qualquer coisa que precisar sobre isso é só falar, adoro este assunto de fotografia.

Sobre o SP 2019, realmente continuaram publicando os vídeo tutoriais com as novidades como faziam antes, por enquanto parece que nada mudou depois da compra pela Adobe.
Na verdade parece que o SP até saiu ganhando nesta primeira versão lançada pela Adobe, pois ele ganhou ótimos recursos vindos do Photoshop. rsrsrs

Sobre on lance do Color ID, você viu que publiquei um tutorial do Arrimus3D explicando justamente isso?
Qualquer dúvida que tiver sobre o Color ID é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Apenas para deixar claro que somente um único arquivo é lossless ou .flac que é este aqui: "thibaut de navarre (1201-1253) [atrium musicae de madrid - gregorio paniagua] [FLAC]". Se você não conseguir executar ele, basta instalar o codec que enviei, mas enviarei novamente, ok?

Eu separei o seu estudo do DOF que muito me interessa, e vou estuda-lo, sim, pois quero ver o teu ponto de vista a respeito. Estou liquidando os tutoriais atrasados às prestações; o teu sobre este importante tema, será da mesma fora. Já separei!

Sim, Andre, eu já vi e já estou comentando os dois tutoriais do Arrimus sobre ID color Map no SP. Usa dois exemplos: 1) Textura única; 2) Várias texturas, através do Multi/Sub-Object, mas, infelizmente, pela primeira vez, achei muito confuso, devido a parte do mapeamento, uma disciplina que gosto bastante e que sempre gosto de ver tudo o que há de bom, para sermpre aprender mais a respeito.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707716.

Total de membros registrados: 135320

Últimos membros registrados: unaarq, kene1981, leticiabarros, alexjohnson, Rickertjohnse, Maisa Sabugari, Kamaki026, nochulia.

Usuário(s) on-line na última hora: 722, sendo 24 membro(s) e 698 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Antonio Domingos, Le_Andro, Carla Franco, Andrezão de Paula, yukekaio, Gabriel.C, Lucas Reis, Thiago Couto, Ronaldo Junior, Henrique Ribeiro, Nuno, Guilherme Santos, Alex Bastos , Joao Barreto, cadwillem, kene1981, unaarq, Willmitnick, wdesign2006, Reinaldo Silva, SERPA, Hot, Gibran Farfud, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.